Canada Place
Uma das construções mais modernas e imponentes do Canadá está em Vancouver. O Canada Place, localizado no coração da cidade e de frente para o mar, é um dos locais mais visitados. Inaugurado a cerca de 20 anos, o prédio ganhou fama e prestígio internacional por apresentar uma arquitetura única e inovadora, além de estar num dos pontos mais charmosos de Vancouver.

Caminhando pelo Canadá Place tem-se a impressão de que estamos dentro de um gigantesco transatlântico. Tudo lembro um navio. O teto – em formato arredondado e cheios de vincos – sugere velas de um grande navio – semelhantes a aqueles que descobriram a América do Norte, alguns séculos atrás.

A impressão de navegar – sem sair do lugar – também se dá pelo fato do Canada Place estar cerca de 90% circundado por água. O prédio é um imenso pier futurístico que avança sobre as calmas águas que envolvem o centro e o Norte de Vancouver.

O imenso navio de cimento parece se mover, principalmente quando nos aproximamos da proa – ou melhor da ponta extrema do prédio. O movimento das águas, que correm do Norte em direção ao Centro, reforçam a falsa sensação de que o Canadá Place está se movendo – como um gigantesco navio.

Apesar da sensação, o Canadá Place permanece imóvel para que possamos apreciar a bela paisagem. Estando na “proa” têm-se à frente uma cadeia de montanhas, que na maioria do ano ficam cobertas de neve – excelente lugar para tirar fotos e guardar de recordação.

Do lado direito da “proa” vizualiza-se a região portuária da cidade e à esquerda uma bela visão do Stanley Park e da ponte Lions Gate Bridge – dois entre os mais famosos cartões postais de Vancouver.

Além da paisagem, o Canadá Place conta com agradáveis cafés, em que se pode bater papo, namorar ou mesmo ler um livro apreciando um belo visual. No entanto, é dentro do navio – ou do prédio, melhor dizendo – que se encontra a maior atracão: as salas de cinema IMAX – que contam com telas gigantes, cerca de 10 vezes maiores do que das salas de cinema tradicionais. O ingresso custa por volta de 11 dólares canadenses. E vale a pena pagar para ver.

Mais informações

Site do Canada Place: www.canadaplace.ca/cpc/  

Site do IMAX Canada Place: www.imax.com/vancouver/