Imigre para o Canadá sem precisar de uma oferta de emprego

A província de Nova Scotia  divulgou recentemente um dos mais atraentes programas de imigração para o Canadá.

nova-scotia_ml

Nos últimos anos a imigração Canadense tem focado cada vez mais em candidatos que já possuem uma oferta de emprego ou ainda alguma experiência prévia de trabalho no país. A mais nova categoria de imigração da província de Nova Scotia, chamada de “Regional Labour Market Demand”, pretende dar oportunidade para aqueles que não se enquadram nos requisitos mencionados acima.

Profissões na área de Saúde, Tecnologia e Trabalhadores Técnicos formam grande parte da lista de profissões em demanda no novo processo oferecido por Nova Scotia.

Esta é uma ótima oportunidade para meus queridos leitores aqui do Blog. Por esse motivo que eu resolvi escrever este post de forma detalhada – para passar o máximo de informações possíveis a respeito dessa nova oportunidade.

A estratégia que a província está utilizando (por não exigir uma oferta de emprego) é de aplicar alguns dos critérios utilizados em outros programas de imigração, como por exemplo: procurar por profissionais formados e com experiência em áreas de demanda na província; exigir nível mínimo de inglês / francês e limitar a idade do candidato. Além desses fatores é também necessário que o candidato tenha um plano claro sobre como irá se estabelecer na província (assunto que comento em detalhes neste post).

Conforme eu e meu irmão já mencionamos diversas vezes em nossos podcasts, as províncias “menos populares” tendem a criar programas de imigração mais atraentes, para assim poder chamar a atenção daqueles que não conseguem atender às exigências de províncias mais “desejadas”, tais como British Columbia, Ontario e Alberta. O novo processo de Nova Scotia é mais um bom exemplo disso.

Como se qualificar para o “Regional Labour Market Demand”?

  • Fator Idade: O candidato precisa ter entre 21 e 55 anos.
  • Fator Idioma: Você precisa comprovar proficiência no Inglês (ou francês) obtendo o nível mínimo de CLB 5 (requerimento mais baixo do que o processo federal e o parte do Canadian Experience Class) – No último censu realizado na província o inglês foi indicado como primeira língua por mais de 94% da população de Nova Scotia.
  • Fator Dinheiro: você precisa comprovar ter dinheiro suficiente para se estabelecer em Nova Scotia nos primeiros meses após a sua chegada (exemplo: família de 3 pessoas por volta de CAD$ 17 mil e uma família de 4 pessoas CAD$ 20.000. Este dinheiro não pode ser emprestado (parente, amigo ou banco) e precisa estar disponível em sua conta bancária no Brasil). Para a tabela oficial de comprovação de fundos, clique aqui.
  • Fator Educação: você precisa ter colegial completo e educação superior na área em demanda na qual esteja aplicando. O período de estudo na área precisa ser de pelo menos 1 ano.
  • Fator Experiência Profissional (NOC 0, A ou B): a  profissão do candidato precisa estar na lista de profissões em demanda (veja lista oficial abaixo) e você precisa ter pelo menos 2 anos de experiência nesta área de atuação. Importante: se você não sabe o que é o ‘NOC’, clique aqui para assistir o vídeo tutorial que eu fiz no ano passado.
  • Demonstrar que você tem condições de se estabelecer economicamente na província

nova-scotia-lista-cpb

Plano para se estabelecer na Província (“Settlement Plan”)

Esta é uma das partes mais importantes da aplicação onde precisa-se demonstrar para o governo da província que terá condições de se adaptar e se estabelecer economicamente em Nova Scotia. Esta parte é chamada de “Settlement Plan” e vai exigir que você pesquise sobre a província e mostre que Nova Scotia pode ser sua nova casa

Analisando o guia oficial do “Regional Labour Market Demand” eu separei as perguntas mais importantes que você vai precisar saber responder (e se preparar) nesta etapa no momento da sua aplicação. Segue abaixo a tradução e comentários dos itens mais importantes:

Pergunta: A sua profissão é regulamentada em Nova Scotia? Em caso afirmativo, quais providências você já tomou ou irá tomar para atender aos requisitos para trabalhar em sua ocupação?

Comentário: Esta questão é fundamental para os profissionais que atuam em profissões regulamentadas no Canadá. Para você saber se sua profissão é regulamentada assista o vídeo abaixo:

Você vai precisar demonstrar que conhece o processo de regulamentação da sua profissão,  já começou a se informar sobre essa questão e sabe o que precisa fazer para obter as credenciais necessárias.

Site que reúne os links dos orgãos reguladores das profissões em Nova Scotia, Clique Aqui

Pergunta: Caso a sua profissão seja regulamentada, você tem condições de iniciar o processo de regulamentação antes de chegar em Nova Scotia? Caso sua resposta seja positiva, liste quais os passos que você vai tomar para iniciar esse processo antes da sua chegada.

Comentário: Para uma grande parte das profissões regulamentadas você só vai poder completar o processo estando no Canadá (ex: precisar realizar uma prova e/ou entrevista).

Neste caso eles querem saber se você está pronto para iniciar esse processo ainda estando no Brasil. Ex: tradução juramentada dos documentos, validação do seu diploma (etapa semelhante a do processo federal), obter os documentos necessários, contactar o orgão que regula a profissão etc.

Você precisa pesquisar sobre a sua profissão (como mostrei no vídeo acima) e saber o que pode ser feito agora e o que será feito depois da sua chegada.

Pergunta: Se a sua ocupação for regulamentada, qual ocupação não regulamentada relacionada a sua área que você pode começar a trabalhar desde o início? O que você já fez e vai fazer para garantir um sucesso na sua busca por emprego nesta ocupação?

Comentário: O processo para obter licença em uma profissão regulamentada pode levar um tempo e o governo precisa saber se você está preparado(a) para exercer algo relacionado na área para que não fique parado(a) sem fazer nada :)

Existem diversas profissões não regulamentadas que são relacionadas a profissões regulamentadas. Por exemplo: Enfermagem é regulamentada mas ajudante de enfermagem não é (Nurse Aides). Nesta caso o governo quer saber se você está preparado(a) para trabalhar nessas profissões enquanto aguarda a regulamentação na sua principal ocupação.

Pergunta: Se a sua profissão não for regulamentada, o que você já fez e/ou vai fazer para sucesso na sua busca por emprego? 

Comentário: Obter uma oferta de emprego para esse processo de imigração não é um requisito obrigatório mas estar preparado(a) para o mercado de trabalho é extremamente importante. É exatamente nesta etapa onde eu posso mais te ajudar. Ter um sucesso na busca por emprego é fundamental em qualquer etapa do seu “Plano Canadá” (e qualquer outro processo de Imigração) e foi por isso que eu criei o Guia de Emprego no Canadá em nossa Área VIP. Para saber mais detalhes sobre esse conteúdo, assista os vídeos no seguinte link: www.canadaparabrasileirosvip.com

Pergunta: Liste pelo menos 3 motivos pelo qual você esta escolhendo Nova Scotia como seu destino de Imigração para o Canadá.

Comentário: Essa questão (e as próximas duas) vai exigir que você pesquise sobre Nova Scotia (o que não será uma tarefa chata). O que o governo quer evitar aqui é que você não esteja planejando apenas “usar” Nova Scotia para entrar no Canadá e depois sumir da província.

Pesquise sobre as cidades, clima, educação, turismo, economia etc.

Pergunta: Informe a cidade e região em Nova Scotia onde você pretende morar. Forneça pelo menos 2 razões pela qual você escolheu essa região.

Comentário: Caso você escolha a região de Halifax (por exemplo) pesquise sobre a cidade e fale sobre os motivos pelo qual você escolheu a capital da província (se baseando em estilo/qualidade de vida, oportunidades de emprego, características da cidade etc).

