Resposta ao leitor: “Imigrar sem uma oferta de emprego”

Esse post de hoje é uma resposta a um comentário de um de nossos leitores aqui do blog.
Esclarecimento: essa resposta NÃO tem o intuito de criar polêmica ou discussões, mas sim de ajudar a todos que pensam da mesma forma e estão em uma situação semelhante a do caro leitor que nos escreveu.
Para iniciar, segue abaixo o comentário postado pelo Fabiano Vasconcelos:
Olá, Caio, tudo bem?
Cara, desde que eu comecei a acompanhar teu material noto que você tem uma forte tendência a falar quase que exclusivamente em College como a solução para imigrar. Porém, sinceramente eu não acho uma boa ideia juntar uma carrada de dinheiro para fazer uma NOVA faculdade, haja visto que eu já sou formado, para ser empregado dos outros. É apenas uma opinião pessoal. Você teria alguma solução para aqueles que querem imigrar com a família, como eu, mas que querem montar seu próprio negócio em TI aí em Vancouver? É que não me agrada a ideia de ter um diploma, saber fazer e não ter a permissão de trabalho apenas porque o meu dinheiro com a faculdade não foi gasto aí. Fico no aguardo da resposta.
Um forte abraço!
Vamos por partes então.
1) “noto que você tem uma forte tendência a falar quase que exclusivamente em College como a solução para imigrar.”
Comentário: Sim, você está certo. Já faz mais de 4 anos que venho batendo forte nesse ponto pois esse é hoje a melhor e mais viável estratégia de imigrar para o Canadá. Isso se comprovou ainda mais com as mudanças ocorridas na Imigração Canadense nos últimos meses – principalmente com a entrada do novo processo Federal, o Express Entry.
2) “não acho uma boa ideia juntar uma carrada de dinheiro para fazer uma NOVA faculdade, haja visto que eu já sou formado, para ser empregado dos outros.”
Comentário: Entendo perfeitamente o seu lado porém é inegável que a melhor e mais viável forma de obter uma experiência de trabalho no Canadá é com o visto ‘PGWP’ (Post-Graduation Work Permit), que permite a você trabalhar legalmente no Canadá após ter concluído determinados programas de faculdade ou pós-graduação no Canadá.
Dica Importante (a mais importante desta DÉCADA): Aproveitem enquanto existe o PGWP pois se ele deixar de existir (ou ter alguma restrição) um dia, muita gente vai se arrepender de não ter seguido essa dica.
Para conseguir uma oferta de emprego (que pode te ajudar a imigrar através da maioria dos processos de imigração) é preciso “trabalhar para os outros”. Eu passei por isso. Eu nunca quis ser empregado de empresa mas fui. Hoje em dia tenho meu próprio negócio e não preciso mais trabalhar para uma empresa. Se você analisar esse projeto como algo a longo prazo, o fato de você ter que ‘trabalhar para outros’ poderá ser muito recompensadora.
3) “Você teria alguma solução para aqueles que querem imigrar com a família, como eu, mas que querem montar seu próprio negócio em TI aí em Vancouver?”
Comentário: Primeiro, para abrir um negócio aqui você precisa ser residente permanente. Você pode optar pelo processo Start-UP VISA (exige que você tenha o apoio de investidores canadenses) mas para a maioria dos processos atuais, não é possível você imigrar apenas com uma idéia de abrir um negócio.
Agora, respondendo a sua pergunta, “Quais são minhas chances atuais?”, segue a seguir:
- Chance 1 – Express Entry (Skilled Worker): Caso você não possua uma oferta de emprego ou um convite de uma província, será praticamente impossível se qualificar para esse processo no momento atual. O Express Entry exige ótimo nível de inglês e experiência profissional comprovada. Vale lembrar também que você vai precisar ter em conta aprox. 22 mil dólares (dependendo do tamanho da sua família) no momento da aplicação e esse dinheiro deve ficar na conta durante todo processo. Como o Express Entry é um processo de seleção com notas de corte, não há como saber se você será chamado ou não. Ou seja, nem o principal processo de imigração do Canadá está focando em pessoas sem oferta de emprego ou que não estejam dispostas a ocupar uma área em demanda de alguma província.
- Chance 2 – Processo de Quebec: Talvez essa seja sua melhor alternativa por mais que este processo esteja pausado no momento (apenas pessoas com uma oferta de emprego podem aplicar no momento), porém você precisa demonstrar um bom nível de francês e querer morar na província de Quebec (dois fatores que não agradam muito a maioria dos Brasileiros). Esse processo deve reabrir em abril de 2015.
- Chance 3 – Processo Provincial (Visita exploratória): Algumas províncias menores possuem projetos com visita exploratória que funciona basicamente assim: você se inscreve e demonstra interesse em morar naquela província. Caso eles aprovem o seu perfil, você precisa vir para o Canadá visitar a província, participar de uma entrevista e depois voltar para o Brasil. Caso eles gostem do seu perfil e você tenha conseguido demonstrar que deseja se estabelecer naquela província, eles emitem um convite para você imigrar. O problema desse processo é que geralmente as cotas são baixas e não se sabe ao certo quando iniciam ou acabam.
Agora, se você me perguntar se essas opções acima são as que eu recomendo eu te diria:
– Tudo depende do “quanto você quer imigrar e está disposto a fazer para conseguir isso”.
Se você está pensando “Eu vou tentar, se der deu….. se não der tudo bem” aí eu recomendo essas dicas acima porém o que eu observo no dia a dia do meu trabalho aqui no Canadá para Brasileiros é que existem milhares de pessoas dispostas a arriscar tudo que for preciso para ter uma chance de imigrar (adivinhe: é esse o perfil de imigrante que o Canadá quer!)
Apenas para ilustrar melhor isso que acabei de mencionar acima, segue abaixo o trecho de um comentário que recebi essa semana aqui em meu blog do leitor Wagner Cunha “…quero mandar meu curriculum para tentar uma indicação por uma das empresas que tem essas vagas, pode me ajudar estou determinado a fazer o que for humanamente possível para sair do Brasil…”
4) “É que não me agrada a ideia de ter um diploma, saber fazer e não ter a permissão de trabalho apenas porque o meu dinheiro com a faculdade não foi gasto aí”
Comentário: a questão não é a faculdade em si mas sim a oportunidade de trabalhar legalmente no Canadá. Como disse anteriormente fazer faculdade é a melhor forma de obter essa permissão. Dessa forma você pode ganhar mais pontos em processos como o Express Entry ou até mesmo obter uma oferta de emprego.
Quando falo em “fazer faculdade” quero dizer também um curso superior de 1 ano, que aumentaria muito as chances de imigração. Nunca falei que é preciso fazer uma nova graduação de 4 anos.
Minha Estratégia
Há 9 anos atrás eu tive que gastar 15 mil dólares em um college (sem contar despesas do dia a dia) e trabalhar para uma empresa – duas coisas que eu não queria ter feito e que duraram aproximadamente 2 a 3 anos. Hoje em dia tenho 34 anos e estou a quase 11 anos no Canadá.
O que aquele período fez de diferença na minha vida? nada.
Simplesmente me ajudou a conquistar aquilo que eu sonhava desde os 15 anos, que era morar fora do Brasil. Agora e o dinheiro? – dinheiro vai, dinheiro vem, não é? Se você não gastar com isso, vai gastar com outras coisas. Na época que eu estava vindo para o Canadá alguns dos meus amigos preferiam usar aquele dinheiro para comprar um carro novo ou viajar pra praia. Eu preferi investir em algo a longo prazo que iria afetar o resto da minha vida e da minha futura família.
Tudo é uma questão de escolha e planejamento.
Última dica: se você leu com atenção esse post e outros do meu blog você ja percebeu o quanto fazer faculdade no Canadá pode hoje aumentar suas chances de imigração.Confira Aqui o post que publiquei sobre como procurar por faculdade no Canadá.
Sem dúvida com um curso é muito mais “fácil”, (tirando a parte de ficar alguns anos juntando dinheiro e sacrificar pequenos prazeres) mas vale a pena!
Como vc disse investindo no nosso futuro.
Acompanho o Canada Para Brasileiros a alguns anos, e finalmente esse ano eu e meu marido estamos nas etapas finais e se tudo der certo em agosto estaremos aí.
Muito obrigada pelas dicas, ajudaram bastante!
Olá Chrys,
Obrigado por acompanhar nosso trabalho e fico feliz em saber que em breve estará por aqui.
Boa Sorte e Sucesso no projeto Canadá.
Abraços, Caio
Caio, boa noite eu e minha esposa estamos estudando a possibilidade de ir para o canada, brasil ta impossível, e vi aqui você falando de um curso superior de 1ano, este curso e equivalente a um tecnico ou tecnologo aqui do brasil? Quais areas abrange pois minha area e automação e logística. Sera que vale a pena ir?
caio me responda se possivel ,morei nos estados unidos por 6 anos ou seja de 2003 a 2009, la desenvolvi e aprendi a trabalhar com construcao de madeira, ou seja construindo casas, voltei ao brasil e agora quero conhecer e trabalhar no canada,ok durante este tempo no brasil fiz um cursso tecnico em construcao civil ao qual me da o direito de planejar e assinar projetos de ate 80 mts quadrados isso com direito a carteira do crea, porem te pergunto isto pode me ajudar a entrar e trabalhar no canada.
Oi Caio
Sigo o blog e curto muito suas dicas, gostaria de ter mais informações sobre cursos de Inglês que encaminham o aluno para um college, eles dão direito a permissão de trabalho?
Oi Gicelia, esses cursos de inglês que encaminham para o College são chamados de Pathways, e Não dão o PGWP, mas eles te dão a “garantia” q você será aceito no College, e se esse College estiver dentro das normas do Governo, vc irá receber o PGWP, no 1ºdia de aula do College!
Somente complementado. Você estando no College você terá autorização para trabalhar, porém não mais que 20 horas por semana. O PGWP somente será liberado após a conclusão do College no qual autoriza a trabalhar 40 horas por semana mas se não me engano o College tem que ser Público e não privado.
Ola Clayton, aproveitando sua resposta, eh possivel aproveitar um pathway realizado nos EUA como “garantia” de ser aceito nos Colleges do Canada? Grata.
Obrigada Clayton pela resposta, mas vi Pathways de 24 semanas ou 6 meses e depois mais 24 semanas de um curso , normalmente administrativos ou turismo, no total quase um ano lá, por isso gostaria de saber se pode PGWP.
fazendo curso de ingles , a pessoa não tem permissao pra trabalhar. Essa modalidade era o co-op. Isso acabou com o express entry. Permissao pra trabalho só com matricula no college. Outra opção é estudar ingles no Brasil e fazer o tofel ou IELTS. Cada college tem sua exigencia minima de nota em cada skill. em geral , é 6,5
fazendo curso de ingles , a pessoa não tem permissao pra trabalhar. Essa modalidade era o co-op. Isso acabou com o express entry. Permissao pra trabalho só com matricula no college. Outra opção é estudar ingles no Brasil e fazer o tofel ou IELTS. Cada college tem sua exigencia minima de nota em cada skill. em geral , é 6,5.
Boa noite pessoal!! estou com uma dúvida, espero que possam me ajudar, eu indo para o Canada como estudante de inglês em um college e depois fazendo um curso, meus filhos poderão estudar gratuitamente? meu marido poderá trabalhar em tempo integral?
Se sim, meu marido trabalhando por mais de 01 ano poderá tentar a imigração pelo processo Canadian Experience??
Quero muito imigrar para o Canada, somos eu (engenheira ambiental), meu marido (economista) e nossos dois filhos (4 e 9 anos)..o problema é que nosso inglês e zero (por isso pensei no inglês do college).
Caso alguém tenha alguma sugestão ou dica especial por favor me auxilie.
obg e boa sorte a todos..
Oi, Caio!
Você sabe como funciona o processo para a entrada de médicos no Canadá? Caso vc n tenha essas informações, sabe onde consigo encontrá-las?
Obrigada!
Minha filha se forma em medicina em 2anos e gostaria de fazer residência aí .É possível ???? E continuar morando aí e trabalhando????
Também gostaria de saber essa.
Abraços
Estou no aguardo da resposta também!
Olá Vanessa,
é preciso fazer uma validação e não é tão simples (pelo pouco que sei).
Estarei pesquisando e produzindo mais conteúdos para o blog baseados em profissões específicas, especialmente da Área de saúde.
Abraços, Caio
Olá Caio! Também aguardo ansiosamente por informações nesta área pois sou medica e quero imigrar pro Canada mas o processo de revalidacao é mto difícil!! Parabens pelo excelente trabalho do Canada para Brasileiros!!
Olá Caio, também gostaria de saber sobre esse tópico. Estou estudando medicina e posteriormente pretendo imigrar para o Canadá e gostaria de ter mais informações. Obrigado desde já 🙂
Vanessa,
Te bem? Vc descobriu como funciona para revalidar como Médico? Também estou tentando descobrir, e se tiver alguma informação, por favor compartilhe. Meu e-mail: mila.catizani@gmail.com
Obrigada!
