Emprego no Canadá

O Canada para Brasileiros preparou abaixo um guia de emprego para aqueles que estão chegando ou ainda procurando por um bom emprego em terras canadenses



A busca por uma melhor qualidade de vida e oportunidade de trabalho já fez mais de 10 mil brasileiros imigrarem para o Canadá nos últimos anos (Ler mais aqui - Trabalho no Canada ). O Canada para Brasileiros preparou abaixo um guia de emprego para aqueles que estão chegando ou ainda procurando por um bom emprego em terras canadenses.

Quando o assunto é trabalho no Canadá é fundamental o candidato ter um bom domínio da língua inglesa. Imagine a seguinte situação: um canadense com pós-graduação vai trabalhar no Brasil. No entanto ele não tem bom domínio do português. Naturalmente, ele terá dificuldades em conseguir emprego em nosso País.

A mesma situação pode ser aplicada aos brasileiros que vêm morar e trabalhar no Canadá. Em ambas as hipóteses, ter domínio do idioma local é fator fundamental para conseguir uma boa vaga.

Para o brasileiro será preciso falar e escrever bem em inglês. A habilidade na escrita será, por exemplo, importante na hora de redigir emails ou preparar o currículo profissional. Da mesma forma, ter uma boa pronúncia será importante na hora de falar ao telefone ou participar de uma entrevista de emprego.

A forma mais fácil de se conseguir um emprego no Canadá é através de sites de emprego na internet. O sistema de  busca online por empregos funciona muito bem, sendo hoje o principal meio em que os canadenses utilizam para buscar seus empregos.

(DICA: Veja AQUI os Posts e Podcasts mais acessados sobre Emprego no Canada)

Nesse caso, uma dica importante é a de não restringir sua busca somente por vagas relativas à sua área de atuação. Procure "atirar para todos os lados", principalmente se procura por seu primeiro emprego no Canadá.

O mercado de trabalho canadense é bastante flexível em relação a obrigatoriedade de se ter diploma para atuar numa determinada área. Ao contrário do que ocorre comumente no Brasil, também não é necessário, em diversas profissões, ser sindicalizado ou associado a entidades de classe.

No Canadá é comum de se ver pessoas somente com colegial completo trabalhando, por exemplo, em vagas de admistração e negócios. Também é frequente ver pessoas formadas em Admistração atuando em setores como Turismo e Hotelaria. Ainda, há também uma grande incidência de imigrantes com formação em engenharia ou odontologia atuando em setores como vendas, marketing e comércio exterior.

Segundo reportagem do jornal Vancouver Sun, publicada no último dia 28 de março, o setor de Administração é o responsável pela maior porcentagem de contrações em Vancouver. Em segundo lugar, a área que mais contrata é a de hotéis / restaurantes, seguida por comércio, vendas, contabilidade, enfermagem, engenharia e serviços sociais.

(DICA: Veja AQUI os Posts e Podcasts mais acessados sobre Emprego no Canada)

Sites de emprego

Após preparar o seu currículo, comece fazendo pesquisas no principais sites de empregos no Canadá. Geralmente esses sites têm formulários para o candidato enviar seu currículo e, assim, esperar por um contato da empresa.

Veja abaixo a lista de alguns dos melhores (e gratuitos) sites para se arrumar emprego na região de Vancouver:

1 - Workpolis
2 - Working.com
3 - Craiglist
4 - Monster

(DICA: Veja AQUI os Posts e Podcasts mais acessados sobre Emprego no Canada)


 

É expressamente proibida a cópia, reprodução, difusão e publicação integral dos textos, bases de dados, compilações e outros elementos contidos neste, sem a prévia autorização do Administrador do Canadá para Brasileiros. Todo o conteúdo informativo contido neste site está

protegido pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9.610).