Pergunta: Você pesquisou sobre os serviços e infra-estrutura para você e sua família na regiões onde pretende morar em Nova Scotia (ex: escolas, shopping, parques etc)

Comentário: Como qualquer futuro imigrante, você quer saber onde vai morar, quais são os serviços disponíveis, escola onde você quer colocar seu filho(a) para estudar, parques na região e quais shoppings que você vai gastar seus dólares canadenses rs

Como funciona o processo

Se você acredita que é um candidato para Imigrar para Nova Scotia e está pronto(a) para iniciar seu processo, você precisa preencher os documentos contidos no site oficial e enviar para o escritório de Imigração de Nova Scotia.

Dica: Não tenha pressa, faça tudo com calma mas tenha Iniciativa.

Após o envio dos documentos os oficiais irão revisar a sua aplicação e caso seja necessário uma entrevista, será preciso que você faça uma viajem para Nova Scotia para uma “exploratory visit” e a entrevista com o oficial.

Nota: Atualmente a cota deste processo é de 150 aplicações. Caso as cotas estiverem esgotadas no momento em que você estiver lendo este post, se planeje com antecedência para a reabertura do processo no futuro. Qualquer informação extra sobre essa questão, estaremos comentando em nossos podcasts.

Em seguida você receberá o resultado da sua aplicação.

Uma vez aprovado pela província, você vai receber uma confirmação oficial pelo correio e basta anexar este documento na sua aplicação para a etapa final do federal (obs: não estou falando do processo federal Skilled Worker. Quem finaliza os processos de imigração é o setor federal mesmo que tenha se iniciado e aprovado por uma província.)

Para mais detalhes sobre o processo e acesso ao guia oficial, visite o seguinte link:
novascotiaimmigration.com/immigrate/immigrateregional-labour-market-demand/

Link direto para o Guia AQUI

 Aviso de Amigo!

Eu sei, esse post ficou longo e se você chegou até aqui, parabéns. Como eu mencionei no podcast anterior, o que separa as pessoas que imigram das que desistem é a iniciativa e só pelo fato de você ter se dedicado a ler esse post por completo já é um ótimo começo ( mesmo que você decida não imigrar através deste processo).

Imigrar para o Canadá é um processo trabalhoso, seja através de um processo provincial como este, o Canadian Experience ou processo federal. Cada um tem sua dificuldade e vai exigir dedicação e foco seu durante o processo.

Sobre a província e dicas para iniciar sua pesquisa

nova-scotia-mapa-cpb

Para te dar um empurrão inicial segue abaixo uma breve intro sobre a província e alguns links úteis:

Nova Scotia é “quase” uma ilha e é a segunda menor província do Canadá – com quase 1 milhão de habitantes – e está localizada na costa leste do Canadá. A capital Halifax tem aproximadamente 400 mil habitantes e em seguida vem a cidade de Cape Breton com 105 mil habitantes. Caso você esteja procurando por uma cidade menor ainda pesquise por Kings County (60 Mil) ou Colchester (50 Mil).

Outros sites de Nova Scotia:

Boa Sorte no seu Plano de Imigração!

Para saber mais detalhes sobre o Guia de Emprego no Canadáassista os vídeos no seguinte link: www.canadaparabrasileirosvip.com

152 comments… add one

  • Olá Caio,
    Primeiro quero parabenizar o seu trabalho não só deste post mas como de todos os outros. Sou assinante do canal vip e com certeza tem me ajudado muito. Esse post em específico ficou ótimo principalmente pelos detalhes dados quanto às profissões regulamentadas e às perguntas sobre o “settlement plan”. Minha esposa é fonoaudióloga e estavamos em dúvida quanto a isso. Sobre a possível entrevista em Nova Scotia, como poderia ser? Eles avisariam antes para que tenhamos tempo para nos programar para a viagem, quanto tempo deveriamos permanecer no Canada para esta entrevista? Estamos nos organizando para aplicar para o FSW também, mas estamos em dúvida se podemos aplicar para os dois processos ao mesmo tempo. Você acha que poderia prejudicar em alguma coisa aplicando para os dois? Novamente agradeço pelo trabalho e tempo gasto para nos proporcionar todos esses detalhes tão necessários. Abraço!

    Reply
    • Olá Higor,
      Obrigado pelas gentis palavras.
      Normalmente não tem problema aplicar para dois processos ao mesmo tempo mesmo porque atualmente as províncias não tem como saber se você tem um processo federal em andamento ou não.
      Em relação a duração da viagem em Nova Scotia, deve ser algo de 1 a 2 semanas, mas não tenho como te dar uma resposta precisa sobre isso.
      Abraços, Caio

      Reply
    • Boa noite, tudo bem? Gostaria de parabenizá-los pelo blog e também gostaria de saber se você presta algum tipo de consultoria para imigração. Estou começando a pensar no assunto e gostaria de saber que passos tomar para conseguir o visto. Se puder me envie um e-mail para conversamos sobre seus serviços. emy.bc@hotmail.com
      Agradeço desde já.

      Reply
  • Parabéns Caio pelo trabalho, está me ajudando bastante.

    Pretendo ir para um College na minha área que é agricultura.
    Espero que ela esteja aquecida ai no Canadá, como está aqui no brasil.
    rsrs

    Reply
  • Caio, quanto tempo, aproximadamente, você julga que leva para que o processo seja finalizado? Dizendo do momento em que se faz a inscrição até que esteja tudo acertado e a pessoa se mude? Pergunto pois pretendo ir, daqui a uns 3 anos, e não sei quando devo dar início ao processo.

    Reply
    • Olá, tenho essa mesma dúvida, com relação ao tempo aproximado do processo… :)

      Reply
    • Olá Gabriela,
      O tempo que as províncias normalmente demoram para aprovar um candidato é em torno de 12 semanas mas nesse caso pode variar um pouco mais caso você precise ir para entrevista. Após a aprovação da província, o processo deve ser finalizado na esfera federal, que dura em torno de 8 a 14 meses.
      Abraços, Caio

      Reply
  • - Parabéns! pelo post, excelente trabalho, vocês ajudam muito.
    Dei uma olhada na lista de profissões e gostaria de saber se vocês podem me informar a respeito do mercado de trabalho para Tradutor e Professor de Francês nas províncias francófonas.

    Reply
    • Cara Thais,

      Eu moro em Ottawa e vi sua pergunta e me chamou a atenção. As províncias inglesas possuem excelentes oportunidades para quem é bilingue (Ingles, francês). Pois há uma carência de professores nessa área. Se é o seu caso, você é trilíngue, pois possui o Português também. Faça o seu perfil em Jobbom, Workipolis e outros sites de busca de emprego que você ficará recebendo os anuncios de vagas nesse campo. Boa sorte.

      Reply
  • Pow Caio, parabéns pelo post cara, ficou muito bom, com muita informação relevante sobre o processo.

    Reply
    • Obrigado Marcus, fico feliz que tenha sido útil.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Oi Caio. Acompanho seu site sempre e adoro de coracao! Estou morando no Canadá (Toronto) já (residente temporario) para estudar ingles. Sou enfermeira e como gostei daqui..estou procurando meios de imigrar da “melhor forma” no meu caso. Ja dei uma olha nesse processo de Novas Scotia..e gostei..porém vi q eh NECESSARIO falar frances..porem 90% da populacao falem ingles. Nao entendi essa questao. Ja q estou aprendendo ingles..eu tentaria migrar por uma provincia “inglesa”. Mas, se for melhor no meu caso..eu começaria a estudar frances sem problema nenhum. Estou focada e quero imigrar! Estou pesquisando tbm imigrar pela provincia de Quebec..caso eu realmente nao encontre meios de imigrar por uma provincia ingles. Me ajuda!!!! Obrigada!

    Reply
    • “Fator Idioma: Você precisa comprovar proficiência no Inglês (ou francês)”

      You have achieved a minimum language standard on the Canadian Language Benchmark (CLB) scale or Niveaux de compétence linguistique canadiens (NCLC) of at least CLB/NCLC Level 5″

      Inglês ou Francês.

