Se você está em Vancouver não deixe de fazer passeio de barco para observação de baleias. Navegando a poucos quilômetros da costa pode-se observar com facilidade as lendárias baleias orcas, ou killer whales como são conhecidas pelos canadenses. Na cidade de Victoria, capital da província, a equipe do Vancouver para Brasileiros foi conferir um desses passeios e registra aqui uma matéria especial, com vídeo e fotos exclusivas.

O tour dura cerca de 3 horas, partindo do cais central de Victoria. O preço do passeio varia em média de CA$ 79 a CA$ 120 e vale cada centavo investido. As baleias geralmente são avistadas cerca de 45 minutos após a partida. O barco começa então a circular o grupo de baleias onde se dá para tirar fotos e fazer longos vídeos. Com um pouco de sorte, pode-se observá-las a poucos metros de distância do barco.

Na excursão em que Vancouver para Brasileiros participou houve um momento em que uma baleia orca passou raspando pelo barco, a cerca de 2 metros de distância. Ao mesmo tempo que as pessoas filmavam e batiam fotos, as baleias mostravam-se também curiosas com a presença humana. Durante a cerca de meia hora em que o barco ficou parado no local, as baleias ficaram rodeando lentamente a excusão. Muitas delas chegam a passar por baixo da embarcação, provocando frisson entre os passageiros.

Além das excursões pagas é também possível se ver baleias durante a viagem de ferry entre Vancouver e Victoria. A BC Ferries – companhia que administra o transporte público de barcos da região – está oferecendo neste Verão uma apresentação gratuita durante a viagem: um profissional especializado ajuda os passageiros a localizar grupos de baleias, entre outros animais da fauna marítima canadense.

Fotos e Vídeo por Caio Prezia

Video

Fotos

Serviço

Empresas que fazem o passeio:

– www.victoriawhaletours.com

– www.stubbs-island.com

– www.wildcat-adventures.com

– www.oceanexplorations.com