Kitsilano

Como são as praias aí? Todo mundo que está vindo para Vancouver tem essa curiosidade. A resposta pode estar em outra pergunta: durante o Inverno ou no Verão? No tempo frio o máximo que dá para se fazer é caminhar (devidamente agasalhado, claro) e ver o pôr-do-sol. Já no Verão, entre Junho e Setembro, as praias da cidade ficam cheias. É gente caminhando, fazendo exercício, namorando ou mesmo curtindo os generosos 25 graus Celsius que costumam aquecer a cidade nessa época do ano.

Se você está vindo no Verão, não deixe conhecer as praias de Kitsilano, uma das regiões mais badalas de Vancouver. Basta a temperatura começar a subir para as praias ficarem apinhadas de gente. Para chegar lá é bem fácil. Estando em Downtown, pegue o ônibus Número 2, que passa toda hora na Burrard Street, uma das principais vias da cidade.

Você pode pegar o ônibus praticamente em frente da Burrard Station (estação de metrô). Em seguida o ônibus sobe toda a Burrard Street, até chegar na ponte que leva o mesmo nome da via. Na travessia da ponte surge a primeira atracão do passeio: uma bela visão do mar que circunda a região central de Vancouver. Depois da ponte o trajeto irá durar mais cerca de 10 minutos, até finalmente chegar em Kitsilano.

Se você ficar na dúvida em que ponto descer, pergunte para o motorista. Além de não errar o ponto de descida, pode ser uma boa oportunidade para praticar o inglês fora  da escola. Em geral, os motoristas de ônibus são super solícitos e estão acostumados a ajudar estudantes estrangeiros. Vai aí uma frase que pode salvar o passeio: “I have to get off on Kitsilano Beach. Could you let me know when we get there?” ( Eu preciso descer na Kitsilano Beach. Você poderia me avisar quando a gente chegar lá?”).

Não espere uma praia com ondas, água morna e “tiuzinho” vendendo picolé de uva e caipirinha. Quando o assunto é praia o Brasil é imbatível. Mesmo assim dá para curtir bastante a praia canadense. E o melhor de tudo: sem batedores de carteira ou cachorros fazendo suas necessidades na areia rente à água.

Tudo em Kitsilano é limpo, seguro e organizado. Para quem quer passar tarde no local a dica é levar lanche e bebida na mochila. A praia oferece dezenas de mesas e churrasqueiras para picnic no meio de frondosas árvores. Mesmo não sendo um “churras” à altura do brasileiro, o passeio pode ser uma oportunidade única para perder horas conversando e curtindo o belo visual dos mares do Pacífico.

Informações gerais

www.city.vancouver.bc.ca/parks/rec/beaches/kitsb.htm

Como chegar

Acesse o link abaixo e imprima o mapa:

www.translink.bc.ca/bus/35/routemap/r002.pdf

Fotos (fotos: Caio Prezia)