      Reply
    • Olá Enne,
      Obrigado por acompanhar nosso trabalho.
      Conforme o Hugo comentou, você precisa de inglês OU francês. Nova Scotia é uma província que o inglês é a primeira lingua (94% da população).
      Abraços, Caio

      Reply
  • Oi Caio, gostaria de saber se alguém que é formado em Letras poderia aplicar para early childhood education, que não é regulamentado no Canadá. Também gostaria de saber se a minha experiência de trabalho, como instrutora de Inglês, em uma escola de idiomas, serviria para apresentar como experiência de trabalho.

    Reply
    • Olá Isabel,
      A experiência de trabalho precisa ser na sua área de formação e na qual você estaria aplicando no processo.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Olá Caio.

    Gostaria de saber se o formulário irei poder manda-lo para o e-mail constando no formulário, ou direto no escritório deles, caso seja no escritório, como faço pra manda-lo, coloco no correio aqui do Brasil, e os correios irão enviar?

    Reply
    • Olá André,
      A documentação precisa ser enviada por correio. No PDF que mencionei neste post tem o endereço completo.
      Sim, os correios no Brasil devem fazer a entrega, mas acredito que seria melhor via Fedex ou DHL.
      Abraços, Caio

      Reply
  • olá caio, tenho muito vontade, mas lá fazer muito frio!

    Reply
  • Quais sao as chances, por gentileza, de um profissional da area juridica? Abrs, Julio Cesar

    Reply
    • Ola, eu sou advogado e completo exatos 30 anos hoje, e mais q um projeto, tenho um sonho em imigrar pro Quebec-CA, mas infelizmente teria q iniciar uma nova vida ai, vejo q talvez mais novo, mas temos algo em comum, sabe o q nos poderíamos fazer la? Ou teríamos q começar em um emprego “qualquer”, entrarmos em um college (na área do direito ou outra) e ai sim começar uma nova vida!??? Não sei ainda o q fazer!?!

      Reply
      • Eu estou na mesma… gostaria de saber quais as opções!!!!

        Reply
      • Olá, sou advogado e também fiz 30 anos. Apos uma viagem ao Canada, decidi que pretendo me mudar para lá. Entretanto nossa profissão é bem complexa para exercê-la no Canada. A opção mais facil é fazer um college na provincia de Ontario e estudar para ser Paralegal. (Profissional que auxilia o advogado e na maioria das vezes necessita ser supervisionado pelo Lawyer.) Existe também a opção de fazer a university para o curso de Law porém nas minhas pesquisas demora no mínimo 3 anos, sendo que cada ano no mínimo custa C$20 mil por ano sem contar hospedagem, alimentação e demais custos. =(
        Sendo assim na minha humilde opiniao talvez fosse melhor fazermos um college em outra area e sermos felizes morando no Canada. Vamos manter contato. =)

        Reply
        • Então, mas qual área mais se aproxima do direito?
          Ouvi dizer que a profissão esta hiper saturada..
          Pensei em Paralegal, com curso também, mas fui informado que pode haver barreiras para ingresso nesta profissão.
          Vamos manter contato sim..

          Reply
  • Oi Caio!!Vc sabe me dizer se Specialist Physicians
    A 3112 General Practitioners and Family
    Physicians é o mesmo que educador físico?Parabéns pela iniciativa,muito útil!!

    Physicians

    Reply
    • Erika,
      General Pratictioner é o Médico Clínico Geral. Family Doctor é o médico de Família.

      Reply
    • Olá..
      Physicians é médico!

      Reply
    • Erika, esses me parecem estar mais pra área da medicina. Physician, nesse caso, é “médico”, “doutor”. Aí tem médico especialista (Specialist Physician), clínico geral (General Practicioners), se eu não me engano, e médico da familia (Family Phisicians).

      Reply
    • Physicians sao medicos

      Reply
  • Infelizmente, minha graduação e experiência profissional não está na lista de profissões em demanda em NS… Boa sorte aos que se candidatarem!

    Reply
  • Ola Caio, morei um ano em Montreal , acha que isso pode ser um ponto negativo para aplicar para NS?? li a respeito de Manitoba e eles reprovam na hora quem ja teve contato com outra província.. thks

    Reply
    • Olá Rachel,
      Isso pode ser sim um problema. As províncias menores são mais exigentes nesta questão MAS por outro lado isso não está mencionado no guia deste processo de NS.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Nova Scotia é linda. Fiz intercâmbio lá em Halifax por 1 ano e rodei um bocado pela província. As pessoas são super gentis e têm um senso de comunidade fantástico, o que, na minha opinião, cria um ambiente excepcional para viver.

    Reply
    • E ai Eduardo, é muito frio em Nova Escócia.
      È que tenho 2 filhas com 5 e 7 anos.
      Obrigado

      Reply
  • Caio,

    Estou começando a pensar em ir para o Canadá. Em 2010 fiquei um mes e meio em Vancouver estudando ingles e mes passado (fevereiro) fui para Vancouver e Whistler com minha mulher. Iniciei minha vida profissional muito cedo na area de bares e restaurantes e atuei nessa area por 12 anos entre Rio e São Paulo. Me formei em Publicidade e Propaganda na ESPM e fiz especialização na PUC – RJ tambem na area de comunicação. Trabalhei com eventos e montei um estudio de animação e me tornei empresario atuando em varias areas e hoje tenho 3 lojas que vendem produtos para Skateboard aqui no Rio de Janeiro. Penso em montar um negocio de comida no Canadá. Minha mulher tambem tem muita experiencia na area de serviço e é dona de duas lojas de depilação expressa. O que voce acha do nosso perfil? Como são tratados os estrageiros que pretendem empreender aí?
    abs,
    Nilo Peçanha

    Reply
    • Olá Nilo,
      Essas questão que você expos já foram abordadas muitas vezes em nossos podcasts. Sugiro que dê uma olhada nos materias que já temos aqui no blog.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Muito bom o post!

    Fico feliz de encontrar lugares e pessoas como você, que levam a sério e ajudam pessoas a realizar seus sonhos.
    Muito obrigado por seus serviços e espero em breve conseguir imigrar com minha família para Canadá. Em busca de qualidade de vida e boa estrutura para criar meus filhos!

    Reply
    • Obrigado pelas gentis palavras Marco.
      Fico feliz em saber que nosso trabalho esteja te ajudando e boa sorte nos seus planos de mudança para o Canadá.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Posso dá entrada no processo e mesmo assim ir fazer meu intercambio em Calgary?

    Reply
    • Aparentemente sim. Diferentemente do processo de Manitoba, o de Nova Scotia não fala nada sobre vínculos com outras províncias. Você pode confirmar isso lendo o Application Guide do programa.

      Reply
  • Boa Caio,

    Eu ja tinha lido essa noticia em outro site mas a quantidade e a qualidade de informação que você dá não se compara, fora todo o motivacional que ajudar a manter a chama acesa. Obrigado

    Você acha que esse tipo de programa terá uma vida longa, por exemplo daqui uns 4 anos ainda haverá esse programa?

    Reply
    • Olá Allan,
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado e que de alguma forma esteja te ajudando nos seus planos.

      Sobre a duração é muito difícil prever algo em um programa como esse. Eu não arriscaria dar um palpite sobre quanto tempo esse programa estará disponível.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Obrigado, Caio, pelo excelente artigo. Estou tentenado receber o seu e-book, mas não recebi pelo e-mail, poderia me enviar novamente?

    Obrigado,

    David Steinbruch

    Reply
    • Olá David,
      Enviamos o e-book para seu e-mail.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Olá Caio
    Parabéns pelo excelente material disponibilizado ao nós, gostaria de saber se foi tranquilo a adaptação de vocês quando foram para o Canadá, eu e minha esposa já moramos, trabalhamos e estudamos na Irlanda, gostaria de saber se eu + ela e nossos 2 filhos (menina com 2 anos + menino com 7 meses) seria tranquilo a ida? Tenho 35 anos trabalho a 20 anos na área de Tecnologia e Logistica, minha esposa tem uma Pet Shop aqui no Brasil, queríamos ver se conseguiríamos empreender no Canadá no mesmo ramo dela e eu paralelamente em minha área o que acha?

