Entenda (o essencial) sobre Imigração para o Canadá em 15 minutos

Um aspecto que vai te ajudar muito na hora de iniciar sua pesquisa sobre Canadá é entender – primeiro- o significado dos principais termos e abreviações relacionados a visto e imigração pro Canadá.
Segue abaixo o glossário essencial pra ajudar você a ficar “craque” – em poucos minutos – nesse assunto:
Termo 1 – “Express Entry” ou “EE”
O termo “Express Entry”, também referido pela sigla “EE”, é o nome do novo processo de imigração Federal para o Canadá, que entrou em vigor em janeiro de 2015. O termo “express” já dá a primeira dica: o processo é realmente rápido – o candidato(a) preenche um formulário online, no próprio site da Imigração. Caso atenda aos requisitos mínimos, o perfil do candidato(a) entra para um ranking de perfis (“pool of candidates”), que ficam ranqueados numa escala que vai de 0 a 1200 pontos. A cada quinze dias (aprox.) a Imigração faz uma chamada convidando a imigrar os candidatos com as maiores pontuações (sendo que cada chamada tem sua nota de corte).
O Express Entry é responsável por processar pedidos de imigração em 3 categorias: 1) Skilled Worker (‘Trabalhador Qualificado’); 2) Skilled Trades (‘Trabalhador Técnico’); 3) Canadian Experience (para pessoas que tiveram experiência recente de trabalho no Canadá).
Mais informações sobre esse assunto aqui: Express Entry
Termo 2 – “Post Graduation Work Permit Program (PGWPP)”
O termo “PGWPP” se refere a um dos recursos mais atraentes que a Imigração Canadense oferece hoje: a possibilidade de poder trabalhar em período integral no Canadá após a conclusão do curso de faculdade. Exemplo: você faz uma faculdade de 1 ano e, depois de terminado o curso, você pode trabalhar por mais 1 ano no Canadá. Isso pode abrir muitas chances, tais como receber uma oferta de trabalho ou ainda simplesmente obter uma experiência de trabalho no Canadá – fatores que podem te qualificar para Imigração.
Mais informações sobre esse assunto aqui: Como procurar por Faculdade no Canadá
Termo 3 – “spouse or common-law partner work in Canada” (“SOWP”)
O termo “SOWP” se refere a algo muito útil e importante para casais que desejam vir pro Canadá: se você vem fazer faculdade no Canadá, o seu esposo(a) / parceiro (a) pode vir como acompanhante e ainda tem o direito de trabalhar (em período integral) no Canadá. Isso mesmo: um membro do casal faz faculdade (aplicante principal), enquanto o outro somente trabalha.
*Já vi também em muitos fóruns pessoas se requerindo a esse visto simplesmente pela sigla “OWP”. Portanto cuidado para não ficar perdido (a) nessa sopa de letrinhas (rs).
Dica: eu escrevi recentemente um artigo detalhando isso: Imigração Canadense oferece vantagens para Casais
Termo 4 – “college”
Esse é um dos termos que mais causam confusão. Esclarecendo de uma vez por todas: a palavra “college” significa faculdade aqui no Canadá. Aqui existem Colleges e Universities.
O motivo que sempre falo de college aqui no blog e porque eles possuem cursos mais focados no mercado de trabalho com programas de 8 meses, 1 ou 2 anos de duração (na maioria dos casos). Dessa forma você pode usufruir dos benefícios do OWP e PGWP sem precisar fazer um degree de 3 ou 4 anos em uma university (menor custo).
Termo 5 – “Labour Market Impact Assessment (LMIA)”
Ter uma oferta de trabalho de uma empresa Canadense seria como já “colocar um pé dentro do Canadá“. Segundo as regras do novo Processo Federal de Imigração (Express Entry – ver termo acima), candidatos com oferta de trabalho ganham 600 pontos extras (ou seja, metade da pontuação possível).
