Faculdade no Canadá

Faculdade no Canadá

O Vancouver para Brasileiros fez uma pesquisa e descobriu que o custo por ano de uma faculdade no Brasil equivale ao valor gasto estudando-se durante o mesmo período num college canadense.

Para chegar à essa conclusão, nosso site pesquisou primeiramente os valores de faculdades de Administração no Brasil – cujas as mensalidades geralmente variam entre 1000 e 2000 reais por mês. A faculdade Mackenzie, por exemplo, custa 1000 reais por mês (Ver tabela de preços). Curso semelhante na PUC do Rio de Janeiro tem valor de 1 330 reais mensais. Já na FGV (Fundação Getulio Vargas) a mensalidade é de 2100 mil reais (Ver tabela de preços ).

A partir desses valores o Vancouver para Brasileiros considerou – para efeito comparativo – um gasto médio de 1500 reais por mês para se fazer uma faculdade de Administração no Brasil. Em 12 meses esse custo salta para 18 mil reais – o equivalente a 11 mil dólares canadenses (em maio de 2008). Com essa mesma quantia e período de estudo, o estudante brasileiro encontra no Canadá variadas opções de cursos de college nas áreas de Business (“Negócios”), Marketing e International Trade (“Comércio Exterior”).

Vale lembrar de que a estrutura de ensino no Canadá difere do modelo brasileiro. Após terminar a high school (equivalente ao Ensino Médio brasileiro), o estudante canadense que deseja continuar seus estudos tem duas opções a seguir: ou ingressa numa universidade (university) ou faz um curso de college (ou Diploma, como também são conhecidos no Canadá). Os cursos de colleges são mais técnicos, voltados ao mercado de trabalho e geralmente duram de 1 a 2 anos. Já os cursos universitários são mais voltados àqueles que desejam seguir carreira acadêmica. Em ambos os casos, o aluno estrangeiro tem o direito de pedir visto de trabalho enquanto estuda no Canadá.

A possibilidade de trabalhar legalmente pode abrir diversas portas aos estudantes estrangeiros. Arrumar estágio remunerado no Canadá é uma tarefa relativamente tranquila. E a remuneração também é boa, variando entre 10 a 15 dólares por hora. Em média, os estudantes conseguem ganhar entre 7 e 10 mil dólares por ano. A quantia pode não ser muito grande, mas certamente ajuda a cobrir boa parte dos gastos com estudo e moradia.

Para aqueles interessados em fazer faculdade no Canadá vale lembrar de um aspecto fundamental: ter bom domínio do inglês. Além de ser pré-requisito para ingresso em qualquer college ou universidade canadense, o domínio da língua inglesa é um dos segredos para o estudante estrangeiro conseguir um bom emprego enquanto estuda no Canadá.

Dicas e orientações GRATUITAS?

Assine a nossa newsletter e receba dicas e orientações  dos Irmãos Prezia sobre tudo de importante que você precisa saber sobre como vir Estudar, Trabalhar e Imigrar para o Canadá. 

Cadastro efetuado com sucesso. Verifique seu e-mail com confirmação!