    Reply
    • Olá Ricardo,
      Essas questão que você expos já foram abordadas muitas vezes em nossos podcasts. Sugiro que dê uma olhada nos materias que já temos aqui no blog.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Nas profissões regulamentadas não precisa comprovar que já pode trabalhar? Ter um plano para reconhecer a profissão já é válido? Pode confirmar isso?
    Pelo que eu li, teria que comprovar que já pode trabalhar na profissão que aplicar e que você se “comprometeria” a não trabalhar em uma posição com NOC C ou D.
    Se realmente o somente o plano já é suficiente, facilita bastante.

    Abraço

    Reply
    • Olá Fabio,
      A questão é que não tem como você “provar” algo que só poderá fazer quando chegar aqui. O que eles querem ver é que você quer regulamentar sua profissão, sabe dos procedimentos e já começou a pesquisar e se preparar para isso.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Nossa amigos, esta postagem me encheu de esperanças, principalmente pelo fator idade! Eles aceitam até os 55 anos!! Tenho 40 e este sempre é o meu maior medo de ser recusado pela imigração. Iria com a maior alegria para Nova Escócia, sem dúvida! Ainda estou me preparando para a nossa imigração, mas, como já disse, este post me encheu de energia para lutar ainda mais pelo projeto Canadá 2016! Obrigado por renovar nossas esperanças, grandes Caio e Guilherme!

    Reply
    • Olá, Danilo! Eu também fiquei feliz demais! Tô com 36 e apavorado, kkkkk…
      Boa sorte pra nós!

      Reply
    • Olá Danilo,
      Fico feliz em saber que este post tenha tido esse impacto positivo.
      Boa Sorte nos seus planos!
      Abraços, Caio

      Reply
  • Que pena que não há nada na área de publicidade e propaganda, marketing ou design gráfico :(

    Reply
  • Caio, queria sua opinião a respeito do quesito escolaridade. Se um indivíduo possui experiência em uma profissão em demanda, a idade e o nível de inglês são bons, você acha que eles podem relevar a questão da escolaridade?

    Sempre ouvi vocês comentando que a escolaridade não é um fator tão determinante pois no Canadá a maioria das empresas procura pessoas que saibam fazer algo e não que apenas tenham diplomas.

    Seria o caso para o processo de Nova Scotia?

    Reply
    • Olá Sergio, quando mencionamos a escolaridade é a sobre o mercado de trabalho e não sobre as regras de imigração. Para imigração eles são muito exigentes sobre essas questões.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Olá Caio,
    estou estudando em Toronto, meu curso termina em agosto. O fato de estar me formando numa instituição Canadense facilita alguma coisa? Já estou trabalhando como cook, mas “in cash”, não posso contar esse período para experiência, certo? Teria que voltar para o Brasil, trabalhar mais um ano de lá e aí aplicar? Obrigada

    Reply
    • Olá CS,
      No caso de Nova Scotia, não há nada dizendo que instituições canadenses tem prioridade no processo.
      O maior problema é você estar trabalhando ilegal, isso pode comprometer um futuro processo de imigração.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Olá,

    ADOREI o post sobre esse novo programa da Nova Scotia. Fica bem próximo a NB, aonde eu realmente gostaria de ficar (mas nem tudo são flores, hein?), então poderei ir visitar frequentemente…

    Acho que me encaixo bem no programa. Minha profissão é regulamentada e está na lista de demanda.

    Gostaria de saber se o processo pode ser feito por mim mesmo ou se é importante de ajuda de consultores como vocês DURANTE o processo.
    Caso eu seja assinante VIP do site, vocês podem revisar meu Settlement Plan antes que eu o submeta?

    Att,

    Pedro Peixoto.

    Reply
    • Olá Pedro,
      O processo pode ser feito por conta própria sim, aliás qualquer processo de imigração.
      Na área VIP nós não fazemos revisões de aplicações.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Caio
    Parabéns pelo site,você tem ajudado a muitas pessoas.
    Eu tenho 35 anos e o fator idade também me preocupava e estou mais tranquila agora.Eu estou me formando no Curso técnico em meio ambiente e também em Tecnologia em Gestão Ambiental ,ambos terminarei em 2015, julho e dezembro
    Eu gostaria de saber sobre essa área no Canadá,como é classificado?
    Obrigada!

    Reply
    • Olá Sarah,
      Para saber a qualificação assista o vídeo que coloquei acima neste post. Neste você pode obter informações precisas sobre a sua profissão.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Minha grande dúvida é sobre as ETAPAS de envio de documentos. Primeiro mandamos os documentos do NSNP para o escritório de Nova Scotia e após aprovado (ou não) mandamos os documentos para o CIC para prosseguir com a permanent resident? Estou certo ou precisamos preencher TODOS os documentos (NSNP E IMM) aplicáveis e então mandar para os órgãos responsáveis?

    Reply
    • Olá Rafael,
      Você envia todos os documentos para a parte províncial (inclusive os forms do federal). Uma vez aprovado pela província, você envia para o federal apenas os forms do federal + carta de aprovação da província.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Agora a minha maior dúvida.. Nova Scotia ou Quebec??? Sou enfermeira. Qual seria minha melhor opçao??? Nao tenho nada de france e pouco de ingles q estou estudando! Owwww duvida!

    Reply
  • Caio, parabéns pelo post e por toda a ajuda! Eu fiz um curso de inglês durante 3 meses no final do ano passado em Toronto e me apaixonei pelo país e pelo povo e pretendo migrar de vez para o Canadá em breve, mas tenho muitas dúvidas. Seguindo sua orientação vi que a minha profissão não é regulamente em Nova Scotia. Nesse caso, como eu deveria proceder? Isso torna a minha imigração mais difícil?

    Obrigada!

    Reply
    • Olá Beatriz,
      O fato da sua profissão não ser regulamentada torna o processo mais simples de preencher, principalmente no documento do “Plano de Imigração”
      Abraços, Caio

      Reply
  • pra quem não conhece Nova Scotia, tem um programa de TV (estilo documentário) recente sobre essa província e outras da costa leste do Canadá, chamado Canada Over the Edge (O Canadá visto de cima, em português). Ele mostra imagens maravilhosas em full HD e fala sobre a população, cultura, economia, clima de cada local… É demais. Ele me fez me apaixonar por Nova Scotia. Estava passando no canal por assinatura Globosat+, mas deve ter na internet.

    Reply
  • Nossa Caio show de bola seu post,com certeza você é um brasileiro que faz a diferença aí no Canadá.Parabéns

    Reply
    • Obrigado pelas gentis palavras Zilanda.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Minha duvida é na questão do meu trabalho, não entendi ainda se analista de sistemas e consultores é ou não regulamentada, ela é NOC A

    att

    Reply
  • A 2171 Information Systems Analysts and
    Consultants
    Good

    2171 A Information Systems Analysts and
    Consultants

    é regulamentada? alguns lugares vi que sim outros que não

    Reply
    • Olá Roberto,
      Veja o vídeo que eu coloquei logo acima neste post. O Jobbank é a informação oficial.
      Abraços, Caio

      Reply
  • Problema de ordem técnica aqui: esse balão “share” flutuante no celular fica flutuando sobre o texto e não da para ler direito. Por favor mudem isso na versão mobile. Valeus

    Reply
    • Dê uma clicada em cima do balão que ele diminui.

      Reply
  • Parabens pela iniciativa de ajudar aqueles que precisam de informacao Caio, estive pesquisando nos links sugeridos e percebi que preencho os requisitos de imigracao assim como minha profissao é regulamentada naquela provicia, assim pergunto: qual meu roximo passo???

