Passaporte da UE dispensa visto canadense

Ter passaporte europeu dispensa a necessidade de ter que pedir visto para entrar no Canadá. Portanto, brasileiros com dupla cidadania europeia podem fazer turismo e estudar por até 6 meses aqui.

Por outro lado, o passaporte europeu não dá permissão para se fazer programas de estudo que envolvam trabalho ou com duração maior do que 6 meses, como por exemplo programas de faculdade ou pós graduação. Nesse caso, o estudante deve requisitar no Brasil uma Permissão de Estudos.

Mesmo não necessitando de visto para estudar inglês, é recomendável ao estudante com passaporte europeu fazer sua matrícula antes de vir para o Canadá. Dessa forma, quando for passar pela Imigração canadense, o aluno irá apresentar a carta de aceitação da escola – o que facilita justificar a sua entrada no Canadá. Também recomenda-se levar consigo na viagem uma cópia da reserva de acomodação.

Se a viagem para o Canadá tiver escala nos Estados Unidos, o estudante com passaporte europeu deve, ainda no Brasil, pedir uma autorização de trânsito junto ao Consulado Americano. Mesmo não precisando de visto para entrar nos Estados Unidos, o estudante deve obrigatoriamente requisitar esse documento.

Mais informações: 

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/waiver2.html

 

 

Comments on this entry are closed.

  • Ola, vou para o intercambio de 1 ano nos Estados Unidos, mas vou precisar o visto pois vou ficar 1 ano, então vou entrar com o passaporte brasileiro, mas caso eu queira entrar no Canadá com meu passaporte europeu é possível?

    • Sim, não é necessário tirar o visto caso você tenha passaporte Europeu. De qualquer forma, recomendo sempre confirmar com o consulado ou o sit oficial do Canada antes de embarcar.

      Boa Viagem!
      Caio

  • Olá Caio … Aproveitando a pergunta a Daniela, no caso de alguém (sim, eu .. kkk) entrar em Toronto com passaporte italiano e já tendo lugar pra ficar, creio que seria bastante prudente levar alguma carta-convite da pessoa que vai oferecer hospedagem, para facilitar a entrada, não ? E nesse caso, qual seria uma quantia razoável de $$ para comprovar ? Li em alguns sites algo em torno de C$ 1.500,00/mês, quando não há gastos com hospedagem … Ou quando é passaporte europeu, eles não dão muita importância pra quantia que a pessoa tá levando ? (em comparação com quem entra com passaporte brasileiro).

  • Desculpa, apenas faltou dizer que é viagem de turismo , e não de estudos.

    • Olá Caio, poderia me ajudar com uma dúvida? em julho de 2013 irei para Montreal (esposa, 3 filhos e eu), mas pretendo desembarcar em NY e ir no dia seguinte à Montreal (alugarei carro) permanecendo no canadá em torno de 10 dias. Todos nós possuímos passaporte Brasileiro e Italiano, posteriormente retornarei aos EUA e ficarei mais uma semana em NY, a primeira dúvida: terei problemas com a Imigração Americana por ficar apenas 1 dia na ida? e na divisa entre EUA e Canada, precisarei comprovar ou obter algum documento ou ESTA?
      Agradeço pela tua ajuda.
      Sidnei

  • Ola , Caio Prezia.
    Gostei muito do seu site.
    Vou para o Canada em setembro , e tenho o passaport portugues, sei que precisa tirar uma autorização .
    Você sabe o site???? poderia me enviar??

  • Prezado Caio,
    Obrigada pelas dicas. Nota 10 seu blog!
    Por favor me esclareça essa dúvida:
    Tenho dupla cidadania (Brasileira e portuguesa).Vou viajar ao Alaska em maio/13 e fazer um cruzeiro do Alaska a Vancouver no Canadá. Quero saber se posso entrar nos EUA com meu passaporte brasileiro com visto americano válido e depois quando chegar a Vancouver, apresentar meu passaporte português (visto que esse não precisa de visto para entrada no Canadá)? Será que terei problema em usar meus 2 passaportes, um para os EUA e o outro para o Canadá? Preciso desta informação urgente!!! Obrigada!
    Heloisa Dias

  • Olá Caio.
    Minha esposa vai tirar a nacionalidade portuguesa e depois eu por ser casado com ela. Sabemos que quem tem passaporte UE pode entrar sem problema no Canada só que nossa dúvida é a seguinte.
    Tendo nacionalidade portuguesa podemos ir trabalhar no Canada definitivamente sem ter de passar por todo o processo doloroso de imigração ?

