Visto Canadense: 5 dicas valiosas

Segue abaixo uma lista de 5 dicas valiosas a respeito do pedido de visto canadense para intercâmbio:

1 – Inclua declaração de Imposto de Renda

Não esqueça de incluir a declaração de imposto de renda. O documento é muito importante para certificar o Consulado Canadense de que a renda que você declarou é proporcional à sua declaração de Imposto de Renda.

2 – Declare somente dinheiro em conta e investimentos

Na comprovação de recursos financeiros, declare somente o dinheiro que você tem disponível, seja em conta corrente ou investimentos (que possam ser sacados em caso de necessidade). Não inclua declaração de imóveis e veículos uma vez que estes não aceitos pelo consulado como comprovação de recursos financeiros.

3 – Caso necessário, inclua seus pais ou responsáveis no pedido

Caso você não tenha todos os recursos para bancar a viagem, inclua seus pais (ou responsáveis) como financiadores da viagem. Nesse caso, adicione ambas as declarações financeiras: a sua e a de de seus pais. Recomendável também incluir uma pequena carta de seus pais na qual eles declaram estarem disponíveis para ajudar a bancar sua viagem.

4 – Peça o visto somente se tiver os recursos para bancar a toda a viagem

Não faça o pedido de visto caso não tenha todos os recursos financeiros para bancar a viagem. Lembre que o Consulado irá verificar se a sua declaração financeira cobre basicamente os seguintes gastos: passagem aérea (ida e volta), curso, moradia e refeições no Canadá. Considere que por mês, um estudante de intercâmbio gaste por volta de CA$ 1 mil com moradia e refeições (esse valor não inclui curso e passagem)

5 – Inclua documentos adicionais

Embora o Consulado não requisite, você pode incluir documentos que considere relevantes para a análise de seu pedido. Cópia de diplomas de graduação ou pós, assim como cópia de visto americano, podem positivamente ajudar o Consulado a traçar melhor o seu perfil.

Comments on this entry are closed.

  • Eu ainda não declaro imposto de renda (só no próximo ano) mas tenho valores suficientes para custear minha viagem. Será que eles aceitam somente meus extratos bancários como comprovação?

    • Olá Bruno,
      Você teria que justificar para o Consulado o motivo de não ter declarado imposto de renda e a origem do dinheiro.
      Att.
      Caio Prezia

  • Oi pessoal

    Qual a quantia em CAD ideal para passar (seis mês) no programa Study and work para que o estudante não tenha problema com o visto junto ao consolado?
    Outra coisa: caso não consiga o visto a escola devolve o valor pago ou uma % do valor ?

    • Item 4- Considere que por mês, um estudante de Intercâmbio gaste por volta de CA$ 1 mil com moradia e refeições (esse valor não inclui curso e passagem)

      As escolas devolvem o valor pago menos a taxa de matricula. Algumas outras taxas também podem ser cobradas dependendo da escola, programa ou agência. Mas você tem a maior parte de volta

      Att.
      Caio Prezia

  • Olá Caio
    Quais as formas de se entrar no Canada? Tenho pretensão de ir para o Canadá no final do ano que vem, já estarei com 30 anos e para entrar como estudante ou intercambio, as despesas ficam muito altas, tem como entrar apenas para trabalhar? e posteriormente entrar em uma faculdade ai no Canadá mesmo? Estou fazendo um curso intensivo de inglês para poder fazer a prova de proficiência.. minha intensão antes era de ano que vem começar a fazer uma faculdade de Administração aqui.. e só depois que me formar ir.. mas vamos considerar que estarei mais velha ainda.. ai tudo complica.. em amigo foi para Londres para aprender Inglês.. conseguiu um emprego e fez faculdade lá.. será que consigo isso no Canada? Londres é muito mais cara.. aguardo uma resposta ou uma ideia do que pode ser feito a respeito. Grata! BJS!!

  • Tenho uma casa no brasil no valor de 189.0000,00, gostaria de saber se ajuda para comprovar vinculo com o brasil? quero tirar visto turismo.

  • Olá Bruno,

    Carros e imóveis não são aceitos pelo Consulado como comprovação de renda.