    Reply
  • Caio/Guilherme Pelas informações parece que basta ter o $$ em conta para que o processo seja viável pela parte financeira. E quanto ao fato de uma pessoa ter histórico de “bom pagador” não entra em questão? Acho que é um ponto de atenção para quem esta ou esteve com restrições há pouco tempo. Estou falando besteira ou isto também é verificado neste caso?

    Reply
  • Olá vc sabe me dizer, se Nova scotia foi a única provincia que liberou isso?

    Reply
  • Mesmo tendo muita experiência, tem que ter o nível superior?

    Reply
    • Eu acredito que não – leia meu comentário (3º, mais abaixo).

      Reply
  • Fico até emocionado com essa notícia!

    Mas uma dúvida:
    Em relação ao NOC 0, A ou C o que deve ser levado em consideração, a
    minha formação superior (tecnólogo) ou no que eu estou registrado em
    carteira de trabalho no Brasil (Analista de Sistemas Jr)?

    []‘s

    Reply
  • Fala pessoal, tudo bem? Pra quem quer conhecer mais sobre a história (e a maravilhosa costa) de Nova Scotia, aí vai o link (youtube) para o programa Over The Edge legendado em português.

    Como sempre, parabéns Caio e Guilherme pelo excelente trabalho.

    Abs

    Reply
  • Reply
  • Caio,
    Parabéns pelo seu trabalho, eu encontrei seu blog quando comecei a cogitar minha imigração para o Canadá, e tem sido de muita ajuda seu compartilhamento de experiencia. Continue.

    Reply
  • “Fator Educação: você precisa ter colegial completo e educação superior na área em demanda na qual esteja aplicando. O período de estudo na área precisa ser de pelo menos 1 ano.”

    Eu penso que não seja assim exatamente – de acordo com o trecho na página 3 do Application Guide, que diz o seguinte:
    “You have completed the equivalent of a Canadian high school diploma with a minimum of twelve (12) years of education and/or training from a recognized educational institution AND you have completed and received a degree, diploma or certificate from a recognized post-secondary educational institution or training program. The post-secondary education or training program must have been at least one academic year in length.”

    É necessário sim, um curso secundário (colegial) completo, E um curso pós-secundário (não necessariamente universitário), o que pode ser comprovado com um diploma ou titulação ou certificação, cuja mínima duração seja de 1 ano – Eu entendo que isso significa um colegial técnico (normalmente são 4 anos, 3 do colegial e 1 do técnico), ou um curso especializante, de nível situado entre colegial e universidade (que seja homologado pelo MEC).

    Reply
    • Sim Werner, “The post-secondary education or training program must have been at least one academic year in length.”, foi o que eu coloquei no post: “O período de estudo na área precisa ser de pelo menos 1 ano”
      Abraços, Caio

      Reply
      • Sim, Caio… eu vi e por isso a dúvida: no post, vc deixa a entender que a escolaridade mínima exigida é grau universitário. Porém na explicação do guia isso não parece ser exatamente (a meu entender) o caso.
        Até porque não conheço cursos de nível universitário que tenham duração de apenas um ano.

        A questão é: a afirmação “post-secundary education” equivale a dizer que um cidadão com curso colegial completo + técnico pode se enquadrar? Você confirma/desmente a afirmação?

        Reply
  • Caio, poderia esclarecer do que se trataria o “Letter of Employment”, que eles pedem nos documentos?
    Seria uma carta simples, dizendo que trabalhei na empresa XYZ durante o período que consta do meu resumé? Precisa colocar alguma informação a mais?

    Reply
  • Algum médico para trocarmos informações?

    Reply
  • Olá Caio,

    Estou morando à 10 anos nos EUA, FL… tenho minha própria empresa de Internet Marketing (seo, webdesign, etc)… tenho como comprovar trabalho na área por anos… acredita que isto qualificaria na área de Information System Analyst And Consultant???
    E o meu status migratório nos EUA influencia neste processo?

    Obrigado!

    Reply
  • Caio,

    Obrigado pelas informações, e caso possa ajudar tenho uma dúvida.

    No processo diz que é para morar na província de Nova Scotia permanentemente. Caso eu não me adapte ao local/clima e planeje mudar por exemplo para Vancouver, eu teria que esperar quanto tempo? Até conseguir a cidadania?

    Obrigado desde já pela resposta.

    Reply
  • Olá Caio, gostaria de saber se é recomendável aplicar para o visto em determinada profissão em demanda na província, mas também trabalhar em outra área, por exemplo: este ano termino minha faculdade de Análise de Sistemas,(Profissão em demanda) porém tenho Curso Técnico na área de Edificações, seria viável aplicar para Analista de Sistemas,mas quando chegar ao país tentar trabalhar também em Outras áreas caso a profissão de aplicação esteja difícil arrumar emprego? ou neste processo não seria permitido?

    Reply
  • Fala Caio, beleza?
    Excelente post amigo.
    Procurei pela minha profissão mas não achei ela regulamentada, Social Media Manager, você sabe se ela é? Na realidade é um Marketing em Redes Sociais.

    Abraço!

    Reply
  • Oi Caio,
    Primeiramente muito obrigado pelas informacoes. Estou morando na Australia e fazendo o processo de imigracao aqui tambem. Mas minha esposa sempre quis ir para o Canada. COmo ja estamos aqui faz 3 anos nao queria jogar esse tempo fora e gostaria de pegar minha cidadania antes de partir. Para isso preciso de mais dois anos aqui. Me lembro que 3 anos atras a imigracao para o Canada estava muito grande, e como aqui na Australia o pais foi dificultanto cada vez mais. Gostaria de aplicar o quanto antes para nao perder a chance. E possivel aplicar agora e entrar no pais apenas daqui dois anos?

    Reply
  • ola Caio como que isso varao, imigrar para o canada sem proposta de trabalho?por favor me infome mais sobre isso como devo fazerpra morar e trabalhar no canada, OBRIGADO Ueslei carlos

    Reply
  • Olá Caio!
    Com relação a entrevista, voce disse que eles podem chamar, ou não o candidato para ser entrevistado. Voce sabe qual seria a porcentagem de chance de ser chamado ou isso varia de caso para caso?

    Abraço,
    Gustavo Costa

    Reply
  • Olá Caio, bom dia.
    Acompanho o seu blog e podcasts a alguns anos já.

    No ano passado tinha finalmente tomado a decisão de realizar o processo (considerava inclusive contratar seus serviços para auxiliar esse processo), mas uma coisa aconteceu nesse tempo que me faz pensar que não posso mais tentar.

    Minha esposa foi diagnosticada com esclerose múltipla.

    Nos seus podcasts já ouvi e li em artigos que o exame médico é muito criterioso.

    Daí preciso do seu veredito: desisto de vez do sonho?

    Preciso muito de sua absoluta sinceridade.

    Desculpe a solicitação de consultoria, mas não sei onde mais recorrer…

    Reply
  • Olá Caio,
    Venho acompanhando vocês e são muito boas as informações que vocês tem colocado.
    Eu vi que para enviar a documentação tem que ser por Carta. É isso mesmo?
    Você sabe quanto tempo leva pra chegar de São Paulo até Canadá?
    Obrigado!

    Reply
  • Caio, suas informações aqui sempre são muito úteis! Muito obrigada por sempre nos manter informados sobre esses processos, acredito que assim como eu, há muitas pessoas interessadas e sem saber como é o processo de imigração. Essas informações irão nos ajudar bastante! =)
    Abraço!

    Reply
  • Oi Caio!! Eu estou morando em Vancouver e vou dar entrada no processo federal de imigração esse mês. No meu caso posso aplicar para Nova Scotia, sendo que já vou ter um processo iniciado e já moro no Canadá?
    Desde já obrigada!