Olá caio! Minha irmã mora em vancouver (já possui a cidadania) e já estive algumas vezes aí, na ultima vez q fui nesse ano procurei alguns colleges e universidades para estudar e da entrada no processo. Porém gostaria de saber se tem alguma possibilidade de abrir um pequeno negócio no nome da minha irmã, e através dele solicitar o meu processo de imigração. Se sim, como eu faço todo esse processo? Se não for possível, vou voltar para minha idéia original do college, apesar de não ser a escolha que gostaria, pois já sou formada e tenho 2 pos graduações. Agradeço desde já sua atenção.
Olá, Larissa!
Pelo que sei, para uma empresa canadense selecionar pessoal no exterior, é preciso ter um número mínimo de empregados canadenses (não me lembro quantos) e provar para o governo do Canadá que a empresa não conseguiu preencher a vaga com um canadense ou um residente permanente; só então o governo autoriza a empresa a selecionar candidatos no exterior.
Na minha opinião, a ideia do college ainda é a melhor.
Larissa, faça outra pos graduação!! É o melhor investimento!!
Sou dentista, especialista,24 anos de formada, varios cursos de pós nas diversas áreas da odontologia. Como vai ser MUITO dificil ser dentista no Canada, e eu quero MUITO imigrar, não pensei duas vezes. Levantei o capital necessário, já estou matriculada!! viajo em junho!! A lias , o 1º passo é o inglês. Sem o IELTS, não tem conversa…
Ola, Caio! Pegando o gancho da resposta da Cristhiane, eu e minha esposa estamos iniciando os primeiros passos para tentar imigrar, e ainda estamos analisando nossas chances, mas temos muitas dúvidas. Conhecemos recentemente o teu blog, e não conhecemos muito os processos de imigração e quais as melhores formas de obtenção dos vistos. Somos só nós dois e somos ambos formados. Sou Eng. de Telecom, mas atuo em TI, e ela é Advogada. Temos ambos Inglês fluente, mas só eu tenho certificação CAE da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Será que esta certificação seria aceita no lugar do IELTS? E caso não seja, que indicação poderiam nos dar para os próximos passos?
Obrigado!
Olá Larissa,
Os requisitos da empresa pode variar de acordo com a província mas esse seu plano (de ter sua irmã como dona da empresa) não vai funcionar. O governo é bem estrito em relação a isso.
Abraços, Caio
Ola, Caio
Acabei de ler o seu post explicando, e dando dicas ao Fabiano Vasconcelos.
Assim como vc, eu queria muito morar fora do Brasil.
As dicas que vc deu para ele, e seu testemunho, me estimulou bastante. Porém, eu tenho uma desvantagem que não sei se ela é realmente muito grave. Eu acho impossível, mas queria saber de vc.
Eu nao falo nenhum outra língua a não ser português. Sendo assim, é impossível eu conseguir migrar?
Tenho 25 anos. E tou disposto a trabalhar nem que seja na roça.
Estou me formando este ano em Jornalismo.
Queria muito migrar.
Tenho algum dinheiro pra gastar.
Tenho conhecidos que moram em Quebec (inclusive, acho que vou passar alguns dias la no ano que vem)
E ai?
Tenho alguma solução pra mim, alem de estudar uma outra língua antes de tentar migrar?
Queria saber se conhece o mercado de trabalho na área de Jornalismo ou de publicidade por ai. Se é bom, se é fraco. O que vc souber!
Olá Jean!
Se me permite, gostaria de lhe responder. Não, realmente não há outro meio a não ser dominar uma das duas línguas oficiais. Qualquer processo irá lhe pedir um desempenho satisfatório, o ponto zero é o inglês ou francês (para Québec). Mas pense pelo lado positivo… Você é uma pessoa inteligente e determinada, ou seja, é só traçar uma meta que conseguirá. Quem sabe se você insistir no estudo de uma das línguas desde já, quando for visitar seus amigos ano que vem já contará com ela. E, além disso, lá adquirirá uma baita experiência e também moldará a pronúncia. Quando voltar, tenta um teste de proficiência que aposto que será ótimo. Se um dia você pretende trabalhar em sua área no Canadá, mesmo que de início não o faça, precisará dominar eximiamente outro idioma.
Vai por mim, um ano e meio atrás eu gaguejava o inglês. Estudei muito por conta própria e depois em escola ESL. Hoje, dou aulas dessa língua numa escola gigante do Sul do Brasil. Sim, 1 ano e meio depois. Nada é impossível 🙂
Para dar uma estimada na sua carreira, é interessante dar uma olhada aqui: http://www.jobbank.gc.ca/wage-outlook_search-eng.do?reportOption=outlook e aqui: http://www.jobbank.gc.ca/wage-outlook_search-eng.do?reportOption=wage
Espero ter te ajudado! Vai fundo! 😉
Muito obrigado, Cássia
Vou dar uma olhada nesses links q vc passou. Valeu.
Vc mora no Brasil ou no Canadá ?
Oi novamente Jean! =)
Atualmente moro no Brasil. Pretendia ir já neste ano pro Canadá, mas não me matriculei na universidade a tempo e portanto as vagas pra estudantes internacionais se esgotaram. Então irei pro fall semester de 2016, começando todo o processo assim que abrir em outubro deste ano.
Legal estar atento à isso tembém: prazos. No meu caso eu não tinha os requisitos até aquela data então não daria mesmo certo, mas por simples descuido pode-se perder muito tempo.
Qualquer coisa, me adiciona no skype: cassiafrasson. Boa sorte!
Oi Cassia. Posso te add tbm no Skype? Morro de vontade de me mudar do Brasil desde a adolescência, mas não con heço ninguém no Cana dá 🙁 e como vc estámais
Muito legal o email enviado e a reposta… Não tenho blog/site ou qq coisa do tipo… Porém vira e mexe alguém me pergunta sobre isso.
Ok, ainda não conquistei o Canada que tanto quero (hopefully #Canada2015). Por enquanto vim explorar as terras aqui do rodapé direito do mapa (NZ).
Cheguei na NZ fazendo college (o mais barato msm rs) que me garantiu o visto de trabalho part time.
Neste meio tempo consegui um empregador bom que suportou meu visto de trabalho e agora residëncia. 🙂
Enfim, o Caio está mais que certo de focar nesta dica.
É claro que existem pessoas e pessoas… Algumas conseguem que a sorte bata na porta. Outras sairão a caça dela.
Assim como tem gente que quer apenas ouvir “se joga na vida” enquanto outras pensam “massa, se eu começar juntando hoje em breve estarei lá”
Olá Sara, eu normalmente não gosto de pedir respostas mastigadas, fazendo perguntas como: O que eu preciso para conseguir permanecer em X país, mas eu gostaria de te fazer 3 perguntas, se você quiser responder ficarei grato. 1 – Numeros, quanto é preciso ($) para fazer um college na NZ? 2-Após acompanhar vários canais do youtube e sites bons como este, eu percebi que a migração para a NZ pareçe ser mais fácil, isto é devido a quantia de vagas de emprego disponíveis? 3-E valeu a pena… morar na NZ aliando ao fator custo de vida, vale mais a pena do que no Canadá?
Kaio eu tenho uma dúvida. Sou recém formada em engenharia química, caso eu tenha interesse por exemplo em fazer um mestrado no Canadá seria necessário fazer o collegue por 1 ano ou poderia tentar o mestrado direto? O Canadá oferece bolsas de estudos? Obrigada!
Olá Samanta,
Bolsas de estudos são muito restritas e você teria que consultar cada instituição pois eles possuem suas próprias regras sobre isso (mas já adianto que é bem difícil).
Sobre o mestrado, eu acredito que você teria que fazer uma validação, mas vale lembrar que isso pode variar de acordo com as regras de regulamentação de cada província.
Abracos, Caio
Excelente post como de costume Caio, parabéns!
Algo que me deixa com a pulga atrás da orelha é: Por que a mídia divulga tanto que o Canadá está de portas abertas?
O que quero dizer é, aparentemente está aberta mas existe uma catraca seletiva ali (que a mídia não divulga muito ou nada).
A mídia exibe a imigração canadense de uma forma tão simples…
Abraços!
É exatamente isso que acontece. Haja vista o tempo de concessão, por exemplo para residência permamente, que são diferentes dependendo da procedência. Famílias e pessoas pertencentes a países com problemas de guerras e minorias étnicas tem sempre preferência. E depois que lá vivemos, identificamos que há sim, um exagero na informação divulgada relativa à imigração quanto à facilidade, mas que não realidade não é verdadeira, infelizmente!
Olá Guilherme,
Isso acontece pq a mídia não entende nada de imigração..rs
O Canadá está aberto sim a novos imigrantes porém não é um processo simples e exige muito do candidato. Como você bem disse, é uma catraca bem selectiva, mas é possível.
Abraços, Caio
Sem contar que um diploma conquistado no Canadá sempre será melhor visto pelos empregadores aqui do que diplomas conquistados no Brasil.
Olá Caio, tudo bem? Morei 11meses em Vancouver , mas tive que voltar para o Brasil para aplicar para o visto de Live In caregiver. No final foi reprovado por mudarem as leis no final do ano (apliquei em Janeiro deste ano) e disseram que eu poderia reaplicar com o novo documento de acordo com a nova lei, mas eu não quis insistir nisso porque no final a família que seria minha sponsor não era tão bacana e eu ficaria “presa” à eles por um tempo , então resolvi voltar para o Canadá para buscar minhas coisas e agora que estou aqui não quero ir embora, lógico. 🙁
Enfim.. tenho vários amigos fazendo college e sei o quanto este fator ajuda mas eu não tenho condições de começar um curso no momento . Meu namorado é canadense e namoramos desde Junho do ano passado, tem alguma opção além de ele ser meu sponsor? Como sponsor ele tem que provar uma renda muito alta, será que haveria outra solução? ? Muito obrigada e parabéns pelo blog, tem ajudado muita gente que assim como eu chega aqui perdidinha.
Olá tha,
Fico feliz em saber que meu blog esteja te ajudando.
Seu namorado (seria mais fácil se fosse “marido”) não precisa comprovar renda alta para um processo de sponsorship de spouse. Esse é o processo mais simples que existe, basta vocês confirmarem que é uma relação verdadeira e estável.
Abraços, Caio
Prezado Caio
Tenho 58 anos, viúva pensionista com graduação em Serviço Social. Gostaria muito de imigrar para o Canadá principalmente Vancouver ou Victoria. Gostaria de saber se eu, não precisando trabalhar poderia ser voluntária. Existe a possibilidade?
existe, mas isso nao ajuda a imigrar
se matricula num college, faça uma pos e faça trabalho voluntario!
Bom creio que pode ser adicionado mais uma opçao para o nosso amigo, atualmente foi REABERTO O MANITOBA PROVINCIAL NOMINEE PROGRAM FOR BUSINESS, basta ter U$ 100,00 para abrir uma empresa lá
Marco Castro, o valor é de 100.000,00 U$
verdade, faltou 3 zeros na minha resposta… obrigado
Olá!
De acordo com o site
http://www.immi-canada.com/blog/reaberto-o-manitoba-provincial-nominee-program-for-business/
não é CAD$100,00 e sim CAD$100.000,00. Sería muito fácil né?
Abcs
Boa noite Caio tudo bom?
Estou decidida a ir para o Canadá no final do ano que vem, junto com meu namorado!
Através deste post de hoje percebi da maior facilidade que tem para conseguir visto e permissão de trabalho cursando um college!
Eu até tenho interesse em me especializar na minha área que é moda! Mas primeiramente não sei como é vista está profissão ai no Canadá, se existem oportunidades de emprego na área!
Hoje trabalho como assistente de compras que também se enquadra como assistente administrativo!
Minha intenção é de fazer inglês aqui até o ano que vem, tenho uma noção básica, porém ainda assim gostaria de aprimorar melhor no próprio Canadá, primeiramente antes de cursar o college!
Preciso de umas dicas, qual seria a melhor opção, se eu disser que inicialmente vou cursar inglês e depois o college se eles concedem-me à permissão para trabalhar!
Também estava pensando em me casar antes de ir se é mais favorável ou indiferente…
E quais são as formas para se inscrever nestes programas em que as pessoas já vão com emprego!!
Espero que possa me ajudar!
Muito Obrigada!!
Sou professor , tenho 43 anos, solteiro sem filhos. Não falo francês, meu inglês é fraco. Tenho alguma chance de imigrar para o Canadá?
só se aprender ingles
Olá Stephanye,
“se eu disser que inicialmente vou cursar inglês e depois o college se eles concedem-me à permissão para trabalhar”. Resposta: não, você precisa estar matriculada.
Eu sugiro que você dê uma pesquisada nos materiais (aqui no Blog e Podcasts) que publicamos anteriormente pois grande parte dessas dúvidas iniciais foram respondidas em algum momento nos conteúdos anteriores.
Abraços, Caio
Oi, Caio, li essa matéria e achei muito interessante, meu caso é um pouco diferente. Sempe tive vontade de imigrar mas por problemas familiares nunca me foi possível, mas o tempo passou, hj estou com 61 anos e com muito desejo de buscar novos horizontes. VC acha que tenho chance de frequentar um College aí? Sou advogada, assistente social, professora de educação infantil, secretária e falo um pouco de inglês, mas voltei a estudar pensando na oportunidade de imigrar.
Olá Wilma,
É difícil imigrar com 61 anos mas fazer college não há problema algum.