Mas…
…não basta ter uma oferta de trabalho: você precisa que essa oferta seja aprovada pelo governo. Essa aprovação ocorrer mediante uma pesquisa no mercado de trabalho (daí o termo “LMIA”), na qual o governo irá se certificar de que não haja canadense (ou imigrante) já disponível para preencher a vaga em oferta. Somente após essa checagem é que a Imigração pode aprovar (ou não) como válida a oferta de trabalho.
Link de referência: http://www.cic.gc.ca/english/work/employers/lmo-basics.asp
Bom dia Caio e Guilherme!
Na opção SOWP, existe também a oportunidade de trabalhar por período integral após a conclusão do college? Ou essa oportunidade foi trocada pela do meu marido poder trabalhar enquanto eu estudo? Ainda…. Posso fazer o college pelo PGWPP levando a família, tendo em vista que posso comprovar que tenho como nos manter durante esse período? Mantendo assim a oportunidade de trabalhar após a conclusão do college.
Parabéns pelo trabalho de vocês!
Abraços e obrigada!
Fale Caio! Sou dentista e tenho interesse em fazer uma especialização no Canadá. Essa especialização vai contar pontos no processo de imigração ou tem que fazer um College mesmo??
Boa noite Caio!
Primeiramente gostaria de dizer que acompanho suas postagens com frequência e agradeço porque realmente tem tornado esse sonho bem mais perto do real. Sou uma apaixonada pelo Canadá desde os meus 12 anos e estou canalizando minhas forças para realizar esse sonho.
Como disse, acompanho tudo que você escreve, mas às vezes acabo me perdendo na MINHA realidade. Você poderia me ajudar? Acho que me dando as possibilidades para o meu caso, fica mais fácil pra mim.
Vamos lá, estou no último ano de engenharia civil aqui no Brasil e terminando quero ir para o Canadá como estudante mesmo, de repente fazer alguma pós nessa área. Como está a área de engenharia aí? Eu fazendo a pós no Canadá, será possível exercer minha profissão normalmente?
E se por acaso não for possível, eu conseguiria entrar como estudante de linguagens, no caso inglês?
Resumindo sou estudante, não sou casada e nem tenho filhos (não sei se é relevante). Quais as possibilidades para mim? Assim poderei focar no que se enquadra ao meu caso.
Muitíssimo obrigada!
Boa tarde Caio e Guilherme, possuo graduação em contabilidade no Brasil, no caso de fazer um college no Canada qual seria a melhor opção?
-Fazer um college de um ano(certificado) já que a área de contabilidade parece bem farta de empregos ou;
-Aproveitar algumas matérias já cursadas no Brasil e fazer um curso de 2 anos (diploma), é claro tirando as matérias aproveitadas?
Obrigado, grande fã do trabalho de vocês.
O curso de um ano lhe dará direito a visto de trabalho equivalente a um ano apenas. A partir de 2 anos você terá direito a 3 anos de visto de trabalho. Você deve considerar isso ao pensar em um college.
Bom dia Caio,
Eu e minha esposa já estamos no Canadá, ela com visto de estudante fazendo uma pós no college, e eu com visto de trabalho temporário.
Somos engenheiros e eu consegui um trabalho na GM com contratado, comecei a trabalhar em julho 2015, assim gostaria de um conselho com relação ao processo de imigração que devo submeter e qual o melhor momento para dar entrada na papelada.
Obrigado,
Marcelo
Marcelo, posso tirar uma dúvida? Quando vocês tiraram o visto, você pediu o seu open work permit logo depois que ela conseguiu o visto de estudante? A minha consultoria está me aconselhando a tirar primeiro um visto de visitante para meu marido, e depois mudar para open work. Eu acabei de consguiram o meu de estudante, e já quero pedir o open work permit dele. Obrigada!
Ola. Vcs sempre falam em universidade. Mas e quem ja tem um curso superior concluído aqui no Brasil e quer fazer uma pos graduação no Canada, do tipo doutorado? Tem algum programa especifico à ele, ou se encaixa no sowp?