    Reply
  • Fala pessoal! Caio, eu sou adolescente ainda e cheio de sonhos e metas! E uma delas é morar no Canadá! Então, graças a sua ajuda tenho me informado melhor e pensado sobre a possibilidade, tenho 18 anos e pretendo fazer cursar Relações Internacionais, dai gostaria de saber se a profissão encaixa em “Others financial offices” para que eu posso me alegrar ainda mais de me graduar nesse curso!

    Reply
  • Valeu mais uma vez pelas informações! Caio no processo diz que é para morar na província de Nova Scotia permanentemente,então não poderia futuramente me mudar de província?E existem algumas profissões com demanda no processo?Por exemplo, a enfermagem. Valeu muito Caio!

    Reply
  • Caio. Para não ser repetitivo (não sem razão) faço minhas as palavrs de agradecimento do pessoal. Recentemente estive no Canadá (até escrevi para fazer uma visita pessoal ao teu escritório, mas não foi possível) e já pensava na NS. Minh apergunta é bem objetiva: para aplicar JA TENHO que ter co teste de inglês em mãos ou posso apresentar depois? Abraços e obrigado novamente.

    Reply
  • OLá Caio e Guilherme.
    Agora uma curiosidade. Gostaria de saber na opinião de vocês: qual a principal diferença dos processos Morden e Nova Scotia?
    Obrigado pelo apoio.
    No aguardo.
    Abraços!

    Reply
    • Acho estranho eu nunca ter respostas às minhas perguntas :/

      Reply
  • Tenho quase todos os requisitos,

    Somente o que me falta é o Inglês.

    Por isso que irei fazer o programa de estude e trabalho em Calgary por 1 ano.

    Depois vou ver se consigo uma oferta de emprego por lá na minha área.

    Reply
  • Caio,

    Tanto seu site como a área VIP são excelentes! Os diversos feedbacks positivos falam por si só. =)

    Gostaria de saber de você e dos amigos do CPB, se vocês que conhecem pessoas que moram/moraram lá em NS, o que acham do lugar para viver?

    Acredito que por mais que ela possa ter problemas, deve ser melhor que o brasil, mas olhando um post de um forum canadense, a maioria das pessoas falavam coisas não muito boas a respeito de NS, devido aos altos impostos (carro, casa, produtos), o povo ser considerado preguiçoso e até um pouco folgado nas áreas mais afastadas dos grandes centros, além do clima ser um pouco mais complicado, problemas com infra-estrutura, etc. Ela realmente é uma província mais complicada para se viver? ou os canadenses a consideram ela assim devido aos problemas citados a deixarem “abaixo dos padrões canadenses”?

    Abraços

    Post do fórum citado: http://www.topix.com/forum/ca/nova-scotia/T3LCQD0HJ1S76S0M1

    Reply
    • Olá, Renato
      tenho lido várias notícias sobre Nova Scotia onde todos os pontos negativos mencionados no fórum que vc postou aparecem. É preocupante…. Dizem que NS está quebrada e que precisam de imigrantes para arrecadarem mais impostos… que o nível de desemprego cresce e que ninguém quer ficar lá… levando isso em consideração, não dá medo de largar tudo aqui no Brasil para quebrarmos a cara lá?

      Reply
  • Olá, Caio!
    Primeiramente, quero te parabenizar pelo trabalho detalhado que você realiza neste blog, ajudando os brasileiros a sair desta roça de país! hahahaha
    Tenho acompanhado o seu site com frequência e isso tem me ajudado muito!
    Estou me formando em Direito e sei que isso me complica um pouco no quesito imigração, já que há uma diversidade leis pelos países. Gostaria de saber qual é a possibilidade de utilização do meu curso no Canadá, seja em uma pós graduação, um college na área, enfim, gostaria de saber quais são as minhas opções (eu não me importaria de começar o curso de novo, desde que este não seja tão longo como aqui no Brasil – 5 anos).
    Desde já, agradeço pela atenção.
    Um abraço e mais sucesso para o seu blog.

    Reply
  • Oi Caio, tudo bem?

    Nossa, estou impressionadíssima com seu blog. Super de qualidade e a dedicação que você tem com todos os posts é incrível, parabéns!!!

    Bem, a minha dúvida aqui é a seguinte: eu me enquadro em todos os quesitos dos quais você apontou, somente não estou estudando ou estudei gastronomia. Trabalho e trabalhei como chef de cozinha por mais de 3 anos e tudo o que aprendi foi na prática. Moro em Dublin há quase três anos e eu faria minha aplicação daqui. Bem, as perguntas são: 1 – o fato de eu não estar cursando gastronomia é um empecilho para eu aplicar? 2 – o fato de eu aplicar da Irlanda tem algum problema?

    Muito obrigada e aguardo sua resposta!!

    ;)

    Reply
  • Ola Caio tudo bom!! Entao venho acompanhando imformacoes sobre aplicacoes para Nova Scotia, achei muite interessante mas surge duvidas!! Meu caso sou residente de toronto Canada com status de Work Permit adquirido por 2 anos e renovado por mais dois anos em empresa situada em toronto, entao estou com quase 4 anos de esperiencia na area de Welder estando a vencer o segundo contrato a daqui alguns meses, sem renovacao e trabalho na area apos o termino, como a experiencia que tenho estou apto no momento a aplicar, e como os padrao de aplicacao se mostrao mais faceis do que toronto teria como me informar se neste processo de Nova scotia tanto o de skilledworks ou de canedian experiencia class se enquadrao ao meu perfil e estaria apto a dar entrada em um processo deste, mesmo tendo adquirido o work permit e morado em toronto, consultei o NOC e vi que a area welder se enquadra , mas a melhor alternativa seria skilledworks ou canedian experience class para novascotia
    Obrigado e parabens pelo blog e de otima utilidade

    Reply
  • Olá! Obrigada pelas informações, mas ainda tenho uma dúvida… Meu marido e eu estamos prestes a iniciar o processo para imigração. Ele quer fazer o processo de Quebec, porque ouviu falar que é mais fácil. Mas eu não acho que vamos gostar de morar lá. A minha dúvida é se pode ser feito nosso processo por uma província e nós morarmos em outra, isso é apenas anti ético ou realmente contra a lei? E, o tal processo federal é mesmo mais difícil? Obrigada!

    Reply
  • Caro Caio,

    Obrigado por todas as dicas. Minha dúvida fica por conta dos aposentados no Brasil, se é possível exercer a mesma profissão da aposentadoria no Canadá. Se sim, para quais tipos de aposentadoria?
    Grata
    Enrica

    Reply
  • Caio, primeiramente parabéns pelo maravilhoso conteúdo do blog e do site! Tenho acompanhado e estudado muito o processo, eu e meu namorado estamos focando no processo de Nova Scotia, mas preciso muito de uma ajuda!
    Namoramos há muito tempo, mas não somos casados nem moramos juntos! O que facilitaria o processo? Casar ou fazer a Common-Law para que eu entre no mesmo processo que ele (não sei se o casal “conta” mais pontos no processo)? Ou, ele fazer sozinho o processo e depois vou com visto de estudante ou turismo e nos acertamos por lá?
    Procurei essa informações mas nada respondeu essa dúvida…

    Muito obrigada!

    Reply
  • Tá bem difícil comprovar a União Estável. Moramos juntos há mais de 1 ano, porém somos bem independentes, não temos um no convênio do outro, não temos conta conjunta, as contas de casa vem somente no nome de um de nós. E gastar dinheiro com uma declaração agora será ruim. Alguém pode ajudar com isso?
    Obrigada!

    Reply
  • Olá Caio,
    Sou Policial Federal aqui no Brasil e gostaria de saber das possibilidades de me tornar policial no Canadá. Existe algum canal direto com alguma província? Na prática, como devo proceder no passo a passo? Quais contatos estabelecer? Obrigado

    Reply
  • Olá Caio! O link para as profissões está dando o erro de “Nothing found” :/

    Reply
  • Caio,
    Todo esse seu trabalho é incrível! Tenho assistido os vídeos e lido bastante as suas páginas pois minha filha será a requerente para o visto permanente mas está sobrecarregada de trabalho então eu fico pesquisando para ela.
    Ela é Nutricionista. Você acha que o mercado de trabalho é bom? Ela teria chance de emprego?