    Abraços,
    Guilherme

  • Vc disse no post, q imoveis nao sao aceitos, mas se os imoveis fossem alugados? e dessem uma quantia certa de dinheiro por mês? o que seria uma boa parte do dinheiro q vou gastar no intercambio, vem destes imoveis. Espero q isto vale =/

    • Olá Gisele, Isso pode ser considerado como uma renda sim, sem dúvida! Abraços, Caio

  • Ola Caio!
    Dei entrada no meu visto canadense esta semana, porem estou com MUITO receio.
    Sou estudante universitario, 20 anos, estagiario de comercio exterior em uma multinacional francesa, e com um salario entre 1200,00 a 1450,00 liquido. Em conta tenho 3200,00 de poupança + 1300,00 em conta e pelo fato de ser estagiario nao declarei IR, pois nao possuo. MInha mãe tbem nao possui IR, e sua conta estava no vermelho mes passado. Ja paguei curso todo+passagens aereas ida e volta e no pacote já esta incluso homestay ambos documentos anexei no pedido de visto, bem como carta da empresa atestando minhas ferias+carta da faculdade atestando que estudo la+carta inteção explicando o pq escolhi o canada,o periodo de estadia e o que farei la. Você acha que tenho alguma chance??? Estou realmente preocupado, a duração do curso é de 4 semanas.

    Obg

    • Olá Éder,
      Realmente não colocar o IR é arriscado.
      Se a sua mãe não é a responsável financeira por você na documentação, não importa muito se ela está no vermelho e o IR. O fato de você já ter pago tudo é um fator positivo.
      A única coisa a fazer agora é esperar. Estou torcendo para que consiga seu visto. Volte aqui depois para me contar o resultado e se tiver algo mais para te orientar.

      Boa sorte!

      • Ola caio

        Dps de quase 3 semanas tive a resposta que meu visto foi CONCEDIDO.
        Obg pelo apoio, irei em janeiro para Toronto, alguma dica em especial para este período, sei que o inverno lá é bem rigoroso, algum lugar em especifico para comprar boas roupas com um preço acessível.

        Mais uma vez obg pelo apoio.
        At.
        Éder

        • Éder, tudo bem?
          eu estou mês que vem vou começar o meu processo de solicitação de visto para o Canadá, eu pretendo estudar 3 meses, a minha situação é parecida com a sua, você pode me dar umas dicas de como foi o seu pedido e qual o despachante utilizou?

          Obrigada.

  • Vou dar entrada no meu visto essa semana, e igual a todo mundo estou com receio de ter uma resposta negativa. Sou recém-formada e já trabalho numa agência de comunicação, só que ainda não tenho carteira assinada. Pedi aos meus chefes, donos da empresa, para eles fazerem uma declaração de trabalho e também uma carta de férias. O problema(eu acho) é que nas cartas não tem o telefone fixo da empresa, somente o celular da minha chefe mais o carimbo da empresa com o CNPJ. Não tenho o fone da empresa pelo seguinte motivo: O nosso escritório
    está passando por uma reforma. Então, momentaneamente estamos atendendo numa empresa parceira nossa, em outro prédio. A dúvida é: eu posso colocar o telefone de onde estou no momento?? Só que a recepcionista vai atender o telefone falando empresa X e devem procurar por empresa Y(onde realmente trabalho). Embora todas as ligações para a empresa Y sejam passadas normalmente.
    Outra dúvida que tenho é sobre o questionário de informações adicionais. Vi em um site que não seria legal colocar que vc vai viajar com um amigo. Mas tô indo viajar com uma amiga e a gente tah indo pela mesma agência, estudamos na msm facul e terminamos no msm período. Daí fica estranho vc colocar que está indo viajar só. Devo colocar que estou indo ou não com uma amiga?
    Desde já obrigada!

  • Olá Caio, Boa Tarde

    Vou para Vancouver em outubro, minha viagem já esta paga. Só falta tirar o visto canadense e Americano já que Seattle é próximo.
    A minha dúvida é: se eu tirar o visto americano antes, será mais fácil o canadense?
    É melhor comprar a passagem antes de tirar o visto?
    E com nome nagativado consegue tirar o visto, pois irei colocar o nome da minha mãe como minha financiadora.