Abraços, Caio
Olá,
Antes de qualquer coisa quero que saibas que eu sou a pessoa mais determinada a imigrar para o Canadá do universo! Kkkk
Dito isto, gostaria de saber se sua instituição tem alguma ligação com esses cursos superiores de curta duração (1 ano), conforme você comentou no post acima ou indica algum curso nesse perfil.
Grato,
Antônio Neto
Olá Antonio,
Não entendi muito bem sua pergunta. Eu não possuo nenhum tipo de “instituição”. Caso você esteja perguntando sobre a agência de intercâmbio…. não, não possuímos estes tipos de cursos.
Abraços, Caio
Olá Caio, eu venho seguindo o seu blog e gosto da forma objetiva como explica todos os pontos relativos ao processo de imigração. No meu caso eu já sou residente permanente, estou no meio de um doutorado e penso que não é sensato eu voltar para a universidade para fazer um college. Estou muito desiludida com todo este processo, pois estive em Alberta por muitos meses e todas as candidaturas que fiz foram recusadas. Gastei algum dinheiro para me tornar residente e confesso que tinha expectativas em ser logo absorvida pelo mercado de trabalho. Não consegui nenhum trabalho e quando conversei com algumas pessoas, sempre recomendaram-me um college. Para mim não faz sentido algum o não reconhecimento de diplomas estrangeiros. Talvez houvesse alguma oportunidade na área das limpezas…Conclusão, abandonei o Canadá e voltei para a Europa onde vivo há muitos anos.
Olá Denise, bom dia;
Em que lugar da Europa você reside?
Tenho vontade de sair do Brasil, mas ainda estou em dúvida para onde ir exatamente e também onde posso ter mais chances de migrar sem um diploma universitário. Tenho experiência como piloto de testes e como consultor técnico em concessionária, mas essa função não é valorizada aqui como é fora, como nos EUA, Inglaterra ou Alemanha, por exemplo.
Agradeço qualquer informação que possa me passar.
Vi bastante gente desconfortável com a ideia de fazer uma nova graduação, mas o PGWP também é válido para pós graduação. Eu estou optando por não fazer uma nova graduação, mas sim uma especialização. É um pouco mais caro, mas se não contarmos só a possibilidade do PGWP é um senhor upgrade no currículo.
Verdade, eu penso em fazer alguma pós graduação lá. Tenho 19 anos e me formo em administração com uns 22. Aí eu pretendo aplicar para bolsas de estudos. Meu inglês atualmente é intermediário, mas até lá ele vira avançado.
Vou juntando dinheiro aqui e ali pra estar preparada para quando chegar a hora.
Iai Caio, tranquilo? Cara eu to querendo ir pra província de Québec! Eu jogo futebol e apareceu uma boa oportunidade por lá (Montreal) mas minha duvida é quanto ao visto. Fiquei sabendo que atletas não precisam de visto para entrar no Canadá mas ainda tenho duvidas. Me ajuda ai cara kkkkk. Abraço
Olá André,
Atletas precisam de visto sim (e se não me engano um visto de trabalho).
Abraços, Caio
Caio, quais são as províncias que tem Processo Provincial (Visita exploratória) aberto? Ou onde posso encontrar essa informação?Somos assinantes da área VIP. Obrigada.
Olá Lenuza,
Que eu me lembre agora, no momento não há nenhum. Isso também é devido ao início do Express Entry onde as províncias ainda estão se adaptando ao novo processo e selecionando os candidatos por lá.
Abraços, Caio
Olá, Caio tudo bem?
Seguindo sua orientação minha filha já está aí fazendo um curso de um ano com direito a trabalhar durante o curso e depois de concluído mais um ano de licença de trabalho integral.
Mas ela está preocupada e não sabe como aplicar para ter esse direito. Até porque para fazer aplicação é necessário ter em mãos o diploma e quando isso acontecer ela já estará ilegal.
Favor, me oriente com ela deve agir!
Obrigado!
Olá Antonio,
Assim que ela se formar ela precisa aplicar para o PGWP. Peça para ela falar com o pessoal do college para ter uma orientação mais precisa sobre o documento que precisa ser enviado para fazer essa solicitação para o PGWP.
Abraços e fico feliz em saber que sua filha já está aqui no Canadá estudando.
Caio
Eu tbm não queria gastar dinheiro com uma faculdade ai no Canada, mas nesse blog vi que é mais vantajoso embora caro, tbm estou disposto a arriscar tudo para realizar esse meu sonho!
Caio,
venho acompanhando os posts já há algum tempo. Sou formado em TI e trabalho em uma gde empresa de TI. Já fiz a validação do diploma na WES (conforme instruído em um dos posts) e estou correndo agora atrás do IELTS.
Estou vendo que fazer uma pós no Canadá talvez seja a melhor saída neste momento. Porém um amigo chegou recentemente no Canadá através do programa de intercâmbio de coop, aonde irá estudar por 4horas e poderá trabalhar por 4 horas, diárias. Está não seria uma ótima solução para quem quer arrumar contato e conseguir um emprego fixo por lá?
Obrigado.
Olá Filipe,
Essa é uma boa oportunidade apenas se você conseguir uma oferta de emprego porém trabalho feito durante o Co-Op não conta pontos em termos de imigração.
Abraços, Caio
Olá Caio!
Gostaria de dizer que acompanho seu blog há muitos anos. Mais precisamente desde meados de 2006/2007. Na epoca eu ainda era um adolescente recem formado no ensino medio com 18 anos. Alguns anos se passaram até então e, entre altos e baixos hoje estou totalmente disposto a tentar de tudo para alcançar o sonho canadense. Mas há uma duvida que talvez você possa me ajudar. Hoje não tenho dinheiro e nem formação para tentar qualquer processo. Escolhi então a estrategia de cursar Redes de Computadores, de aproximadamente 3 anos e tentar tirar o maximo de certificações nesse periodo e alem de tudo juntar o maximo de dinheiro. Visto isso, qual seria a melhor estrategia: Escolher uma pos-graduação no Canada para ter o visto de trabalho e assim conseguir os pontos necessarios para o Express Entry? Lembrando que tenho esposa e filha. Um grande abraço e Parabens mais uma vez.
Olá Cadu,
Você é então o leitor mais antigo aqui do blog 🙂
Sim, essa sua estratégia é boa porém não deixe passar tanto tempo como você deixou desde 2006
Abraços, Caio
Oi Caio,
Quando teremos novos hangouts na área vip??
Att, Jó Tostes.
Olá Jó,
Ainda não temos uma previsão sobre os hangouts. Estou em processo de atualização de alguns conteúdos de imigração e novos materiais que serão adicionados nas próximas semanas e meses.
Abraços, Caio
Olá Caio,
Com a base de contatos que vocês possuem, já ouviram de algum brasileiro que conseguiu ser chamado nas primeiras chamadas do EE?
Estou fazendo um curso para o IELTS e vou fazer o teste em um mês, mas ainda da tempo de eu escolher entre tentar o EE ou o PGWPP. Sou engenheiro e mesmo tendo minha area em alta demanda no Canada vi os comentarios de vocês a respeito da seleção apenas por exclusão independente da area em demanda.
Abcs
Olá Willian,
Ainda não conheço ninguém que tenha passado pelo EE. Temos que aguardar um pouco mais ainda para poder ter uma previsão melhor de como o EE vai se comportar em relação as regras e notas de corte.
Abraços, Caio
Faz 3 semanas que cheguei em Vancouver e realmente estou apostando todas as minhas fichas aqui. É como Caio disse, tem gente disposta a fazer tudo que estiver ao alcance. Gastar todo seu dinheiro, trabalhar com o que for necessário, começar como estagiário novamente mesmo tendo 10 anos de experiência no Brasil. Não está sendo nada fácil, mais tenho certeza que daqui alguns anos vou poder dizer com orgulho que tentei e consegui!
sucesso e boa sorte!!! Não desanime NUNCA!!
Boa Sorte Tiago!
Fico feliz em saber que já está por aqui.
Siga firme nos seus planos!
Abraços, Caio
Oi Caio,
Quando irá liberar novas inscrições para a área vip?
Obrigada!
Olá Sarah,
Agora no final de março.
Abraços, Caio
Olá Caio, Bom dia;
Nunca ouvi falar de cursos superiores de 1 ano, você sabe quais são os cursos disponíveis, ou onde posso achar essa informação?
É que tenho 37 anos e não tenho formação universitária, mas tenho inglês muito bom e gostaria de migrar, minhas experiências são como piloto de testes de pista com veículos e como consultor técnico em concessionária.
Obrigado pela atenção.
Olá Clodoaldo,
Eu sugiro que você dê uma pesquisada nos materiais (aqui no Blog e Podcasts) que publicamos anteriormente pois grande parte dessas dúvidas iniciais foram respondidas em algum momento nos conteúdos anteriores.
Abraços, Caio
Olá Caio, Tudo bem ?
Gostaria de perguntar-lhe rapidamente se é verdade que seu
for com minha esposa no Canadá e ela tiver um filho ai o governo dá um auxílio de 3 mil dólares por filho ?
É verdade essa informação ?
Se sim, como seria isso ?
Obrigado amigo
Abraço
Alexandre
Olá Alexandre,
O governo ajuda sim mas o valor vai variar muito da província e da sua renda anual.
Abraços, Caio
Oi Caio,
participei de um workshop sobre o Canadá, e eles enfatizaram muito sobre quebec, porém realmente nós brasileiros temos aquele medo do francês. Falaram sobre Manitoba porém tem alguns critérios rigorosos pra ir pra la, ter um padrinho, carro próprio entre outros. Falaram sobre outras províncias porém disseram que a economia não é tão boa. Minha unica opção seria quebec mesmo? ou posso ter esperança que haja outra que seja inglês ao invés do frances?
Obrigada pelas dicass!!
Olá Letícia,
Existem diversas opções. Essas palestras que estão acontecendo no Brasil agora é da própria província de Quebec e por isso que eles precisam promover a província (pois eles possuem um processo separado do resto do Canadá).
Eu sugiro que você dê uma pesquisada nos materiais (aqui no Blog e Podcasts) que publicamos anteriormente pois grande parte dessas dúvidas iniciais (imigração para outras províncias) foram respondidas em algum momento nos conteúdos anteriores.
Abraços, Caio
Olá Caio, agradeço as informações que me envia, seus artigos são ótimos. Tenho 51 anos, sou casada, tenho uma filha com 21 anos e um filho de 16 anos, meu marido também tem 51anos, ele é Administrador de empresas e eu Engenheira Civil. O Brasil a cada dia, fica mais difícil de se viver, tenho uma renda razoável, casa própria, mas apesar disso com os últimos acontecimentos da política, fico mais decepcionada em pagar tantos impostos aqui e não serem bem aplicados. Por esta razão venho seguindo suas publicações. No meu caso acha que devo me esforçar para imigrar?
Olá Giselle,
Serei bem direto: invista nos seus filhos. Mande eles estudarem e fazerem uma faculdade aqui no Canadá. Essa é a melhor chance que vocês tem. Depois que eles imigrarem, você pode vir com o Sponsorship ou Super-Visa.
Abraços e Boa sorte
Caio
Olá Caio,
Parabéns pelo ótimo trabalho feito por você e o Guilherme!
De fato, também acredito que fazer faculdade no Canadá é o caminho mais viável para que almeja uma futura permissão de trabalho legal e consequentemente a imigração.
Infelizmente, essa alternativa está se tornando ainda muito mais cara do que o normal, pois nosso país passa por uma grave crise política/econômica/financeira, o que faz com que a economia oscile bastante. No caso, estamos sofrendo muito com a alta desparada do dolar americano, o que acaba também influenciando a o preço do dolar canadense…
Bom, mas é isso, a questão principal é o planejamento de longo prazo e a persistência!
A propósito, quando teremos mais podcasts?
Grande abraço.
Outra dúvida que só me veio à cabeça agora: por que vocês não estão mais vendendo pacotes de intercâmbio com duração acima de 12 semanas?
Mais uma vez, obrigado!
Só queria adicionar alguns comentários no que se diz ser um processo “fácil” de imigração para o Canadá:
1) Você vai ter que ter o IELTS em um bom nível para entrar em um college no Canadá. Se não tiver isso, vai ter que gastar mais dinheiro fazendo um curso de inglês da faculdade e que também está sujeito a reprovação;
2) Você vai ter que ter os mesmos 22 mil nas conta além do valor do curso para obter o visto de estudante. Eles vão exigir que comprove que você tenha condições de se sustentar durante o primeiro ano;
3) Nada garante que depois do college você vai conseguir obter um visto de residente permanente.
Na minha opinião, o jeito mais fácil é sair do Brasil com o visto de residente permanente. Se não conseguir isso, daí terá que arriscar e colocar um bom dinheiro para ver se irá conseguir.
Olá, Alexandre!
Gostei do teu modo de enxergar as coisas. Obrigado pela contribuição.
Excelente! Suas dicas são sempre muito boas… com sinceridade e objetividade! Parabéns!
Obrigado Michelle,
fico feliz em saber que meu trabalho esteja te ajudando.
Abraços, Caio
Muito boas as suas dicas Caio
Estou no ultimo período de TOLOGIA e quero fazer pós, mestrado e doutorado nessa área u que você sabe a respeito desta área.
Posso ser um pastor ou um professor de Teologia após me formar. è o que amo fazer.