    Reply
  • Caio,
    Minha filha é nutricionista. Voce acha que o mercado de trabalho no Canada é bom nessa área?
    Seu trabalho tem ajudado bastante e é incrível!!
    Parabéns!
    Abraços

    Reply
  • Boa noite,

    estou lendo bastante o site de vocês, infelizmente tenho achado poucas notícias sobre a formação de psicologia. Gostaria mto de saber se tenho chances. Sou formada em Psicologia e pretendo fazer algum curso de especialização nessa área aí no Canadá. Minha questão é quais os riscos? Seria um bom negócio. É o meu sonho. Tenho 37 anos de idade, outro detalhe a ressaltar.

    Reply
  • Parabéns pelo post, salvei nos favoritos e estou inscrito no canal. O link para as profissões está dando o erro de “Nothing found” :/. Duvida:você diz que são 150 aplicações, onde devo acompanhar se esta aberto ou fechado para novas aplicações? Grato

    Reply
  • Prezado Caio, parabens pela qualidade das informaçoes, deixei um comentario na pagina Canada para Brasileiros, mas creio que vc não conseguiu ainda ver.
    Tenho 50 anos, sou Engenheira Civil, estou empregada mas gostaria de ter uma experiencia internacional, tenho muita experiencia e atualmente trabalho para o Governo de Minas. Sou casada e tenho dois filhos, falo um pouco de ingles e um pouquinho de frances. Gostaria de ficar no Canada por uns 3anos e de imediato iria sozinha para saber se iria me adaptar. Bom isso sao suposiçoes, voce acha que alguma chance?

    Reply
  • Boa noite Caio, com o processo aprovado, existe algo que proíba a pessoa de ir para outra provincia? Ou de trabalhar em outra provincia?

    Reply
  • Ola Caio,
    Primeiramente parabens pelo material do blog, e também obrigado pelas informações nele contidas.
    Tive a ótima oportunidade de estudar e jogar basquete no Canada, foi uma experiência muito boa, e a paixão pelo Canada ficou… Estou de volta ao Brasil, querendo muito voltar para o Canada.
    Ainda não terminei a minha graduação no Canada, pretendo terminar e aplicar para a cidadania, gostaria de saber qual seria o processo mais indicado, ter um curso de graduação no Canada, e aplicar para a imigração ou se formar no Brasil (o que ainda não tenho) e depois começar o processo como somente trabalho na profissão de formação!
    Um outro caso também eh com relação a minha futura esposa, estamos planejando em casar nos próximos anos, ela porem, ja tem uma situação muito mais favorável do que a minha, ela eh medica no Brasil, com experiência nacional e internacional, ela fez um estagio nos EUA. Para ela, qual seria o processo mais indicado?

    Gostaria muito de voltar para British Columbia, mas estou aberto para qualquer parte do Canada no inicio.

    Por favor me envie um email

    Muito obrigado.

    Marcio Juk

    Reply
  • Olá Caio,

    Muito bom o posto! Ainda dá pra se candidatar pra esse programa esse ano? Estava olhando no site da imigração e vi que eles já receberam várias candidaturas.

    Obrigado!

    Reply
  • Olá Caio,

    Trabalho em TI a uns 15 anos, tenho 30 anos de idadae, sou desenvolvedor analista, atualmente trabalho desenvolvendo e implantando um ERP chamado Protheus, um produto da http://www.totvs.com.br
    Tenho faculdade em analise e desenvolvimento de software, incompleto, 3 semestre, mesmo assim posso aplicar pelo regional-labor-market-demand?

    Bateu a dúvida sobre o abaixo, último paragrafo:

    You have completed the equivalent of a Canadian high school diploma with a minimum of twelve (12)
    years of education and/or training from a recognized educational institution AND you have completed
    and received a degree, diploma or certificate from a recognized post-secondary educational institution
    or training program.

    The post-secondary education or training program must have been at least one
    academic year in length.

    fonte: http://novascotiaimmigration.com/wp-content/uploads/2014/02/FINAL_RLMD_stream_April_2014.pdf

    Reply
  • Olá, Caio!
    Gostaria de saber a demanda de empregos para professor de educação infantil e qual a faculdade que voce me recomendaria fazer aqui no Brasil para poder ter a maior chances de conseguir um emprego aí.

    Obrigada,

    Penélope Freitas

    Reply
  • Oi Caio boa noite!
    Gostei muito do seu post e vou reler com muita calma pois me interessei muito sobre esse assunto.
    Existem vagas para analista de sistemas na Nova Scotia?

    Reply
  • Caio, eu sou Tecnólogo em Radiologia, possuo pós-graduação na área, e trabalho atualmente na profissão, estou cursando Engenharia, tenho 25 anos, gostaria de saber como que faço para se inscrever ao processo da New Scotia? Tenho que preencher os formulários PDF, digitando todas as informações ou pode ser manuscrito? tem que ser em inglês né? eu tenho que anexar todos os meus documentos tbm? diploma, experiência na área, extrato bancário? Obrigado desde já.

    Reply
  • Caio, eu vi que já terminaram o prazo para as inscrições de Nova Scotia, quando eles vão abrir novamente as inscrições para a entrega dos documentos? Ou será que já podemos enviar e ficar na fila de espera? Temos que responder os formulários digitado ou manuscrito?

    Reply
  • Olá Caio, vou te perguntar algo que eu acho que já sei a resposta: eu estou em processo de imigração para Quebec, mas o processo não anda e eu e meu marido não aguentamos mais a ansiedade, afinal já contabilizamos 2 anos nesse sonho de ir para o Canadá (e somente 1 em processo), estamos deixando de viver muitas coisas aqui no Brasil esperando por isso, se preparando, sem querer ser dramática mas nossas vidas giram em torno dessa espera (é tudo que queremos). Parece que o tempo média de espera hoje está de 3 anos :( as vezes pensamos em desistir e tentar outra província, mas o fato de nós já termos um processo em andamento nos impossibilitaria né? Obrigada!

    Reply
  • Olá,
    Tenhomum inglês razoavel mas posso melhorar muito, tenho a profissão regulamentada e tenho renda suficiente para comprovar. A duvida é: como fica a situação da minha família mulher e filho eles terqm direito a saude publica e a educação ? Minha esposa tambem tem a profissão regulamentada no Canadá mas meu filho precisará estudar… Como seria ?

    Desde já, muito obrigado.

    Reply
  • Gostaria de saber quando imigramos para o Canada se temos direitos de fazer faculdade de odontologia sem pagar os precos internacionais?

    Reply
  • Caio, sou Gestão Financeiro e minha esposa é Pedagoga (Professora de Ensino Fundamental) poderia me ajudar com o número de NOC, no meu caso aparece NOC 1114, porém com várias ramificações e não sei qual é o correto. Já no caso dela não consegui localizar, poderia me ajudar?
    Grato.

    Reply
  • Tenho diploma de magistério, ministro aulas para crianças de 2 a 6 anos e também sou professora de inglês para iniciantes, intermediários e avançado em escolas de inglês. Alguém sabe me dizer se seria difícil conseguir um visto de trabalho no Canadá? Obrigada! Nubiane

    Reply
  • Sou técnica em enfermagem e meu marido tecnólogo em programação portuária, com12 anos de experiência na Vale ( empresa multinacional), gostaríamos de imigrar, porem temos 2 filhas uma de 11 anos e outra de 1 ano e dois meses, o inglês do meu marido é intermediário e eu não falo ( conversação), oque poderia ser melhor para nós. Temos sido aconselhado por um rapaz que diz ser de uma empresa de intercâmbio, onde diz que a melhor forma seria irmos por um college, estamos com medo, pois não o conhecemos e dar um passo no escuro é o que não queremos. Agradeço a sua atenção desde já!