    Obrigada

  • Oi! decidi seguir sua dica e tentar um college para extender meu visto.
    mas aí fiquei na duvída na hora de preencher os formulários
    se eu não me angano, vc falou em podcasts q eu só preciso comprovar dinheiro para o primeiro ano para conseguir o visto (ou extensão).
    mas como fica no formulário? coloco o valor total do curso (mais os outros gastos) mas coloco que tenho disponível apenas a quantia me dinheiro para o primeiro ano? ou peço uma extesão de apenas um ano? (pq eu não tenho o dinheiro todo para pagar o curso inteiro ainda).
    no caso de eu colocar minha mãe como financiadora, tem problema mandar estratos bancários em português?

    espero q vc possa me ajudar nesse dilema

    obrigada
    Juliana

    (PS: eu mandei a mesma msg por e-mail para vc, mas só depois me ocorreu de perguntar no site, ops)

  • Olá caio,
    Tudo bem?
    Estou estudando ingles aqui no brasil,tenho uma tia que vive no canda a mais de 18 anos e tem cidadania.Gostaria de saber o que pode ser feito,pois minha tia quer fazer a matricula e mandar a carta de aceitação,ela mesma quer custiar tudo, lembrando que em conta tenho apenas 3,000….O que pode exatamente ser feito para não correr o risco de ser negado o visto pra 6 meses,apenas com a renda dela?

  • Olá, Sou Bailarino clássico tenho 19 anos e ganhei uma bolsa de estudos em Vancouver com minhas despesas (moradia, alimentação e bolsa) tudo pago por eles, me mandaram uma carta dizendo isso, minha unica despesa será o transporte, sou de família humilde mas já consegui uma ajuda de custo para esses gastos também, mas não tenho como alegar IR nem meu e nem dos meus pais, mesmo alegando acho que não atingiria o valor necessário para eles, estou com medo de não concederem meu visto por esta causa gostaria de receber sugestões para este caso, só estou esperando meu passaporte sair para mandar a primeira tentativa de visto.

    Desde já agradeço.

  • Olá, vou para Vancouver em janeiro, mas vi que algumas escolas realizam passeios rápidos de um dia para Seattle e quero saber se existe algum tipo de visto/autorização que eu possa tirar por lá msm para realizar este passeio???

  • Olá.
    Vou fazer um curso de 4 semanas em Vancouver. Se minha renda é R$ 2.500, declarada em contracheque e tbm consigo declaração do IR, Terei problemas em Tirar meu Visto Canadense?

  • Vou a Nova York de férias ano que vem , preciso ter visto canadense para conhecer Montreal ?

  • Bom tarde Caio..

    gostaria de sanar uma dúvida.. Eu tenho um dinheiro que daria para pagar o meu intercambio e o 4 meses de estadia na média de gastos que você. E como pretendo fazer 8 meses (4 + 4 de work and study) daria para cubrir os 4 primeiros meses e o restante com o que eu ganharia. Não trabalho no Brasil, mas sou graduada e tenho registro na OAB. Não queria colocar meu pai, mas creio que será necessário. Nesse caso de colocar ele como o responsavel pelas minhas despesas e se ele tiver pendencias na Receita Federal pode dar algum problema e eu ter meu visto negado?? Ou EU (pessoa que estou indo viajar) é que não posso ter restrições???

    Obrigada.

  • Olá
    Por favor me oriente quanto a visto para turismo, achei muito confuso o site do consulado quanto à formulários, me ajuda?

  • Olá Caio, meu namorado vai fazer intercambio no Canadá pelo período de 1 ano e eu pretendo ficar com ele no Canada por 6 meses, você saberia me informar se eu preciso tirar o visto para residente temporário e se isso seria possível já que não vou ter vinculo com nenhuma Universidade? Caso eu escolha o visto de entradas múltiplas, por quanto tempo contínuo eu posso permanecer no Canadá?

    Obrigada e parabéns pelo site

  • Olá Caio,

    Acompanho vcs a muito tempo e depois de 4 anos poupando e planejando, esse ano eu e meu marido resolvemos embarcar para o Canadá. Nosso projeto é de ele vai fazer um college em Winnipeg e eu vou acompanhando com visto de trabalho. Estamos com uma dúvida que deve ser a mais comum, como todos dizem nós só teríamos de comprovar a renda do primeiro ano, o que dariam com passagem, college e despesas do casal uns CAD 31 mil. Esse dinheiro está ok, mas tenho visto que eles tbm pedem para comprovar que vc terá condições de se manter no segundo ano. Meu marido é empresário então teríamos como comprovar mais uma quantidade para o segundo ano, mas não daria o total dos gastos. Pois pretendemos vender nosso apartamento antes de ir, mas queríamos vender somente depois do visto. Posso comprovar esse segundo ano com declaraçōes das nessas māes?