Kall
Caio, quero muito ter essa experiencia canadense, tenho nível superior e mestrado porem meu inglês ainda é basico. tenho 34 anos ,casada e filha de 3 anos. qual o caminho p ir sen ter inglês fluente?
Caio, acompanho seu blog faz um tempo e é, de longe, o melhor e mais experiente blog sobre o assunto. Pergunto => esses cursos de inglês que encaminham para o College (Pathways), e dão a “garantia” que eu serei aceito no College, e se esse College estiver dentro das normas do Governo, eu iei receber o PGWP, no 1ºdia de aula do College => quais escolas são as melhores para fazer esses cursos de ingleês? qual o custo desses cursos? o que tenho de fazer para me matricular estando aqui no Brasil? durante o curso posso trabalhar para me manter no Canadá? ao fim do curso, o que devo fazer para participar do PGWP? Grande abraço!!!
Caio, comecei a acompanhar seu trabalho recentemente e ja ví que serei seu próximo assinante VIP rsrs!
Dúvida: Sou analista programador a 7 anos porém nessa área, como você bem disse, o que conta é saber trabalhar, portanto não terminei minha faculdade aqui. Segundo as novas regras de 2015, eu só consigo imigrar pro Canadá indo ai fazer um college e tentar o PGWP? Ou para TI tem algum caminho mais fácil (ou barato rsrs) por não ser regulamentado? Por exemplo: Eu não ligo se tiver uma maneira de eu ir pra ai e trabalhar com QUALQUER COISA até conseguir algo de TI. Lavo louça, trabalho no Wallmart, importante é sair daqui! rsrsrs
Abraço e obrigado!
Olá Caio, estou aqui para agradecer as dicas. Me matriculei no Red River College, e estou indo em junho com toda familia!!!
Valeu!!
Olá Cristhiane,
Gostaria de saber onde é esse College e se voce tem filhos pequenos que é o meu caso.
OBRIGADA,
ANDREIA
É bom lembrar ao Fabiano que ele pode adquirir o visto fazendo uma pós de um ano ou mais, assim ele não estará vendo o que já sabe,mas adquirindo mais conhecimento, que seria válido no Canadá ou em qualquer outro lugar (worst case cenario). Visitei alguns Colleges em Toronto, mas infelizmente ainda passo uns anos para poder juntar o dinheiro necessário. Agora, ouvi dizer que o PGWP estaria com os dias contados. A ver o que acontece.
Boa sorte a todos!
Obrigado pela dica, Bia!
Aí a coisa já melhora! Pena que está perigando acabar! 🙁
E na área de TI, se está faltando profissionais como acompanho as publicações, express entry creio que não será problema… Ou estou enganado?
Alguém do blog ou o próprio Caio poderia me ajudar?
Tenho 48 anos. Economista, MBA e carreira consolidada no Brasil mas gostaria muito de dar a oportunidade a meus filhos de cursarem um College ou University no Canada e a partir disso buscarmos nossos vistos de permanência pois nosso maior objetivo como família hoje é morarmos no Canadá de forma legal e produtiva . Meu filho ( 22 anos ) já cursa faculdade aqui e é piloto comercial o que facilmente permitiria a ele trabalhar enquanto faz o curso dentro das regras de 20 horas semanais. Minha filha ( 17 anos ) irá iniciar a faculdade em 2016 (quando terá 18 anos ) pois está concluindo o High School nos Estados Unidos e poderia também trabalhar as 20 horas semanais( ambos os filhos falam fluentemente inglês )
Eu posso aplicar para um Post-Graduation em qualquer província ?
Todos nós já temos vistos de turistas do Canadá, uma excelente reserva financeira e falo razoavelmente bem o inglês ( talvez consiga o 5 de nota necessária ). Minha esposa tem a mesma idade mas o nível de inglês é mais básico. Como ela já é formada, poderia também solicitar o visto para uma pós…
Isso seria uma estratégia interessante?
Ola Caio, parabens pelos post que me tirou algumas duvidas, mas que tambem fizeram surgir outras rs. O processo de imigracao para o Quebec esta parado no momento? E so posso tentar o processo para la se tiver uma oferta de emprego? Em abril que voce cita que vai reabrir seria o processo para tentar a imigracao sem a oferta de emprego? Eh possivel imigrar estando nos EUA (pois estou como acompanhante de estudante, meu esposo, aqui ha 8 meses), ou tenho que voltar para o Brasil e aplicar de la? Grata.
Pelas minhas consultas, verifiquei que se fizer um mestrado em algumas areas a pessoa pode aplicar para o PNP de BC sem precisar da job offer. Fiquei bastante pensativo nisso, ja que meu objetivo era mudar de area. Mas pela imigracao, creio que vale o esforco. Vou consultar melhor o mestrado na UBC.
O autor do texto deste post, na verdade não está tão interessado em sair do Brazil e da sua zona de conforto. Em 2001, tinha 30 anos e fui para os USA, com visto de turista, fui com uma proposta de trabalho, mas para tentar mudar o visto quando já estava lá. Depois dos atentados de New York, tudo mudou e não conseguindo mudar o visto fui para o sub-emprego. Em 2006 comecei um business e com muita dedicação consegui superar os obstáculos normais que um imigrante enfrenta. Depois de perder meu pai para um câncer, vendi o business no final de 2011, e voltei para o Brasil, ouvindo maravilhas da nossa pátria amada.
Todas as minhas expectativas foram frustradas nesses 3 anos e pouco que estou aqui. Comecei um negócio aqui tbm, que está indo razoavelmente bem, mas considerando a situação geral do país, e sem perspectiva nenhuma de que haverá mudanças, já estamos planejando nossa segunda saída. O Canadá é uma opção bastante próxima. A idéia é que a esposa vá para um college e eu possa trabalhar, e NÃO me importo em trabalhar para os outros para conseguir alcançar o objetivo principal, que será a residência permanente.
Boa noite, respeitável senhor.
“Zona de conforto”. É um termo que está na moda. Bem interessante de se colocar em um post. Chama a atenção.
Mas eu gostaria de lhe esclarecer que, cada caso é um caso. Eu não posso simplesmente sair daqui do Brasil, que bem ou muito mal é o meu país, e me aventurar com minha esposa (que ainda não fala inglês), um filho de 3 anos e outro de 11 em um país totalmente diferente, sem nunca nenhum de nós termos pisado em qualquer país estrangeiro que seja. Não se trata de uma mudança de casa na mesma cidade, onde nós levamos nossos móveis, nossos empregos continuam nos acompanhando, continuamos falando o mesmo idioma e comeremos a mesma comida de sempre. É uma mudança radical, que merece estudo, poupança e percepção do impacto que tal mudança trará às nossas vidas. Diferente de você eu não vou com visto de turista tentar trabalhar em país algum que seja, porque onde eu chegar quero ser tratado com dignidade. Sub-emprego, nem pensar. Não que eu realmente não queira, mas eu não tenho resistência física para passar dias trabalhando em serviços braçais. É só uma questão fisiológica. Também não vou levar a minha esposa para se prestar a este papel e nem meus filhos. Se o amigo não se importa em trabalhar para os outros, ótimo. A mim não me agrada. E eu tenho certeza de que das mais de 50 maneira de se imigrar para o Canadá deve haver alguma que se encaixe com o meu perfil. Se não tiver, paciência. Escolho a opção que mais se aproxima.
Lamento pelo seu pai.
Espero que você consiga escapar desse campo de concentração que é o Brazil.
Mande notícias.
Caro Fabiano,
Concordo em todos os pontos que vc comentou, mas com algumas observações.
Primeiro: Quando fui para USA, não conhecia nada de imigração e tbm não se falava muito, pois quem conseguia visto, somente ía e ficava. Fui inocente por não ter pesquisado sobre as consequências de não ir com o visto próprio, e paguei um preço muito alto, quando não pude visitar meu pai enquanto em vida, diante disso, não recomendo a ninguém sair do Brasil, sem o visto adequado. Segundo: Os USA e tenho certeza o Canadá também, tratam com dignidade as pessoas, independente do tipo de visto que se tenha. Apesar de ter entrado com visto de turista, nunca fui desrespeitado nos EUA, pelo contrário, fui tratado como qualquer outro residente. Em relação a sua esposa e filhos, eles nunca serão discriminados, principalmente as crianças que, por causa da idade, terão MUITO mais facilidade na adaptação e em aprender o idioma.
Terceiro: Sub-emprego nos USA ou Canadá não reduz a dignidade de ninguém, pelo contrário, os trabalhadores que optam por prestação de serviços, em sua grande maioria acabam se tornando self-employed, e abrindo sua pequena empresa. Minha esposa, trabalhou como diarista no Hawaii, onde moramos por 10 anos, até engravidar do nosso segundo filho, trabalhava de segunda a sexta, no máximo até 3 da tarde, e fazia em média US$3mil mensais.
Quarta: Trabalhar para os outros no início é uma forma de se educar em um novo ambiente, de aperfeiçoar o novo idioma, de fazer “networking”, e de conhecer possibilidades para depois voar com as próprias asas.
Tenho a impressão que vc deve ter o mesmo perfil que tenho – sou um entrepreneur. Sei que não serei employee por muito tempo. Algumas vezes teremos que renunciar algumas coisas, para conquistar outras. Quando você receber o seu Permanent Resident Card, e perceber que o esforço de passar por um College (Um ou dois anos, não esqueça), ou de ter trabalhado para alguma empresa que pode ter sido o teu sponsor, você dará importância e valor e verá que valeu muito a pena.
May God bless you and give you wisdom to pursue your dreams!
Olá, Caio!
Faz pouco tempo que tenho acompanhado o seu blog e realmente quero parabenizá-lo pela qualidade das informações. Os meus planos são um pouco diferentes e eu gostaria de saber a sua opinião: eu pretendo fazer um doutorado sanduiche no canadá (Vancouver). Esse tempo como ‘aluna visitante’ contaria para o PGWP? Obrigada! e mais uma vez parabéns pelo blog!
olá caio tudo bem?sou cabeleireira falo ingles.tenho enteresse de migrar no canadá.ja algum tempo veio tendo essa vontade de ir pro canada,só que nao conheço ninguém que mora. se nao for pra trabalhar na minha areia,nao tem problema trabalho em qualquer coisa,quero sair do brasil.será que tem chances para mim mesmo eu nao conhecendo ninguem?
Ola. Não há o mais o forum, aqui, correto?
Bom, espero que consiga uma resposta,por favor
Gostaria de saber sobre a imigração self-employed (eu e minha esposa somos fotógrafos).
Trabalharíamos para outros estúdios de Vancouver
abs
Caio,
Acompanho o seu trabalho há menos de um ano e gostaria de saber se uma pessoa com 54 anos pode se inscrever em uma faculdade em Alberta, Toronto ou Quebec pra aprender ou aperfeiçoar idiomas? Qual seria a forma adotada?
Olá, Caio!
Eis me aqui!
Obrigado pela resposta tão pomposa. Um post dedicado! Me senti lisojeado. Até um amigo meu veio falar comigo no skype me zoando! Heheheh…
Enfim! Ainda me incomoda o fato de eles não aceitarem um diploma de curso superior expedido em outros países. Às vezes acho que a intenção do governo do Canadá é que gastemos todas as nossas economias em uma determinada área, propositalmente. Isso é chocante mas é a minha opinião. Ainda gosto muito do Canadá, mas vejo que eles não estão precisando tanto de trabalhadores qualificados. Acho que eles estão precisando mais é de dinheiro. Os trabalhadores qualificados seriam apenas um bônus, um saldo no final do processo. Se você faz um college, é garantido o Canadá receber seu dinheiro no college, mas ninguém garante que depois de terminar o college você será chamado pra trabalhar e tudo dará certo dalí em diante. Se deu, ótimo! Você vive feliz para sempre. Se não deu, você volta pra casa duro e o governo embolsou o seu dinheiro. Se realmente o governo Canadense estivesse precisando de mão de obra qualificada receberia de braços abertos os TRABALHADORES JÁ QUALIFICADOS EM SEUS PAÍSES DE ORIGEM e não os faziam se formar de novo no Canadá. Isto não faz sentido. Mas eu ainda vou continuar explorando a ideia de imigração para o Canadá. É um país maravilhoso do qual eu só ouço falar bem. Vou me inteirar das outras mais de 50 possibilidade de imigrar para o Canadá. Quem sabe não aparece uma que é a minha cara? College não é a minha praia. Pelo menos por enquanto. Se não houver nenhuma saída, seguirei por ele. Amo o canadá, porém, as reais intenções do governo, a mim não passam despercebidas.
Obrigado mais uma vez!
Fabiano Vasconcelos
Olá, Caio, tudo bem?
Li esse post e li outro que você explica sobre o novo processo de imigração aí para o Canadá (que por sinal foram muito esclarecedores). Se eu não me engano, o novo processo de imigração determina que é necessário ter por volta de 1500 e poucas horas de experiência na área profissional que eu desejo declarar. Eu me formei em engenharia mecânica agora em dezembro de 2014 e a única experiência oficial que eu tenho na área é um estágio em engenharia. Para esse novo sistema, é válida a experiência requerida na forma de estágio?
Caio/Pessoal,
Eu concordo com essa estratégia apresentada, mas ainda fico confuso com a questão do visto pós-estudos (college/university, cursos de 1-2 anos).
