da Agência Canadá para Brasileiros

A 21a. edição dos Jogos Olímpicos de Inverno acontece em Vancouver entre 12 e 28 de fevereiro de 2010. A expectativa é que a cidade canadense receba mais de 5 mil atletas de 80 diferentes países.

A cerimônia de abertura dos Jogos será realizada no BC Place, estádio de futebol americano localizado em Downtown (centro da cidade). As disputas olímpicas irão ocorrer em diversos locais de Vancouver e também na cidade de Whistler (ver link abaixo sobre os locais das disputas).

Clique aqui e assista ao Vídeo oficial

A escolha de Vancouver como a cidade-sede das Olimpíadas de Inverno ocorreu em 2003. A partir de então, a cidade passou por uma série de obras no sistema de transporte, além de ganhar novos prédios e ginásios esportivos.

Uma das principais obras foi a construção da linha de metrô “Canadá Line”, inaugurada recentemente, que faz agora a ligação rápida entre o centro da cidade (Downtown), com o aeroporto de Vancouver e o Distrito de Richmond.

Outra grande obra no setor de Transportes foi a duplicação da rodovia que liga Vancouver com a cidade de Whistler. A construção da nova pista consumiu um grande trabalho de engenharia e planejamento, uma vez que a estrada cruza uma região bastante montanhosa e repleta de lagos e rios.

Vancouver ganhou também um moderno conjunto de prédios (“Olimpic Village”), que servirá de alojamento aos atletas olímpicos. Outra mega-construção é o novo Centro de Convenções, que fica ao lado do Canada Place e foi construído parcialmente sobre as águas do Oceano Pacífico.

Mascotes

Leia mais

Conheça todas as modalidades das Olimpíadas de Inverno

Saiba onde serão realizadas as competições em Vancouver