Pouca gente sabe, mas a rua Granville é mais antiga que Vancouver. Muito antes de existir a cidade como hoje conhecemos, havia na região um pequeno vilarejo chamado Granville. O nome original fazia referência a uma via de acesso que ligava o porto à região sul do local. Os anos se passaram, a vila cresceu e acabou dando origem tempos mais tarde ao município de Vancouver. A rua Granville, por sua vez, continuou firme e forte.

No final de 2008, a prefeitura da cidade deu início a uma projeto de revitalização da Granville Street. Quem caminha hoje pela via pode ver o tamanho da empreitada: o asfalto e calçadas foram inteiramente removidos e serão substituídos por um novo calçamento e iluminação. No total, a obra vai custar 20 milhões e deverá ser concluída em novembro deste ano.

A administração municipal espera devolver à Granville o status de cartão postal de Vancouver – há muito tempo perdido para outras localidades como Robson Street e Gastown. Além do novo calçamento, a Granville deverá ganhar novas lojas e restaurantes. Haverá ainda escadas de acesso às estações da nova linha de metrô, a Canada Line, que irá ligar Downtown ao aeroporto da cidade. 

A “nova” Granville terá ainda uma área para eventos públicos, entre os cruzamentos com as ruas Robson e Georgia. Durante comemorações de Ano Novo, por exemplo, essa região poderá ser fechada para o trânsito de pedestres. No mesmo setor, estão previstas ainda coberturas removíveis para proteger o público de eventuais interpéries do tempo.

O projeto de revitalização inclui também uma nova arborização. Ao todo, serão plantadas 46 novas árvores nas novas calçadas. Segundo a Partnership Landscape Architects, empresa responsável pelo projeto, o principal objetivo é o de tornar a rua mais atrativa aos moradores e turistas que visitam a cidade.

Além de ganhar calçadas mais amplas – com 8,5 metros de largura – a rua terá ainda um exclusivo sistema de iluminação. Os postes atuais serão substituídos por estruturas modernas e dotadas de lâmpadas mais potentes, fazendo da velha Grandville a nova “rua-luz” de Vancouver.

Fotos históricas da Granville Street

Mais informações sobre a nova Granville

http://vancouver.ca/commsvcs/currentplanning/granvilleredesign/index.htm