    • quero trabalhar no canada sou camioneiro,carpinteiro etc. tenho como provar. teria o tel d alguma agencia. obrigado

      • Ola Ibrahim,tbm fui caminhoneiro e carpintero nos EUA mas agora quero ir pro canada trabalhar com caminhao> caso vc souber algum contato com a turma do caminhao por favor me de um alo ok? Obrigado. e tudo de bom pra vc.

  • Olá, Caio!
    Muito obrigada pelas informações expostas!
    Eu tenho cidadania portuguesa, estou indo para o Canadá passar 5 meses (turismo) e pretendia passar pelos EUA na ida e na volta (conexão do vôo). Eu já fiz o ESTA, mas essa “autorização de trânsito” a que você se refere seria um visto de trânsito ou o ESTA mesmo? Minha dúvida é que no site do ESTA diz que existem as existiriam as seguintes condicionantes para viajar sem visto:
    “Se for titular de um bilhete de ida e volta. Se o bilhete que possuir tiver como destino o Canada, México, Bermuda ou alguma das ilhas das Caraíbas só pode viajar sem visto se for residente num destes países.”
    e “Se viajar para o Canada, México, Bermudas ou alguma das ilhas das Caraíbas tem que o fazer dentro dos 90 dias.”
    Portanto, não sei se conseguiria entrar nos EUA tendo um bilhete de retorno para mais de 90 dias.
    Muito obrigada desde já pelos esclarecimentos!
    Abraços,
    Carol

  • :ola!!!
    estou indo visitar meu irmão no canada por 20 dias tenho cidadania italiana
    Preciso de visto? oque eu faco? já comprei a passagem e so embaraçar??

  • Eu vou para o Canada, mas farei escala nos EUA devido ao voo. Pergunto, posso entrar com o meu passaporte Brasileiro que sempre uso nos EUA e depois usar o meu passaporte Italiano para entrar no Canada ? Algum problema nisso ?

  • Tenho cidadania alemã e brasileira. Estou querendo ir para o Canada e sei que com o passaporte alemão não há necessidade para se tirar visto para turismo. Gostaria de saber se saindo do Brasil (tenho que sair com o brasileiro e entrar no Canada com o alemão) terei algum problema.

    • Ola,

      Se voce e cidada brasileira e vai sair daqui para ir ao canada voce obrigatoriamente tem que sair com o seu passaporte italiano mas pode sem problemas na hora de entrar no canada apresentar o seu passaporte alemao. So nao esqueca de se voce fizer conexao no eua de tirar pela net o ESTA e um visto para europeus custa uns 15$ e sai na hora e so imprimir.

  • Bom Dia!
    Cidadão português no Brasil a 8 meses, sendo q poderia ficar somente 6 meses, querendo ir para o Canadá, quanto tempo ele teria q ficar no Canadá para retornar ao Brasil?
    Obrigada.
    Regina.

  • Quais exigências deve cumprir um cidadão espanhol, com passaporte europeu, para ir ao Canadá, durante viagem de férias, partindo do Brasil?

  • Tenho dupla cidadania português e brasileiro, tenho vontade de ir para o Canadá para trabalhar. Gostaria de saber se com o tempo posso ter cidadania Canadense ou vou ter que ficar somente com o documento de residencia? E se tem algum outro meio para isso? Obrigado desde já.

  • Olá Caio,
    Viajo para Vancouver/Canada com meu passaporte italiano.
    Data da viagem: 01.Set.14 até 30.Nov.2014.
    O passaporte italiano vence em 21.Fev.2015.
    Para entrar (ou sair) no Canadá, existe a exigência minima de 6 meses de validade do passaporte???
    Grato … Vicente