O que me confunde muito é o seguinte: fiz o curso, de dois anos. Posso trabalhar por mais dois agora. Bacana. E aí? Essa permissão de trabalho é algo que vc tem automaticamente ou algo a que vc é elegível? Ou seja, essa permissão é dada pelo governo a você diretamente ou ela é dada através do sponsor de um empregador (e, portanto, sua permissão fica vinculada ao empregador)?
Se alguém conseguir responder a essa pergunta, ficaria muito grato e acho que ajudaria muita gente. Obrigado!
Olá Gustavo,
A permissão de trabalho (PGWP) pode ser obtida após você terminar seu curso no college. Ela não está vinculada com empregadores.
Ela não é emitida “automaticamente” pois você precisa solicitar e comprovar que terminou seu curso mas é um “direito” seu em pedi-la após o termino do curso.
Abraços, Caio
Caio, boa noite.
Agora tenho assistido muito os pod, com bastante frequência, mas são muitos, só não consegui acessar os do itunes, mas tenho algumas dúvidas existe alguma forma de sana-las por e mail?
Caio, um curso que me interessa é o auxiliar de dentista, como chamam aí, dental assistant, quais os colleges que possui ele, e porque odontologia é muito caro aí, significa ser uma área promissora? após terminar o inglês o que os colleges pedem para a matricula, ou é só efetuar a matricula?
Muito obrigada até !
Caio, me encontro mais ou menos na mesma posição da pessoa do texto.
Sou casado, 26 anos, superior tecnólogo, e comecei esse ano curso de inglês intensivo.
Trabalho com Logística e Planejamento, sou expert no software Primavera P6 utilizado no mundo todo, e sou certificado pelo PMI.
Quais minhas chances de consegui um trabalho no Canadá?
Caio,excelente post!!!!
Eu ia escrever um texto gigante criticando a postura e atitude de muitas pessoas mas me indispor com elas não traria resultado algum…
A única coisa que posso falar é o seguinte: Vocês acreditam que o nível de ensino médio/superior oferecido aqui no Brasil é comparável com o do Canadá?
Porque será que o processo todo é “facilitado” para aqueles que buscam uma formação acadêmica no Canadá? Reflitam bastante sobre isso antes de criarem conspirações sobre isso, comparem a grade escolar de um estudante de high school no Canadá com um de ensino médio do Brasil para verem o abismo de diferença…
Fernando sem querer polemizar ou começar uma briga. É só um depoimento do que aconteceu cmg. Eu uma amiga minha que a família dela imigrou para o Canadá quando nós tínhamos 12 anos, ou seja, 6a série. E nunca perdemos contato. A família dela foi pra Winnipeg e a minha mora em São Paulo. Bom, com o passar dos anos, fomos vendo as diferenças entre as escolas até que ela veio quando nos formamos
Resumindo: não generalize! Ela pegou a minha apostila do colégio w tinha matéria que ela simplesmente nunca tinha visto na vida. Isso porque seguimos a mesma área na faculdade, então ela teoricamente viu as mesmas matérias que eu. Não viu e na faculdade a minha formação é muito mais completa.
Pois é Flávia. Eu vi este comentário hoje pela manhã e ainda não tinha tido tempo de responder.
Pois bem, caro amigo Fernando. Gostaria de entender o que o senhor quer dizer com conspiratório. Por acaso o assunto é um tabu que não possa ser questionado ou contrariado? Eu aprendi nas aulas de filosofia da 7ª série uma premissa que muito me tem servido até hoje: nunca aceite nada sem questionar.
Pois bem. Não sei se o amigo notou, mas aqui não falei de ensino médio. O meu assunto foi nível superior. Mesmo que eu tivesse falado a Flávia veio explicar e me poupar.
Mas falando em ensino superior, por acaso eu trabalho em uma universidade. Veja bem: eu trabalho em uma universidade (com ensino, pesquisa e extensão), não em uma faculdade, que são duas coisas diferentes. E universidade Federal. (UFC – Universidade Federal do Ceará). Gostaria de lhe esclarecer quanto a qualidade do ensino superior do Brasil.
Lá, todos os semestres eu vejo sair (se formar) “senhores” profissionais, que não devem em absolutamente NADA para formandos de outros países. Pessoas realmente qualificadas e que estão aptas e que muitas vezes vão fazer suas pós-graduações em outros países, inclusive o Canadá. Vejo isso frequentemente! Claro, existem alunos que não querem nada, aqui e lá no Canadá. Nos EUA e na Indonésia. Em toda parte!
Convido você a visitar e conhecer uma universidade federal do Brasil. Se for aqui na minha, eu mesmo, pessoalmente lhe guiarei em uma visita aos diversos campi espalhados pela região metropolitana de Fortaleza. Isso sem falar no interior do estado do Ceará. Lhe apresento os professores, muitos com mestrado e doutorado em países de primeiro mundo, lhe apresento os laboratórios de pesquisa, lhe apresento AS bibliotecas (TODAS, pois são várias), lhe apresento o restaurante universitário, os dormitórios dos internos, os projetos de extensão, enfim, reserve aí uns 15 dias pra gente ver tudo corrido, ok? Porque se for pra ver com calma, bote um mês!
Só pra terminar: a UFC tem um orçamento anual de 1 bilhão de reais! Orçamento anual de verdadeiras cidades, e nem todas tem esse orçamento.
Resumindo: não generalize. Até mesmo na iniciativa privada nós temos boas instituições no Brasil. Outra coisa: não há motivo plausível algum para que o Canadá rejeite os diplomas de graduação de certas IES do Brasil e do mundo. A Alemanha, por exemplo, um dos países mais estáveis e ricos da Europa, recebe o imigrante 10x mais fácil que o Canadá. Seu diploma lá é validado rapidinho e você começa a trabalhar sem maiores percalços. Por quê? Tire suas próprias conclusões. E olha que eu não falei da França, Holanda, Itália, etc.
Isso tudo significa que eu estou chateado com o governo do Canadá? Absolutamente! Cada governo tem o direito de exigir o que achar melhor pra que seus imigrantes tenham o direito de morar. Nem tampouco vou desistir dos meus planos de ir pro Canadá, porque eu já tenho isso como meta e porque o Canadá é um EXCELENTE país pra se viver! Mas eu não engulo tudo que me dizem não. Fato!
Obrigado ao Caio por este espaço democrático para debate.
Olá Caio,
Fiquei com uma dúvida em um dos seus comentários:
“será praticamente impossível se qualificar para esse processo no momento atual. ”
Tenho um ótimo ingles, pontuação boa no IELTS, o dobro do valor necessario de $$ e experiencia de mais de 12 anos. Mesmo assim ;e praticamente impossivel conseguir o Express Entry sem ter uma oferta de emprego ou convite de provincia?
Att,
Juliana
Olá Juliana,
Sim, você não se qualificaria agora para o Express Entry. A última nota de corte foi 735 pontos, ou seja, apenas pessoas com ofertas de emprego ou nomeação por províncias foram chamadas.
Abraços, Caio
Caio, mas eu ficaria no job bank deles até 1 ano, certo? Ou nem entraria no job bank por não ter a oferta?
O corte com 735 foi para somente entrar no job bank?
Caio,
No meu caso, eu me formo em administração em julho e poderia fazer uma pós lá. No entanto, tenho um filho de 5 anos, ou seja, necessitaria de uma renda lá para sustentá-lo e ter acesso às escolas para matriculá-lo.
Como funciona neste caso, até para conseguir o visto e a escola para ele? Outra preocupação minha é com o sistema de saúde e como teríamos acesso!
Desde já, obrigada.
Boa noite, Carla.
Tmb estou na busca da melhor forma de imigrar para o Canadá (Toronto) e a minha maior preocupação tmb é a minha filha q tem apenas 8 meses. Tmb gostaria de saber como funciona a saúde e escola. Caso vc consiga alguma informação e puder me passar, eu agradeço.
Abs.
Estou com a mesma duvida de vocês! Quero ir pra fazer uma pós (e quem sabe não voltar mais para o Brasil!), mas tenho um bebê de 6 meses. Então, faço das palavras da Carla as minhas… rsrs
Boa tarde Caio,
Me formo em TI no final de 2015, sou pós graduado em Perícia forense computacional, tenho 27 anos, sei falar inglês (inclusive fiz um teste online no ExamEnglish e tirei 9 do equivalente do IELTS).. Tenho chances de conseguir o visto de imigração mesmo sem uma proposta de emprego? No caso eu iria trabalhar com qualquer coisa lá até deixar curriculo nas empresas de TI por lá e esperar ser aceito em alguma! Ou seria melhor eu fazer uma outra pós lá e enquanto isso procurar uma empresa de TI pra me contratar?
Olá! Estou acompanhando o site pois gostaria mto de ir para o Canadá! Sempre vejo comentários dizendo q eh mto fácil se já tiver uma oferta de emprego. Eh possível procurar emprego aqui do Brasil msm sem ter nenhum contato aí? Como faço? Caso esse já tenha sido tema de post, por favor colem o link pra eu poder ver!
Mto obrigada!!!
Ok… Vejo todo mundo falando em College, oferta de emprego, etc. Só não entendo uma coisa até hoje: qualquer um que tenha graduação em algum curso da saúde para se candidatar para imigrar pelo Entry Express, como faz sendo que todas as profissões de saúde são regulamentadas e não podem receber ofertas de emprego porque não tem seu curso reconhecido pelo Canadá? Não entram? Vejo vocês focando demais principalmente nos cursos de exatas (TI e cia ltda), sendo que a saúde é uma das áreas com maiores demandas e nunca vejo a alternativa para minha área e principalmente, difícil ver posts para essa porção de candidatos.
Obrigado pelas dicas. Tenho acompanhado seu blog e a área VIP há um tempo e estou bastante motivado com meu projeto. Minha preocupação agora é em relação a quantidade de dinheiro necessária.
Penso em fazer um College de 1 ano pra conseguir o PGWP. Mas este é apenas o plano A.
Em relação a ser aceito em um College, é um requisito obrigatório algum “curso de preparação”? Ou cada College tem suas próprias regras em relação a isso. Tenho pensado em fazer apenas um curso de inglês por 6 meses antes de ir pro College.
Oi! Eu tenho uma pergunta meio besta…
Fazendo o doutorado no Canadá, eu teria chance de imigrar? Pra qual processo de imigração eu poderia tentar?
Eu não acho a sua pergunta besta. Acho uma pergunta de grande importância! Alías, obrigado pela contribuição. Até eu vou monitorar a resposta.
Kaio,
Como posso deixar meus dados no Job Bank? Existe uma outra forma de receber um convite de trabalho?
Oi, Caio. Existe um período mínimo de duração do college ou da pós graduação que vc sugira (vejo alguns cursos com duração de 1 ano, outros com 2 ou mais).
Para eu pode me aplicar ao PGWP eu preciso estar empregada depois de formada?
Os canadenses valorizam a diferença entre a formação em college e uma pós graduação??
Obrigada,
Bruna
Ola, Caio. Tenho algumas dúvidas que infelizmente não consegui respostas concretas. Poderia ajudar?
As principais duvidas são: qual seria o tempo minimo de um college para ganhar o direito ao PGWP ? No caso o conjuge teria o direito de trabalhar durante o curso e o PGWP tb? Necessáriamente deve ser um curso de graduação ou poderia ser uma pós/mestrado?
Olá Caio,
Eu estou no Canadá a três meses através do programa Working Holidays, o qual me permite trabalhar e estudar até o final de Novembro de 2015.
Atualmente eu estou trabalhando em uma empresa que tem interesse que eu estenda o meu visto aqui no Canadá. O que eu gostaria de saber é: é possível que esta empresa me ajude na permanência?
Eu ouvi dizer que preciso ter a experiência de no mínimo 1 ano na mesma função no meu país de origem (a qual eu não tenho) para que dê certo a permanência.
Você sabe me esclarecer algo em relação à isso?
Sei que tenho a opção de iniciar um College, mas se não for realmente necessário eu prefiro não fazer, pois, já tenho formação superior.
Agradeço desde já,
Frederico
OFFTOPIC: não adianta querer sair do Brasil se o Brasil não sair de vc. Se quiserem vir para o Canada, abandonem o jeitinho brasileiro e deixem de ser criativos. Trabalhem duro, economizem e deixem de querer fazer as coisas com malandragem.
Bom dia Caio!!
Gostaria de entender melhor esse processo de imigração para o Canadá,sempre tive vontade de morar no Canadá,mas não entendi ainda esse processo que eles oferece..Sou formada em Pedagogia e estou tentando estudar francês,pois tenho interesse de ir para a região que o idioma seja francês..Tentei me cadastrar na Área Vip mas não conseguir.Como faço?
Olá Caio! Comecei a frequentar o blog recentemente e aguardo a abertura das inscrições VIP. Estava lendo alguns posts sobre college e me surgiu uma dúvida: existem programas de pós-graduação no Canadá semelhantes aos daqui? Sou formado em, o que mais, TI e pretendia iniciar uma pós este ano por aqui, mas como as coisas estão, resolvi priorizar a imigração. Se pudesse unir o útil ao agradável, seria perfeito! O que poderia me falar sobre o assunto?
Boa tarde Caio, tudo bem?