    Obrigatorio

    Arianne

  • Boa tarde Caio,

    Tenho 27 anos e a alguns meses não estou trabalhando, porém sou formado. Vou fechar um pacote de 4 semanas com uma escola para me melhor me qualificar no mercado, também tenho um amigo que mora em Toronto e sendo assim tenho estadia. Meus pais podem fazer a carta para comprovação de renda.
    A questão é…
    Eu não estou trabalhando e não tenho vínculos no Brasil ao meu ver. Mesmo assim tenho chances de conseguir o visto?

    Um abraço.

  • Oi, eu sou menor de idade (tenho 16) e quem vai bancar a viagem toda é meu pai porém estou correndo atrás do visto. Você acha que é mais seguro procurar um despachante ou é fácil e eu consigo tirar sozinha?

  • Olá Caio!
    Eu já tive o visto negado para o canadá em 2012 por falta de vinculos com o Brasil, agora estou matriculado em curso superior e trabalhando, vou tentar novamente em junho, pretendo colocar uma carta custeio do meu tio, o IR dele e valor em poupança que tenho de 30.000.00.
    tenho amigos no canadá você acha que devo incluir carta convite?

  • Olá, tudo bem?
    Caio, tenho 19 anos e estou cursando Faculdade de Gestão Empresarial, estou prestes a fechar um pacote com uma agência por 6 meses, irei pagar tudo a vista, incluindo passagens aéreas,curso,homestay(por 1 mês), e ficarei com um valor aproximadamente de 10 mil reais em conta bancária, o intercâmbio será bancado pelos meus pais, porém eles não têm IR. Você acredita que é possível obter o visto mesmo assim? Lembrando que tenho casa própria e carro e moto quitados… Desde já agradeço sua atenção, e parabéns pelo site :D

  • Caio,

    Vou para Toronto em Junho, contatei um despachante e ele disse que tenho grandes chances de ter o visto negado por renda baixa, ganho em torno de 2.000, só vou precisar declarar IR esse ano de 2014, passagens , curso e hospedagem já estão pagos, porem não tenho dinheiro disponivel em conta, pois o dinheiro que vou levar é das minhas ferias e do PLR que ainda vou receber. Vc acha que será negado msm?

    • Boa tarde, Caio

      Pretendo fazer um intercambio em Vancouver em agosto/14, 3 meses de estudo e 3 meses de trabalho.
      Nem eu nem meus pais declaram Imposto de Renda, tenho a quantia na poupança( que juntei durante algum tempo), no valor de 20.000,00.
      Sou formada em Secretariado Executivo e o Inglês fluente é crucial para mim.
      Vou anexar junto ao pedido meu diploma de graduação, meu registro profissional, copia da carteira de trabalho, carta ao consulado relatando minhas intenções e carta relatando o porque não declaro Imposto de Renda.

      Como o curso é por um período de seis meses, terei que sair do trabalho, sou solteira e não tenho muitas formas de comprovar vinculo com o Brasil.

      Qual a sua sugestão? Não quero gastar dinheiro atoa? Acha que devo tentar ou mudo de país, por ex: Irlanda(que não necessita de visto).
      Obs: já paguei o curso no valor de 8.000,00.
      Help me, please.
      Obrigada.
      Val

  • Oi Caio, tudo bem?

    Sempre acompanho seus podcasts, já li o e-book e estou sempre lendo algo no site. Gostaria da sua ajuda na seguinte situação: Pretendo ir para o Canadá em meados de junho/14 no programa Study+Work (1 ano). Já estou fechando com a escola e irei pagar em breve para ter a carta deles para juntar à nova aplicação. O problema é que no final de outubro/13 apliquei o visto de residente temporário por mim mesmo online (queria ir só para passar uns 3 meses), juntei os documentos, inclusive carta de custeio, mas este foi negado. Trabalho em um escritório de advocacia a 4 ano e meio, 3 anos com estagiário e 1 ano e meio com carteira assinada mas eles disseram que não foi suficiente para comprovar vínculos com o Brasil, que não estariam certos se eu sairia do país ao final da minha estadia. Tenho 27 anos. Pretendo fazer a nova aplicação via despachante, pois acredito que eu tenha feito algo de errado na aplicação online.
    Será que eles aceitariam mais de um fiador de viagem, por exemplo, minha mãe e cunhado? Juntando IR de ambos e aplicando para esta modalidade será que teria condições de o visto ser aceito? E em relação ao vínculo? Vou ter que sair do trabalho para poder fazer a viagem, então como comprovar?

    Obrigado por qualquer ajuda.

    Abraços.