Bom dia,
Prezado,
Eu e minha esposa, gostaríamos de de imigrar. Eu sou advogado pós graduado, e exerço atividade na área médica-hospitalar.
Minha esposa, é fisioterapeuta, com duas especializações e pós-graduação. Ambos, falamos inglês (avançado).
Assim, gostaria de saber qual direcionamento devemos tomar com relação a imigração.
Pois, a princípio gostaríamos de imigrarmos, para realizarmos as adequações e certificações para podermos trabalhar.
Grato
Caio muito obrigado por todos e-mails respondidos tão rapidamente.
Realmente planejamento é longo e duradouro.
Estou mais de 2h lendo e não acaba a cada nova informação existe uma nova informação e muitas dúvidas.
Desde já obrigado pelo suporte prestado e parabéns pelo trabalho e dedicação com nós brasileiros.
Caio,
E no meu caso que sou mãe solteira, se eu fizer um college público, mesmo que part time, meu filho de 6 anos tem direito de estudar em uma escola pública sem custo algum?
E essa ponte é feita entre o college e as escolas ou eu posso matricula-lo por mim mesma?
Obrigada!
CAIO, ESTOU CURSANDO ENSINO MEDIO QUASE TERMINANDO,GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA PEDIR O VISTO DE TRABALHO NO CANADÁ?QUAIS SAO OS PRIMEIROS PASSOS?
sou tecnica de enfermagem gostaria de trabalhar no canada
Caio, parabéns pelo site! Estou começando a planejar minha ida. Sou formada e meu objetivo inicial era aprimorar meu inglês, conseguir um trabalho e me estabelecer por ai. Mas ainda estou avaliando quais são as melhores possibilidades. O projeto e organizar a viagem para a metade do próximo ano. As informações do site tem sido bem uteis mas ainda tenho muitas duvidas. Continuo lendo e acompanhando suas publicações!!
Obrigada!
Caio, thanks pelas excelentes postagens… My sobrinha c/esposo vão final do mês para Austrália (ela estudar e ele trabalhar). Por 1 ano prepararam-se para Vancover, mas esbarraram na dificuldade para ele trabalhar no Canadá. Eu pretendo fazer curso de ingles ( 6 meses) em Vancover, mas fiquei desanimada…! Continuo lendo os depoimentos. Grande abraço.
A minha maior dúvida é que apesar de eu conseguir me comunicar até bem em inglês(já tive uma experiência internacional alguns anos atrás), a minha noiva fala zero de inglês.
Queria saber se mesmo ela não falando inglês, no caso eu quero ir com ela, se temos alguma chance.
Sou bacharel em ciência da computação e tenho experiência de trabalho de 4 anos.
Obrigado a todos por sempre esclarecer nossas dúvidas, morei na França e em Portugal, mais com a crise voltei para o Brasil, estou mim preparando para o meio do ano que vem ir para o Canadá, quero estudar, mais meu foco principal é trabalhar, quero fazer um curso de no máximo 6 meses, alguém que esteje se preparando pra ir e quiser trocar idéias sobre o assunto vou deixar meu watss:(19)994269826 sou gesseiro e pretendo ingressar aí má construção civil. Alan Novais
Gostaria de saber se há alguma forma de imigração para estudos de pós-graduação (doutorado). Abraços
Ola, sou pedagoga e atualmente professora concursada em Município. Meu marido é fotógrafo/cinegrafista e tem curso de cozinheiro e chef de
Cozinha. Temos chances? Obrigada
Olá Caio
Tenho 19 anos, há dois anos atrás me veio a ideia de imigrar, sei que ainda sou muito novo mas desde em então virou me objetivo. O problema é que não sei como criar um plano. Não sei se faço faculdade aqui no Brasil e depois aplico pra imigração ou se junto dinheiro para fazer um college e depois conseguir trabalho para ter mais pontos. Sou pobre, e só tenho 19 anos, então minha ideia foi em fazer concurso público, juntar uma grana e tentar fazer um college. O q você acha? Também tenho tenho duvida em qual a melhor maneira de juntar tanto dinheiro assim em pouco tempo. Agradeço se você responder.