Comecei a pouco acompanhar seu trabalho e achei bem interessante.
Tenho planos para tentar imigrar para o Canadá daqui 1,5 a 2 anos.
Neste meio tempo vou terminar minha pós graduação, tentar juntar o máximo de dinheiro possível ( que com o dólar a 3,12 vai ser complicado, obrigado Dilma) e continuar meu curso de inglês para fazer a prova do Ielts. Minha experiencia é voltada para mercado financeiro e área de compliance. O que vc acha desse planejamento? Levando em consideração que tenho 0 reais guardados e que pagar uma faculdade para mim no Canada ficaria fora das minhas capacidades financeiras.
Grande abraço, sucesso e que logo eu seja mais um brasileiro feliz por deixar pra trás o Brasil.
BOA NOITE CAIO,
ESSES CURSOS QUE VOCÊ COMENTOU NO CASO E COMO SE FOSSE UMA PÓS GRADUAÇÃO.POIS SOU ENGENHEIRO ELETRICISTA GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER UMA POS AI NO CANADA OU E SOMENTE ALGUM CURSO.
Bom dia !
Olá Caio tubo bem? espero que sim!
Quero primeiramente parabeniza-la pelos seus vídeos, são muitos interessantes, assisto sempre que tenho a oportunidade.
Caio,
Tenho 35 anos, já trabalho á mais de 16 anos na parte de elétrica industrial, hoje sou coordenador de projetos e montagem elétrica em uma empresa aqui no Brasil. No final de 2016 vou me forma em engenharia elétrica, e pretendo me mudar para o Canada.
Gostaria que você me esclarecesse, qual seria o melhor método para minha imigração?, haja visto que em uns de seus vídeos você cita que é pouco provável conseguir um trabalho estando aqui no Brasil, e para o colegge fica um pouco inviável, pois já tenho que ir para trabalhar em horário integral. Pergunto, poderia eu estudar a noite e trabalhar durante o dia? ou qual seria a melhor solução para o meu caso?. Lembrando que sou casado e tenho duas filhas.
Desde já agradeço pela sua atenção
ola caio…
olha eu vi um post no oi toronto que fala o seguinte, casos de imigrantes que foram para o canada e permaneceram ai trabalhando (em empregos menores claro) mesmo com um visto de temporario, e que conseguiram se manter ai legalmente, atravez de pedidos de prorrogação de seus vistos temporarios, e depois conseguiram um outro emprego ou empregador que ajudou o mesmo nos pedidos de residente permanente…
Bom dia !
Olá Caio tubo bem? espero que sim!
Quero primeiramente parabeniza-la pelos seus vídeos, são muitos interessantes, assisto sempre que tenho a oportunidade.
Caio,
Tenho 35 anos, já trabalho á mais de 16 anos na parte de elétrica industrial, hoje sou coordenador de projetos e montagem elétrica em uma empresa aqui no Brasil. No final de 2016 vou me forma em engenharia elétrica, e pretendo me mudar para o Canada.
Gostaria que você me esclarecesse, qual seria o melhor método para minha imigração?, haja visto que em uns de seus vídeos você cita que é pouco provável conseguir um trabalho estando aqui no Brasil, e para o colegge fica um pouco inviável, pois já tenho que ir para trabalhar em horário integral. Pergunto, poderia eu estudar a noite e trabalhar durante o dia? ou qual seria a melhor solução para o meu caso?. Lembrando que sou casado e tenho duas filhas
Desde já agradeço pela sua atenção
Caio, boa tarde
Primeiramente parabéns pelo blog, o mesmo tem me tirado muitas dúvidas.
A minha pergunta é sobre a proficiência em inglês. No Canadá eu vejo grandes oportunidades no mercado de TI. Desta forma, qual o nível de inglês exigido?? Eles aceitam o toeic? Ou será necessário realizar o IELTS??
Além disto, caso eu opte por realizar o college no Canadá, é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo??
Abraços,
Obrigado
Olá, Caio.
Sou solteira, tenho 35 anos, formada em Letras/Inglês e estou com muita voltada de imigrar. Como trabalho com muito tempo com crianças pensei em fazer um College de Early Childhood Education.
Mas como estou pensando em mudar de pais, mudar de vida, porque não investir em um College na área de tecnologia.
Qual a minha melhor chance de imigrar?
E verdade que o PGWP só da direito para pessoas de até 35 anos?
Obrigada,
Olá Caio,
Há alguns meses observo as melhores possibilidades para obter sucesso em um processo de imigração. Este post apesar de não estar relacionado diretamente a um dos meus planos me esclareceu muita coisa. Assim, gostaria de explicar o meu caso (e de minha família) e pedir sua dica pela experiência que já tem aí. Eu e meu marido já temos graduação, mestrado e doutorado (nas áreas de engenharia e informática). Pensei que um de nós conseguindo um pós-doutorado no Canadá nos daria a chance de vivermos aí por um período e depois de concluído o pós-doc conseguir um emprego. Estamos dispostos a qualquer esforço para deixar o Brasil, incluindo largar nosso bom e estável emprego, mas meu receio é sobre como o mercado de trabalho canadense trata os profissionais pesquisadores. No Brasil não há muita chance para pesquisadores em empresas privadas e apenas recentemente algumas multinacionais estão abrindo espaço para colocações para pesquisadores, seguindo a tendência europeia. O que você acha desta ideia pensando no mercado canadense? De qualquer forma estaríamos abertos para trabalhar em qualquer tipo de cargo e em qualquer local, empresas privadas, universidades, agências governamentais, etc… mas o que me deixa receosa é que nossa experiência é fundamentalmente em pesquisa e não em gerência ou qualquer outra atuação mais voltada ao mercado. Acredito que esta resposta poderá ser útil para mais pessoas, pois observei alguns questionamentos sobre fazer doutorado no Canadá… Obrigada pela atenção.
Olá Caio, queria que você me esclarece-se uma dúvida se possível, minha esposa sonha em morar no Canadá, na província de Toronto. Ela pensa em fazer pelo seu método de ir para fazer um College , só que aí que está nossa dúvida, se ela for tem como ir com a família? Que é Eu, ela é nossa filha? Sendo que seria só ela que irá fazer. Outra coisa é a questão do valor para a faculdade e se der para a família ir nosso também? Por favor nus ajude esclarecendo essas dúvidas, parabéns por seu trabalho!
Acredito que esse tipo de perfil nem deveria pensar em imigrar. Nem tudo é como nós queremos que seja. Não é assim aqui no Brasil e muito menos deve ser no Canadá. Falo isso pois penso que se um pessoa não quer se submeter a certos tipos de coisa, simplesmente porque “ela não quer/ela não gosta”, como é que esta irá se adaptar a uma nova vida em um novo país?
Na boa, se um país de primeiro mundo te oferece a oportunidade de ter uma vida melhor, dentro da legalidade, você é quem tem que “se virar”.
Ola Caio,
A alguns dias eu e minha esposa estamos lendo seu blog diariamente, mas algumas duvidas estão me deixando sem dormir, pois não encontro respostas simples.
Li em post antigo seu que você recomendava ir com a esposa/marido para o Canada. Assim enquanto um estuda o outro pode trabalhar. Isso ainda é possível?
Caso sim, se minha esposa estiver matriculada em um curso de inglês, de 1 ano, eu posso trabalhar nesse período?
Pensamos em ir para Winninpeg, pois lemos que la se pode solicitar um visto após 6 meses de trabalho continuo, com um pedido de contratação do empregador, isso ainda é válido?
E por ultimo, se for possível ir através do inglês, quanto dinheiro precisamos comprovar para entrar no Canada?
Desde já muito obrigado.
Olá Caio!
Gostaria de saber se vc tmb indicaria entrada pelo College pra 1 casal com 1 filho que possui ingles intermediario e não possui curso superior. Gostaria de saber também se tem algum post que fale mais sobre entrada como College e se podemos também trabalhar durante esse periodo de curso agradeço sua ajuda desde já obrigada. Abs e sucesso
Olá. Se eu optar por fazer uma pós-graduação no Canada, eu consigo trabalhar legalmente durante esse período?
Ola Caio boas tudo bem?gostaria de saber o seguinte estou fazendo um curso de mecanico de aviões e termino ano que vem saberia me dizer se existem empresas que possam contratar pessoal nesta area meu ingles e médio e estou estudando em casa mesmo ja fiz um curso de ingles desde ja obrigado
Olá, Caio!
Possuo inglês fluente e nível superior, porém não trabalho na minha área, sou servidor público estadual concursado e estou totalmente desatualizado da minha área.
Gostaria de fazer uma faculdade ou pós graduação no Canada e ir me adaptando, posso trabalhar de qualquer coisa que precisar de início, não tenho pressa. O problema é que já estou pra fazer 33 anos, gostaria de saber se isso seria um fator impeditivo para imigrar.
Obrigado!
Olá Caio,
é legal trabalhar no Canadá com visto de residente temporário? Quais são as implicações e dificuldades disso?
Obrigada!
Também tenho essa dúvida, procurei pelo site mas não acho nada sobre. Vamos dizer que eu queira pagar meus 800 e pocos reais para tirar um visto para o Canadá, chegar ai e procurar emprego em qualquer área primeiramente, para depois procurar pela minha área (TI), qual o problema nisso?
Olá Caio,
Existe alguma chance de eu conseguir imigrar via provincial, se eu fizer um curso profissionalizante de 6 meses, com permissão de trabalho de mais 6 meses?
Isso depende do meu empregador ou será que se terei de voltar quando meu visto expirar?
Obrigada pela atenção!
Olá, Caio!
Caio é o nome de um grande amigo meu e que inclusive, foi um dos padrinhos do meu casamento.
Eu li uma reportagem ontem na internet sobre a proposta de imigração de brasileiros para o Canadá. Hoje eu tenho 30 anos, mas farei 31 ainda este ano. Sou casado e não tenho filhos no momento. Faço faculdade de Sistemas de Informação e estou no 3º período ainda. Falo inglês, mas não fluentemente.
Eu não sei por quanto tempo vai durar esse projeto, mas parece que já se estende por longos anos, mas fiquei muito interessado mesmo e como você disse, eu estou disposto a tudo para ir. Não há nada que me prenda aqui, a não ser a minha esposa, caso ela não queira ir. Sou natural do Rio de Janeiro e no ano passado me mudei para Aracaju, em Sergipe. Vim pra cá com a cara e a coragem, apenas com um lugar certo para morar. Procurei emprego por minhas forças e em menos de 2 meses já estava empregado. Por mim, se eu pudesse ir para o Canadá, iria hoje, mas não tenho a verba. Pretendo terminar a faculdade e durante esse tempo, pretendo juntar uma grana para a viagem, além de estudar francês. Quero fazer uma pós e esta é a oportunidade perfeita para fazer uma pós na área de TI.
Como que faço para ter acesso direto à você para lhe enviar algumas perguntas?
Fala Caio , eu estou estudando inglês na Austrália por 6 meses mas queria mesmo morar no canada , queria fazer um college privado de adm , qual seria a melhor dica? Abraço
OI Caio. Meu nome é Marcos, tenho 31 anos, casado, pai de uma filha e eu me enquadro no tipo “faço qualquer coisa para sair do Brasil e ter qualidade de vida. Sou professor de português, mas acho que isso não ajuda muito. Contudo, sou de uma família de carreteiros e tenho habilitação e experiência, inclusive sou sindicalizado apesar de ser professor efetivo estadual, assim sendo há essa possibilidade? Também posso trabalhar como instrutor de autoescola. E tenho interesse em fazer um curso técnico aqui no Brasil e depois migrar, cursos como Soldador (fiquei sabendo que o salário para soldador aí é muito bom, acima de 10.000) ou eletricista, mecânico de motores diesel e gasolina. Também estou disposto a morar em qualquer província. Ainda não sei inglês, comecei a estudar esse mês e em breve (janeiro de 2016) pretendo fazer um intercâmbio de 4 semanas para aperfeiçoar. Ainda não sou assinante da área vip, mas é por questões financeiras. Estou gastando com inglês e assim que possível estaremos em contato mais próximo. Um abraço.
Olá Caio,
Me chamo duda e faço trinta anos em julho e moro no Brasil. Tenho interesse em imigrar para o Canada fazendo um College. Todavia, hoje namoro um residente permanente do Canadá e pensamos em voltar para lá juntos para nos casar. Nosso relacionamento é recente e decidimos sair do Brasil por uma série de razões! Gostaria da sua opinião sobre qual a melhor forma de proceder nesse caso. Devo ir pra lá primeiro dar entrada no visto de sponsorship e só depois fazer o college ou devo ir com visto de estudante e só depois me casar lá? Ouvi dizer que, quando aplicamos o pedido de sponsor, estando já no Canadá, não é possível se trabalhar até dois anos, tempo em que em média se dá o deferimento do pedido. Isso é verdade, Caio? Nesse caso teria que ficar ai por dois anos sem poder trabalhar ou estudar? Gostaria que, se possível, você me desse luz uma sobre como proceder no meu caso. Não podemos casar aqui, visto que a legislação não permite ( somos gays). Então gostaria de saber qual a melhor opção no nosso caso.
Muito Obrigado e que Deus te ilumine!