  • Bom dia Caio
    Sou militar, declaro imposto de renda e fui para o canada em novembro de 2013 fiz meu curso de ingles e voltei para o Brasil (com visto de unica entrada que inclusive o vencimento dele expira em março de 2014), quero fazer em abril de 2014 turismo, irei solicitar novamente o visto so que de multiplas entradas agora e ficarei na casa de um amigo canadense (recebi uma carta-convite dele) gostaria de saber se existe alguma possibilidade de ser negado o meu visto pelo fato de estar voltando em curto prazo, de solicitar o visto de multiplas entradas e de ir para fazer turismo?? Lembrando que enviarei os mesmos documentos que foi enviado na primeira vez (irei adicionar a carta convite e n irei enviar os documentos da escola pois como ja dito estarei indo agora para turismo). Desde ja agradeço.

  • Sou isenta de IR mas venho juntando R$ para fazer intercambio, não tenho quem colocar como representante de IR, como pai ou mãe…
    Tenho vínculo no emprego por 9 anos e dinheiro mais do que suficiente para a viagem, passagem e curso…
    Será que consigo o visto??
    quais podem ser as dificuldades??

  • Bruno nao sei se pode me ajudar no meu caso nao quero ir para estudar,mais sim para passear vc tem alguma dicas . Te agradeço desde ja …

  • Olá, 2015 estarei me formando na universidade. Junto com minha namorada (e o pai dela) irei para toronto assim que me formar. Ficaremos na casa do irmão dela ( já mora lá, e já tá todo regularizado). Pretendo fazer um curso de inglês. Qual o tipo de visto? Quais os documentos necessários para mim? No meu caso seria turismo e estudo. ME AJUDEM! Preciso saber tudo…

  • Ola caio tenho 28 anos sou salariado e tenho 35.000.00 em conta corrente quais minhas chances de ter um visto de turismo aprovado?

  • Olá!
    Em Setembro de 2014 eu e minha noiva iremos para Vancouver e passaremos 4 semanas estudando por intercâmbio. Já nos matriculamos e agora só faltam comprar as passagens e tirar os vistos (vamos tirar o americano também para passear em Seattle). Porém, vi que preciso apresentar meu imposto de renda. Porém, tenho um emprego informal em uma agência de publicidade, ou seja, não sou registrado e também não tenho empresa aberta para emitir nota como autônomo. A minha renda é suficiente e consigo comprová-la através do meu extrato bancário. Além disso, tenho uma poupança com mais de R$12 mil guardados e pretendo juntar ainda mais. Sendo assim, é necessário mesmo que eu apresente a declaração de imposto de Renda? Por eu ser informal, não sei como declarar. Obrigado

  • Olá,
    Primeiramente parabéns pelo seu site, gostei bastante!
    Caio eu sou estudante universitária, trabalho, porém meu vinculo é de temporária e minha renda não é considerável, só tenho extrato e não declaro imposto de renda. Tenho uma boa quantia no banco. Meu pai declara IR etem um salário bom.Vou fazer meu pedido de visto final do mes, queria uma dica sua. Vc acha que é melhor eu entrar com o pedido de visto somente como estudante e meu pai como financiador? ou é melhor eu pedir o visto com os documentos dele ( extrato, ir, contracheque…) e os meus extratos?
    Tenho o visto americano, queria saber se facilita no pedido do visto.
    Vou matriculada em uma escola num curso de 4 semanas .

  • Ola meu nome é Thiago, sou mais um que tem duvidas sobre a emissão de visto canadense. Vou fazer intercâmbio em agosto e ja estou emitindo meu visto
    porem a moça do despachante disse que tenho chance de ter o visto negado. Vou levar cinco a seis mil reais que daria mais ou menos 2 mil dólares Canadenses. Minha passagem ja esta paga e minha estadia também, porem a meu salario é pouco e meu pai não ganha la essas coisas e nem faz declaração de imposto de renda, o que faço para complementar minha renda me ajuda eu súplico! Posso pedir a um primo fazer uma declaração dizendo que ele estara suprindo com as minhas despesas? Posso ter mais de uma declaração?

  • Caio, continuarei com uma fonte de renda mensal no Brasil, como declarar isso ?

  • Olá Caio!
    (Não sei se este site ainda esta ativo.)
    Estou com uma Dúvida a respeito do Visto.
    Quem irá bancar toda minha viagem são meus Pais, pretendo fazer o intercâmbio de 3 meses em Vancouver no final deste ano. tenho 21 anos. Eu não tenho o que declarar de imposto de renda.
    Como prossigo com o Visto?

    Aguardo, obrigada.