Olá Lucas, estou em uma situação parecida da sua, está bem difícil de guardar dinheiro. Tenho 23 anos, trabalho e moro sozinho. A diferença que vou me formar em um curso Tecnólogo (2 anos) em Jul/16 está bem próximo, então espero começar a ganhar mais pra conseguir guardar mais dinheiro. Recomendo você a conseguir um trabalho e juntar máximo de dinheiro possível.
Talvez um Tecnólogo com FIES seja uma opção ou talvez como você falou numa Pública, você tem que fazer o máximo pra não gastar e focar pra guardar o que der.
Eu também queria conseguir uma forma de guardar MUITO dinheiro rapidamente, a ansidade de ir é muita rs, mas talvez no nosso caso é ter um pouquinho mais de paciência e não perder O FOCO.
Abraços
Boa noite Caio e Guilherme,
Estou planejando em fazer um college ou um mestrado no Canadá. Entretatanto, a minha escolha dependerá da minha situação financeira. Fiz graduação sanduíche no Canadá pelo período de 1 ano e 4 meses e tenho experiência de como funcionam as universidades canadenses. Em relação ao PGWPP, gostaria de saber se eu fizer um college, e tendo minha graduação no Brasil e validada no Canadá, o meu visto de trabalho só poderá ser utilizado para empregos na área da minha graduação do College ou irei ser apto também para aplicar em empregos em relação a minha graduação no Brasil.
Olá Caio e Guilherme.
Eu tenho dois filhos pequenos e gostaria de saber se eu poderia imigrar com minha família?
Boa Noite!
Eu e meu noivo, gostaríamos de imigrar. Eu sou Enfermeira e meu noivo engenheiro Civil.
Gostaria de saber qual direcionamento devemos tomar com relação a imigração e por onde começar, estamos um pouco perdidos, gostaríamos de imigrarmos, para realizarmos as devidas cerificações para podermos trabalhar na aérea.
Algumas dúvidas que tenho é a diferença da imigração para o visto de trabalho.
Aguardo retorno!
Desde já agradeço.
oi,eu sou casado eeu e minha esposa somos cirurgioes dentistas com pos em ortodontia.temos uma filha de 7 anos e queremos ir para o canada trabalhar na nossa profissao.nao falamos nenhum idioma e temos muitas duvidas qual melhor visto,se nossa filha podera estudar,como fazer.
Olá Caio e Guilherme, já acompanho o blog há algum tempo, mas nunca comentei. Parabéns pelo trabalho de vocês! Eu e meu marido estamos a cada dia tomando mais coragem pra iniciar o processo de imigração. Gostaria de deixar uma sugestão de post que nos ajudaria muito, como levar nossa Yorkshire pro Canadá. Um resuminho das regras da aero nave e taxas. Obrigada! Beijos
Olá Caio,
Descobri esse blog agora e já o acho muito interessante.
Minha dúvida é em relação à emprego e programa de imigração.
Sou estudante de Engenharia Ambiental e me formo no final do ano que vem. Queria saber em qual tipo de programa de imigração meu perfil se encaixaria para trabalhar como engenheira no Canadá.
Tenho o inglês fluente e já participei de programa de intercâmbio na Austrália.
Obrigada
Boa noite Caio,
Estou indo com a minha esposa para Vancouver em março 2016, onde vou fazer um curso de business na Greystone College, esse curso tem duração de 24 semanas de aula + 2 semanas de workshop + 24 semanas para trabalho. No fim desse período eu e minha mulher estaremos aptos para dar entrada na imigração? Parabéns pelo blog e podcast.
Olá,Caio, também estou pensando em fazer college na graystone. Com esse college consigo depois dar entrada no processo de imigração, ou não serviria?