Sou da área de TI, programador pleno. É possível e quais as chances de imigrar sem uma proposta de emprego? Existe algum site de empresas ai etc..Meu inglês no momento não é muito bom, pois não tenho com quem praticar..o que você sugere?
Obrigado.
Att.
Olá,
Meu nome é Laís e eu e meu namorado pretendemos mudar para o Canadá daqui aproximadamente dois anos, pois ele vai terminar a faculdade de Psicologia no final do ano que vem e eu sou formada em Enfermagem. Nós vamos nos casar antes de mudar. Gostaríamos de saber se compensa mais fazer a validação do nosso diploma ou fazer uma faculdade aí e trabalhar simultaneamente. E a questão da moradia, é fácil achar lugares bons e financeiramente acessíveis?
Obrigada pela atenção.
Boa noite Caio.
Percebo que dos diversos meios de imigrar para o Canadá quase todos não contemplam a família apesar de saber que contam pontos a quantidade, qualificação e idade dos membros, mas financeiramente ir com a família é um investimento muuuito alto.
Caio,
Ainda fiquei com uma dúvida: se eu fizer um college por 1 ano, posso levar a mulher e os filhos durante esse período? Em caso positivo, qual tipo de visto eles precisam ter? Em caso negativo, em que momento poderei levá-los?
Abs,
Paulo
Pois é, amigo, mas cursar uma faculdade no Canadá tendo filha e esposa, é algo completamente inviável, infelizmente.
O que mais me trava é se precisar mesmo dos C$22mil para levar nós 3 para o Canadá, pois é muito dinheiro para nós, brasileiros que ganhamos em real, que vale apenas 40% da moeda canadense.
Mas, se com uma oferta de emprego, é possível ir com menos dinheiro, seria bacana.
A minha idéia seria eu imigrar com um emprego, e então levar a família. Isso é possível?
Oii qeria saber se os college ai é pago por mês ou de uma vez? Porque qero fazer graduação ai no Canadá e trabalhar também… porém os college que vi eram uma quantia alta. Se for parcelado fica mais fácil. Se for o valor do curso de uma vez ai complica. Obrigada 🙂
Olá Caio, venho acompanhando seu Blog há algum tempo.
Comecei a pensar na imigração em 2009. Porém a ideia ficou em stand-by de 2010 até final de 2014. Agora retomo a ideia.
Sou servidor público (agente administrativo), formado em Psicologia desde 2010 (porém atuando apenas como autônomo em minha clínica). Casado e com uma filha de 10 meses.
Não tenho tanto dinheiro a ponto de chegar e pagar um College, sem trabalho.
Gostaria de uma opinião sua, sobre minha intenção:
Ir para trabalhar de qualquer coisa (caixa no McDonalds, sei lá). Para ter um salário (mesmo que baixo, que pudesse me sustentar), e junto à isso, fazer um curso profissionalizante, ou tentar revalidar meu diploma..
Podes me dar uma opinião em relação à isso?
É possível encontrar emprego mais simples que consiga manter a mim e minha família? Sem experiência?
Outra questão que tinha, é: sou músico (não formado) por hobby há 16 anos. Existem bandas de Rock Cover que tocam em Bares por aí? Sabes quanto recebem para isso? Seria um modo de tirar uma graninha extra (não sei se aí isso é possível).
Grande abraço, sucesso, e desculpe o tamanho do Post.
Boa tarde Caio
Ando lendo o BLOG mas confesso que ainda estou um pouco confusa, a muito tempo pensamos em ir para o Canadá, meu esposo é Advogado e eu estou me formando em Veterinária, será que nós conseguiríamos trabalhar nas respectivas áreas? e escolas para Brasileiros existe? já que tenho dois filho em idade escolar?
Ola. Obrigada por compartilhar tanta informação. Estou no começo do “estudo” do seu blog e ja vi que processo de imigraçã o para Morden ( Manitoba) limita a idade em 45 anos. Sou casada, mae e faço 44 este ano. Sabe informar se a idade realmente pesa seja para imigração para outras provincias ou para o Express entry ?
Obrigada
Caio boa noite,
Parabéns pelos seus posts e podcasts…. realmente me ajudaram muito…
Moro no Rio e por 22 anos fui comandante em algumas grandes companhias aéreas Brasileiras e em 2014 decidi abandonar tudo e montar meu próprio negócio. Então abri 1 depois outra lanchonete e o negócio ia bem até a crise econômica começar a se instalar devido a ineficiência de gestão do nosso governo.
Decidi fazer qualquer coisa para sair do Brasil… Vou colocar as empresas e venda e vou aplicar para um visto para mim e minha família (3 filhos: 21,12 e 5 anos + 2 cachorros, rsss). Pensei em cursar um college (provavelmente na área de adm de empresas ou engenharia de produção, sei lá) e com o dinheiro que me sobrar da venda das lojas abrir uma franquia no canadá. Penso em ir para Vancouver, o que acha?
Aguardo um contato,
Cordialmente,
Daniel Lacerda.
Caio, boa noite.
Li um comentário seu dizendo que a melhor forma de se conseguir um emprego no Canadá é estudando lá, mas que não há necessidade de se fazer uma nova faculdade, pois uma pós-graduação tmb é uma boa forma de se conseguir um emprego. Porém, tenho as seguintes dúvidas sobre o visto PGWP (Post-Graduation Work Permit):
– Não seria possível trabalhar durante o curso de Pós-Graduação?
– Com a conclusão da Pós-Graduação é certo a obtenção da permissão de trabalho?
– Em um processo seletivo, candidatos canadenses e de outras nacionalidades, são avaliados e classificados apenas qnto a qualificação ou a nacionalidade faz alguma diferença?
– Como é o acesso a saúde para quem tem o visto PGWP e para o cônjuge e filhos?
– Com a experiência de Canadá q vc tem, como vc avaliaria a chance profissional de uma pessoa com 31 anos, casada, com filho, bem qualificada, bem colocada no mercado de trabalho brasileiro e disposta a descer alguns degraus para alcançar degraus mais altos, de se estabelecer profissionalmente no Canadá?
Se vc puder me orientar em relação a essas dúvidas ficarei mto agradecida, pois a vontade de imigrar para o Canadá (Toronto) é grande, mas trocar o certo pelo duvidoso é uma decisão bem difícil de ser tomada. Apesar de se ter motivação mais que suficiente para sair do Brasil.
Aguardo a sua resposta.
Muito massa esse blog! Parabéns Caio!
Ola tudo bem? Pelo que entendi a melhor maneira de imigrar para o Canada é fazendo uma faculdade no país. A duvida e o seguinte: Eu como não tenho curso superior, consigo fazer um curso superior no canada, mas com uma duração menor? Um curso que duraria um ano por exemplo, conseguiria emigrar mais fácil?
Sim, é melhor estudar no Canadá para depois encontrar um emprego e viver sem problemas.
Ola, muito bom o seu blog valeu pela iniciativa, na maioria das vezes que se houve falar de imigração para outros países (de primeiro mundo), altas quantias de dinheiro estão envolvidas, ha alguma chance de imigração para quem tenha apenas uma boa especialização e não disponha de dinheiro? se não, qual a quantia minima recomendada para se imigrar pro canada?
Olá, tenho acompanhado seu blog recentemente e tem me ajudado muito. Pretendo estudar no Canadá, porém achei mais fácil contatar um counciling immigration office para me ajudar no processo do visto, você acha que realmente é necessário ou que eu posso fazer tudo sozinho. Ps.:Tenho inglês fluente e já morei na Inglaterra e tenho carta de referencia do meu empregador de lá, mas não tenho IELTS. Obrigado.
ola tenho vontade de ir para o canada ja fui para outros dois paises e nao me dei bem por falta de emprego, gostaria de saber como e a are grafica ai no canada.
Olá Caio, Guilherme, galera dos comentários…
Em minhas pesquisas a respeito de quanto eu deveria ter para conseguir, hipoteticamente, ir para o Canadá com minha namorada, com quem mantenho uma relação estável.
Eu cheguei em um valor bem “alto”. Se alguém puder comentar a respeito disso, agradeço. Além da minha namorada, temos uma criança de 1,8 anos. Pelos valores das pesquisas, até mesmo indicado por um post aqui do CADpBRs, temos:
$10k para 1 +$4k para 2 e +$3k para 3 pessoas. Que é o caso.
Sendo assim: $17 mil doletas. Pretendemos aplicar como casal e um de nós entrar para um College(+-10k) enquanto o outro trabalha para ajudar nas despeas.(já pesquisei também a respeito do inglês para trabalhar e para aplicar para o college.) Sendo assim, + $10k na conta para o college de 1 ano.
Voltando a nossa conta, 17k+10k= 27k. Tendo como base o valor do dólar em R$3,00. Temos 27k * 3k = R$81 mil reais.
Sendo que aí, não adicionei os valores de taxas e passagens. Apenas o valor mínimo que eles pedem por pessoa ou no meu caso, família. Se alguém puder comentar a respeito, agradeço.
Abraço a todos.
E não desistam dos seus sonhos!
Sem duvida os estudos são a melhor opção!
Caio, uma dúvida que eu tenho.
Acompanho seu site e vários vlogers do youtube sempre com o assunto imigração.
É possível uma pessoa trabalhar/viver no canadá renovando apenas o visto (algum tipo de permissão), ou isso é possível apenas estudando para conseguir esse tipo de visto ‘temporário’?
Olá, Caio!
Há um mês acompanho o site de vcs pra ver as dicas e não perder a motivação do meu plano de mudar pra Toronto com meu namorado.
Aliás, estão de parabéns pelo trabalho aqui!
Com relação a colocação do colega sobre “obrigatoriedade” em cursar uma College lá pra conseguir ir…
Acho q não existe maneira fácil de conseguir esse sonho, mas tb acho viável tentar conciliar seus desejos com as oportunidades que surgirem lá pra vc.
Dessa forma, vou tentar minha imigração pelo express entry, ou por uma proposta de emprego ou por uma pós de curto prazo (se a primeira não vingar – sendo que sou formada em direito e tenho pós em Adm), enquanto meu namorado (mestre em Imuno) está tentando se qualificar pra fazer um doutorado lá (estudando para GRE, GRE Subjetivo, etc).
Talvez consigamos só quando eu economizar dinheiro o suficiente pra pagar a pós, se eu não me qualificar pra vagas de bolsistas da pós. Mas enquanto isso, os sacrifícios já estão sendo feitos, e grandes, já gastamos bastante dinheiro só nas provas do meu namorado e pro IELTS…
Enfim…
A escolha de quais sacrifícios serão feitos depende de cada um.
Boa sorte a todos nós que ainda moramos nesse Umbraum…
Olá,
Gostaria de saber se vaga de emprego em home office conta para conseguir entrar no processo de imigração. Obrigada pelas dicas.
Olá caio, tudo bom?
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seus textos. Eles ajudam muito.
Gostaria de saber quais empresas canadenses que aceitam currículos brasileiros para imigração. Atualmente faço pedagogia, e tenho pensado na melhor forma de imigrar para o pais.
Se possível, me responda por email? Você tem muitos comentários e é muito difícil acompanha – los!
desde já agradeço pela sua resposta.
Bom dia Caio.! Obrigado pelas informações seu Blog ajuda bastante a esclarecer certas dúvidas.
Vc poderia indicar os melhores websites para busca de posições executivas?
Sou executivo e tenho interesse de viver um periodo no Canadá. Como tenho vida estável e sou casado desejo antes mesmo de aplicar para o Express Entry tentar uma oportunidade recebendo propostas de empresas locais. Tenho um grupo grande de amigos que imigraram para o Canada desta forma. Aplicaram , receberam o convite e as empresas se encarregaram de tudo, inclusive pagando suas transferências ….
Olá Caio
sou dentista tenho a cidadania espanhola estou a caminho da Irlanda p um intercâmbio, porém Canadá sempre foi meu destino maior, vou me casar no ano que vem meu noivo tbm tem a vontade de ir para o Canadá.
Bom vamos lá: tem alguma vantagem eu sendo UE?
Tenho a chance de validar meu diploma de Odonto lá no Canadá?
E hoje tenho o plano B que seria cursar medicina eu e meu noivo, vc pode me orientar qual a melhor forma?
obrigado
Olá Caio,
Pelo que tenho pesquisado a maneira mais fácil será aplicar em um College para uma pós, e tentar o PGWP. Minha esposa (união estável) pode ir junto? Onde ela se encaixa no processo (ela é formada e tem pós, precisaria ela estudar também)?
Obrigado!
Olá, esse assunto da faculdade cada vez mais me intriga e pelo visto não vou ter outra saída melhor.. A pergunta é se ao invés de me formar, eu fazer pós-graduação. Vai dar na mesma? É vantagem ou desvantagem? O visto de emprego vai ser obtido também e da mesma forma?
Olá Caio!
Muito bom o post!
Queria saber se ter parentes cidadãos do Canadá ajuda nas chances de imigrar.
Tenho parentes de primeiro grau morando aí.
Dá pra dar um aliviada na comprovação de renda com relação à isso (eu iria morar com eles no início)?
Abraço!
Ola Caio,
Quero muito imigrar para o Canadá. Estou concluindo o Inglês aqui, mas não sei como será minha proficiência em inglês para já entrar em um college. Pensei em fazer um curso de línguas e quando estivesse no Canadá peocuraria um emprego.