    Reply
  • Olá Caio, sou casado, e uma dúvida que sempre me intriga é: Na imigração provincial ou outra forma de imigração para o Canadá, eu declarando que sou casado, minha esposa precisaria realizar as mesmas avaliações, testes e entrevista? Ou apenas eu que estou dando entrada no processo e automaticamente ela seria autorizada a imigrar junto comigo, caso haja a aprovação?
    Grato pela grande ajuda

    Reply
  • Olá, Caio! Que trabalho incrível você desenvolve! To encantada com tudo q tenho lido e ouvido! Muito bacana poder contar com essa consultoria!rs
    Bom, sou enfermeira e meu namorado é médico. Ambos trabalhamos com pediatria e neonatologia. Estamos nos organizando para mudarmos do Brasil, mas ainda não sabíamos para onde poderíamos ir, principalmente porque ainda não dominamos nenhum outro idioma a ponto de exercemos nossas profissões em outro país. Agora estamos totalmente voltados ao Canadá e seus posts tem nos ajudado muito! Mas gostaria de lhe pedir algumas dicas a mais…rs.
    Você sabe nos dizer se existe alguma província mais inclinada a receber médicos e enfermeiros? E se será possível nos mudarmos antes de aprendermos o inglês? Será que conseguiríamos nos mudar para fazermos inglês e trabalhar dentro das condições possíveis até que possamos exercer a medicina e a enfermagem? O que vc acha que deveríamos providenciar primeiro? Temos vontade de nos mudar em no máximo um ano! Não queremos postergar mais essa imigração.
    Desde já, muito obrigada!

    Reply
  • Ola, primeiro parabens pelo incentivo. Gostaria de lhe perguntar a respeito de visto de trabalho. Eu moro na irlanda e tenho visto de residente, li no site do consulado que nesse caso posso pedir visto de trabalho temporario ou entrar ai no canada sem visto e ficar por ate 6 meses. Minha duvida e a seguinte:Seria viavel eu,marido e filha irmos pra manitoba, estabelermos ai, procurar emprego(ingles nao eh problema), pagar um curso de 1 ano para mim (ou tentar validar meu diploma de professora que servira para outras areas tambem)e so entao depois de emprego arrumado, contatar a imigracao e tentar se legalizar no canada?obrigada desde ja

    Reply
  • Bom dia!
    Li o post atentamente.Parabens peli carinho que trata assunto tao importante!
    Minha pergunta:morar no Canada somente,e dificil?Eu e meu marido somos aposentados,com renda fixa e nao necessitamos trabalhar.Como procedemos?
    Grande abc!

    Reply
  • Tenho perguntado a vcs e estamos decididos a imigrar para o Canadá e esta província já li ela umas 7 vezes, porém preciso de ajuda para imigrarmos, orientação segura onde possamos ir sem o medo de sermos deportados, Sou técnica de Enfermagem e meu marido tecnólogo em logística portuária, experiência de12 anos na Vale. Responda-nos qual seria o primeiro passo.
    Desde já a agradeço pela sua atenção!

    Responda-me por favor….

    Reply
  • Boa Tarde !
    1) Gostaria de saber qual cidade ou província é melhor para se morar e trabalhar, pois eu moro no interior do estado de São Paulo numa cidade de 450 mil habitantes e gostaria de uma cidade mais tranquila. ?
    2) O custo de vida no Canadá muda de cidade para cidade e/ou província para província. ?

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog e site.

    Reply
  • Caio, tudo bem??
    Parabéns pelo seu trabalho de estar sempre nos informando.
    Então deixa ver se eu entendi direito:
    “Fator Educação: você precisa ter colegial completo e educação superior na área em demanda na qual esteja aplicando. O período de estudo na área precisa ser de pelo menos 1 ano.”

    Se eu já estou em 50% de Administração no Brasil que dura 4 anos(no caso eu já estudei 2 anos), já tenho experiência profissional em várias áreas de vendas e setor comercial.
    Posso tentar imigrar no caso de não ter me formado ainda?
    Seria o caso de eu tentar ir como estudante mesmo para depois imigrar, ou imigrar logo de cara?

    Reply
  • Boa Noite Caio,

    De todos os meios de imigração que eu pesquisei, esse, pela provincia de Nova Scotia é o que melhor nos encaixamos (eu e meu marido). Meu marido é hoteleiro e trabalha em um cargo de gerencia em uma grande rede de hotel aqui no Brasil e é fluente em inglês. MInha duvida é: o meu inglês é basico, não sou formada em nada, e estou gravida, esses fatores são muito “pesados” na hora da escolha desse processo? Outro ponto é li que o processo não está aberto, porém não achei onde diz quando reabrirá, se reabrirá.
    Desde já agradeço pelas dicas. O blog tem sido muito útil !

    Obrigada

    Reply
  • OLA CAIO SOU ITALOBRASILEIRO EU POSO ENTRAR NO CANADA COM PASSAPORTE DIGITAL ITALIANO E POSSO TRABALHAR SOU SOLDADOR TORNEIRO MECANICO OBRIGADO

    Reply
  • Olá pessoal, só um detalhe, os links deste post estão “quebrados”. Não consegui acessar nenhum deles.

    Reply
  • https://www.youtube.com/watch?v=Yfdz8a_UfdE

    Eu estou cursando – Gastronomia Senac. Tenho chances de imigrar para o Canadá?

    Francês: C2
    Inglês: Fluente

    Reply
  • Ola, Caio !

    Gostei muito de suas dicas , sei que cada caso é diferente , mas gostaria de
    saber se eu e minha família teríamos algum meio de ir para o Canada legalmente.
    Atualmente estamos no Brasil , mas moramos em CT- USA por 11 anos ( até 2012) , nossa filha de 5 anos é americana .
    Falamos fluentemente inglês , mas nossa idade (47) e ( 43) , não temos superior , meu esposo tem cursos e experiência como soldador (welder)
    e eu sou atualmente corretora de imóveis .
    Com esse perfil teríamos alguma forma de conseguir algum visto para trabalho , ou alguma forma de ir para o Canada legalmente!?
    Meu e-mail tomasi.rossana@yahoo.com
    Fico no aguardo de algum advice .

    Muito obrigado .
    Rossana

    Reply
  • Caio, parabéns por sua gentileza e disposição em nos orientar. Obrigada. Leve abraço, Patrícia Almeida

    Reply
  • Boa tarde Caio!!
    Primeiramente, parabéns pelo seu blog q tem ajudado muita gente a amadurecer essa ideia de imigrar para um país com condições de vida melhor. Gostaria de tirar algumas duvidas q tenho. Sou formado aqui no Brasil em ensino Técnico/Médio. Em um forum, vi uma pessoa dizendo q o curso técnico é muito bem visto no canada e é considerado como ensino superior. Procede essa informação? E outra duvida q tenho. Se eu for para o canada por meio de intercambio ou turista, eu posso trabalhar ai normalmente e tentar ficar por ai? Com quanto tempo trabalhando e vivendo ai eu consigo a dupla nacionalidade? Grande abraço!

    Reply
  • Boa tarde Caio, Sou formado em Direito, más tenho o CREF voltado para lecionar em BASQUETE, também em meu curriculo trabalhei como caminhoneiro e eletricista predial, solteiro, tenho 50 anos plena forma física e mental, tenho chance de imigrar pro Canadá ??? se tenho como posso fazer isso da maneira mais em conta ? Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho

    Reply
  • Ótimo post Caio, parabéns pela dedicação!
    Tenho uma duvida, este processo ocorre todo ano? Ou é algo tipo como um exceção?

    Reply
  • Olá Caio,

    Parabéns pelo blog, suas dicas são muito valiosas!!
    Tenho uma dúvida, sou formada em publicidade mas a minha experiência e toda voltada para TI. Você sabe alguma província que eu conseguiria aplicar com estas condições?

    Muito obrigada!!
    Cristina

    Reply

Leave a Comment