Olá irmãos Prezia! Eu e minha esposa já estamos “quase chegando” em Toronto, ela vai fazer uma faculdade de 2 anos em IT. Gostaria de saber sua opinião sobre o LMIA. É muito difícil as empresas conseguirem, ou se disporem a pedir essa carta para o governo? Essa exigência faz com que nós, estrangeiros, fiquemos restritos aos empregos que nenhum canadense ou RP quer fazer? O que vocês acham a respeito?
Olá, boa tarde sou estudante de eng. De produção meu curso está trancado até o final de 2015 queria fazer uma curso de inglês ou qualquer outro que me ajude na faculdade vcs tem alguma dica? E quais as primeiras providências preciso tomar?
Olá !. Sou mineira de BH, tenho 44 anos, uma filha de 7 anos e sou separada. Minha formação é administração empresas com pós em marketing. Hoje trabalho na área comercial numa empresa de vending machine, especificamente cafés… enfim gostaria de refazer minha vida no Canadá com minha filha …mas não sei por onde começar ….rsrsr
Olá !. Sou mineira de BH, tenho 44 anos, uma filha de 7 anos e sou separada. Minha formação é administração empresas com pós em marketing. Hoje trabalho na área comercial numa empresa de vending machine, especificamente cafés… enfim gostaria de refazer minha vida no Canadá …mas não sei por onde começar ….rsrsr
ola. sou da cidade de valinhos interior de são paulo tenho 55 anos minha esposa 56 anos tenho uma empresa de manutenção de equipamentos de hemodialise a varios anos gostaria de trabalhar no canada se possivel na minha area em março 2016 vou visitar algumas ciades no canada desde já obrigado.
Olá Caio!
Como o post da nossa colega acima,vou te explicar a minha situação e gostaria que me ajudasse no que se enquadre para mim,para que eu tome uma direção !
Eu e meu esposo e mais 4 colegas queremos tentar a vida no Canada,meu esposo cursa o 1º semestre de Arquitetura, eu e os demais cursamos 4º semestre de Direito. Nao temos filhos. Quais seriam as nossas reais possibilidades ? Como é feito com essa questao de moradia ?
Nos ajudeeee estamos anciosos,e perdidos por onde começar !
Olá Caio,
Tenho 38 anos, sou contador e tenho experiência de mais de 15 anos na área financeira. Estou estudando a possibilidade de imigrar para o Canadá (Montreal) com minha família (eu, esposa e uma filha de 2 anos) meu pensamento é estudar durante seis meses o francês e após isso começar um College. Minha pergunta é: Será que consigo alguma bolsa do governo? Consigo colocar minha filha em uma escola pública?
olá! estamos querendo passar uns 6 meses com nossos filhos no canadá. somos uma grande familia com 5 filhos e eu queria saber como possa fazer para matricular todos em uma escola e ficarmos no canada por 6 meses pelo menos para conhecer e desenvolver um projeto mais longo. temos uma empresa de locaçao de equipamentos para obra e gostariamos de desenvolver isso lá também…. por onde começo…
obrigada!!!
Por avor eu e meu marido estavamos pensando em nos mudar para o Canada por algum tempo 2 anos qdo ficaria mais ou menos um aluguel de um apto. de 2 dorminitorio em Beatty ST achamos a rua bonita e facil acesso ao metro? muito obrigada
Tania Sa
Caio/Guilherme, tudo bom? Uma pena que encontrei o blog de vocês depois de fechar com uma consultoria, ou então teria feito todo o eu processo a partir da inscrição na área vip. Tenho somente uma pergunta: já me inscrevi numa pós graduação e consegui meu visto. Agora minha consultoria me indica que eu peça primeiro um visto de visitante para meu marido, para depois que ele estiver no Canadá como visitante, peçamos um open work permit. Mas queremos sair do Brasil já com o visto de trabalho dele. Minha consultoria diz que ele pode ter o visto negado, mas eles mesmos admitiram que temos ótimas condições financeiras. É normal que o casal já saia daqui com o visto de trabalho do esposo? Devo seguir e pedir o visto de trabalho dele? Muitíssimo obrigada!