Qual sua sugestão?
preciso de um visto pra trabalho , no canada como sou caminhoneiro , morei na europa 18 anos voltei pro brasil e me arrependi e vejo que no canada seriaq uma opcao para trabalho de caminhoneiro, pode me dar informações sobre isso?
Ola, Caio
A muito tempo veio pensando em migrar para outro país. Fazendo algumas pesquisas, coloquei o Canadá no topo da minha lista e desde então a cada dia procuro saber mais.
A minha pergunta é simples: A idade influencia no processo de imigração? Pois hoje tenho 24 anos, mas meus planejamentos de aprimorar meu inglês aqui e arrecadar uma boa grana pode levar algum tempo. Pode interferir no futuro?
Adorei esse post, li tudo do início ao fim. Mas gostaria de encontrar um blog como esse que fala do processo de imigração para os EUA.
Bom dia Caio, tenho um dúvida, ainda não tenho curso superior, o que você acha mais interessante, fazer um curso aqui primeiro ou já tentar um curso diretamente no Canadá.
Eu sou daqueles que faço de tudo para sair do Brasil, ir morar no Canadá é meu sonho e da minha esposa.
Obrigado
Vc comentou no post sobre cursos de graduação que não levam tanto tempo para conclusão. Gostaria de saber que cursos são esses e onde posso obter mais informações sobre estes cursos?
Grato
Douglas
Boa noite
Tenho 45 anos, casado e dois filhos
Sou piloto comercial de helicóptero, minha idéia seria morar nos EUA (New Jersey), mas o processo do green card por lá é complicado…tenho fluência no inglês, e trabalho como Piloto de Helicopteros da Policia Militar com boa experiencia e 2000 horas de voo.
Existe validação da minha carteira de piloto do Brazil para o Canadá?
Sergio
Não acredito que o governo Canadense queira mais estrangeiros no seu País. Haja vista as formalidades, exigências e burocracias. Eu tenho vontade de ir para o Canadá mas cada vez que leio os posts de voces, desculpe fico mais desanimada! Ter que bancar o tempo todo com o dinheiro ganho aqui, só para quem pode! não para quem quer! dinheiro não dá em árvore! e ficar aqui tentando juntar o seu dinheirinho suado para ver se consegue! Só com um excelente emprego! ainda mais com a economia atual do Brasil e o dolar nas alturas! não funciona assim. Acredito que voce Caio deva ter tido uma boa ajuda! Fala sério!
Fui com 1.000,00 doláres para Londres – Inglaterra e fiquei lá por um ano e ainda antes de voltar para Brasil fiquei mais treis meses viajando por diversos países da Europa. Ou seja, os 1000 dolares me ajudaram a ter tranquilidade no primeiro mês, mas logo que cheguei na segunda semana já estava matriculada no curso de inglês (só tinha o básico) e consegui de “cara” um emprego como arrumadeira em um hotel. A partir daí comecei a ganhar e pagar todas as minhas despesas em libras. Abri uma conta corrente e ainda voltei para o Brasil com dinheiro (voltei por assuntos pessoais). Tudo muito tranquilo. Como estudante voce pode trabalhar meio período em Lanchonetes, hoteis etc…sem necessidade de autorização oficial do governo. Eles empregam voce. Estou pensando de voltar para Inglaterra…Canadá é muito formal e assusta muito! Não dá para bancar e eu não tenho o menor interesse em estudar novamente, passar por um processo exaustivo para tentar conseguir um empreguinho (se é que consegue porque primeiramente as vagas são para os canadenses). e no final das contas ter que retornar para o Brasil sem nada como acontece com a maioria. As pessoas querem imigrar para alé de qualidade de vida também prosperarem e pelo dito sem chance! Voce vai trocar cebola por cebola…é vai voltar p/o Brasil com uma experienciazinha mas totalmente falido.
Acorda pessoal!!!
Oi caio tudo bem?Tenho 16 anos e esse parece ser meu sonho principal,não tenho nenhuma esperança de que esse país vá crescer algum dia e queria muito me mudar permanentemente para o canada.Quais as chances de eu conseguir isso apenas com o IELTS e ensino fundamental?(Lembrando que eu irei aceitar qualquer emprego,lixeiro,padeiro,office boy e etc)
Boa Dia, Prezados.
Meu esposo é técnico em mecânica e eu sou técnica em meio ambiente, estamos dando início nesse projeto de imigrar para o Canadá esse ano. Acho que não atende o nosso perfil ir através de uma vaga de emprego pois não falamos inglês fluente, e ir pela província é a melhor indicação?!
Quais as províncias que o idioma principal é o inglês?! Quais são as chances de meu esposo ser chamado e eu não… e posso permanecer no país somente com meu esposo trabalhando?! É uma boa fazer intercâmbio para conseguir o visto canadense? Precisamos de muito dinheiro para permanecer no pais por um prazo de 1 ano?
Boa Dia, Prezados.
Meu esposo é técnico em mecânica e eu sou técnica em meio ambiente, estamos dando início nesse projeto de imigrar para o Canadá esse ano. Acho que não atende o nosso perfil ir através de uma vaga de emprego pois não falamos inglês fluente, e ir pela província é a melhor indicação?!
Quais as províncias que o idioma principal é o inglês?! Quais são as chances de meu esposo ser chamado e eu não… e posso permanecer no país somente com meu esposo trabalhando?! É uma boa fazer intercâmbio para conseguir o visto canadense? Precisamos de muito dinheiro para permanecer no pais por um prazo de 1 ano?
Iniciamos agora esse sonho… estou vendo depoimentos e coletando informações.
Abraço e Parabéns pelo site.
Olá Caio, tudo bem, aqui é o Caio também, eu estou fazendo uma graduação em Ciência da computação e tenho o sonho de morar em Toronto, o que seria melhor, de você que já mora aí há bastante tempo, eu acabar minha graduação, fazer uma pós e um mestrado por aqui mesmo ou acabar a graduação e tentar imigrar e fazer uma pós em Toronto, e outra dúvida, qual o certificado de proficiência mais reconhecido no Canadá, o IELTS ou o TOEFL? porque pelo que eu já li, o TOEFL é mais usado na América do norte e o IELTS é mais aceito na Europa. Ficaria muito grato se tirasse um tempinho pra me dar um Reply nessas perguntas pois tenho muitas dúvidas mas tenho muita vontade de morar, trabalhar e estudar nesse país fascinante. Muito obrigado.
Mais enfim de quanto estamos falando, para por exemplo, quem quiser fazer uma pós graduação de 18 meses em Vancouver?
contando tudo, estudos e moradia ?
(sou casado e tenho uma filha)
Ai tem que contar os custos dos estudos da bacúria também, rs.
Olá Caio, tudo bem?
Meu marido e eu já tínhamos vontade de morar fora do Brasil, mas agora é questão de necessidade mesmo. Queremos ter filhos e com a epidemia de zika que está tendo optamos por morar no Québec. Sou Enfermeira e ele Engenheiro eletrônico. Mas, não fazemos questão de trabalhar em nossas áreas de formação. Meu marido também é trader esportivo, então pode trabalhar em qualquer lugar e eu estou montando uma loja virtual de vendas de produtos importados, o que também me possibilita trabalhar em qualquer parte do mundo, mas se for preciso trabalharemos lavando pratos. Gostaria de sua opinião sobre nosso caso. Estamos dispostos a vender casa, carro. Antes tínhamos o sonho de um dia mudar do Brasil, agora esse sonho está mais importante ainda, pois o que mais queremos é ter filhos e se ficarmos no Brasil não teremos.
Caio, tudo bem? O sonho do meu noivo é morar fora do país. Ele pensou no Canadá por ser um país com um ótimo sistema de saúde e educação e, é claro, por proporcionar uma certa facilidade de imigrar, já que é possível irmos fazer um college e depois tentar um emprego. O que não significa que vamos conseguir a nacionalidade canadense (pelo que andei lendo).
Eu sinto mtoooo frio. Mto mesmo. Acho que meus receios são pela saudade da família e pelo frio. Queria saber se você saberia me dizer qual o melhor college para conseguir emprego por aí? E qual faculdade seria a melhor. Eu e meu noivo somos advogados. Eu da área tributária e de contratos e ele de contratos e ambiental (temos pós-graduação apenas). Não sei qual seria o melhor college para nós. Inicialmente, por questões financeiras, ele teria que fazer o college antes de mim e eu ficaria trabalhando de qualquer coisa (é fácil eu conseguir algum emprego com essa permissão de trabalho?) Nosso inglês é fluente. Fizemos alguns cursos na Universidade da California – Berkeley na área de Direito. Mas temo não conseguirmos nos sustentar em Toronto, pois parece que precisaremos de 3500 dólares canadenses líquidos por mês para vivermos razoavelmente bem. Um salário de $35.000 por ano é geralmente bruto, né? Quando ficaria líquido? É fácil conseguir um salário desses? Muito obrigada mesmo!!! Estamos curtindo mto o seu blog. Ele trata exatamente do que queremos saber. Parabéns!!!
Estou querendo ir para o Canadá aprender Inglês, porém , não tenho dinheiro suficiente para pagar um uma escola e me manter.
É muito complicado eu conseguir um emprego ai, digo qualquer tipo que consiga me bancar sem luxo, sem ter um visto de trabalho, somente com visto de turista?
Os seus posts são muito bons, e estão ajudando muito.
Obrigado.
Caio, mesmo se optarmos por uma visão pessimista eu considerar estudar no Canada como uma vantagem. No minimo vai ter um curso de graduação em um pais de primeiro mundo como já mencionou. Porém e se o governo canadense aplicar algum tipo de restrição ou extinguir o PGWP? Possibilidade remota? Quem inicia o curso tem “garantia” que vai ter um PGWP ao final?
Olá Caio,
Me chamo Gisele e gostaria de tirar uma dúvida.
Estou graduando em Engenharia Civil, formação prevista para fim de 2017. É interessante eu concluir minha formação aqui no Brasil tendo em vista meu desejo em encontrar oportunidades de emprego (não necessariamente nesta área) no Canadá?
Bom dia,
Eu gostaria de estudar uns 2 meses o inglês. Tenho nível intermediário, e posteriormente começar a fazer um curso na minha área (adm ou contábeis, tenho as duas formações), e trabalhar! Iria eu e minha esposa. Esta estratégia é possível? Ou a única opção é ir com inglês já bem avançado?
Sensacional esse post, parabéns pelo blog que é incrível.
Caio, boa noite!
Tenho visto os seus vídeos e acompanhado seus posts há pouco tempo, gostaria de saber como imigrar com a família, no meu caso eu, meu marido é minha filha temos menos de 35 e minha filha 10, se formos com visto para college, como faremos com a filha? Ha outras possibilidades?
Olá, amigo. Em 2010 passei 1 mês estudando inglês em Montreal – e me apaixonei pela cidade. Alias, eu e minha noiva. Ela é formada em educação física e eu estou me formando agora em Veterinária. Queremos ir “correndo” pro Canadá quando eu me formar agora em Agosto, temos 1 filho de 2 anos, ela tem inglês intermediário, eu tenho avançado e começaremos curso de francês no segundo semestre. Qual a melhor opção pra irmos morar lá? Posso tentar sem ter proposta de emprego? Obrigado
Oi, gostaria de saber se eu fizer só a pós graduação (master) no Canadá já seria o suficiente para imigrar, ou tem que ser a college inteira? E se você sabe mais ou menos o quanto seria o investimento para esse curso na area de arquitetura?
Gostei muito da abordagem desse tópico – Migrar sem oferta de emprego.
Também pensei nisso…
Mas observei uma colocação sua no final do texto, que falava sobre fazer uma “college”, porém que havia uma outra opção de curso superior de 1 ano, o que me chamou atenção.
Você poderia falar um pouco mais sobre? Pois pretendo migrar para o Canadá com minha esposa e estou disposto a correr riscos sim. Mas quero minimiza estes, com planejamento.
Sou bacharel em Educação Física (atuo como Personal Trainer há 10 anos). Minha esposa bacharel em administração, ela atua no mercado à 10 anos, também.
A grana tá difícil para um “college” de 4 anos mas para iniciar com um curso de 1 ano pra mim seria interessante. Mas pretendo crescer profissionalmente no Canadá, portanto ao me estabilizar por lá darei continuidade nos meus estudos, preciso do do passo inicial, morar legalmente aí.
Obrigado!
Para eu solicitar o visto de trabalho precisa eu ter um trabalho em vista ou posso fazer sem ter um trabalho em vista?
ola Chris,
por ter morado nos usa por quase 10 anos,
parte legal onde tirei CDL (licenca pra dirigir carreta) tive social security veradeiro alem itin number, abri empresa de instalacao de tile, wood e carpet, tenho filho americano 10 anos, minhas filhas foram excepecionalmente bem nas escolas inclusive fazendo parte do GIFTED PROGRAM, hoje esta fazendo medicina no paraguay, posso aplicar como skilled worker junto com minha esposa que trabalhou 6 anos num day car christian, teve cursos e eu tambem na minha area porem perdi uma corte de imigracao pra legalizar e tive o REMOVAL do pais em 2010. podem cruzar as informacoes e me darem uma chance ou ao contrario devo omitir estes dados?
onde esta escrito chris, leia-se Caio