Tempo frio e comida costumam combinar muito bem. No entanto, estes dois fatores são uma das principais preocupações dos brasileiros que estão vindo para o Canadá. Sim, não dá para negar que o Inverno canadense é de bater os queixos. Também é verdade que a comida na terra das Maples Trees não é igual a da mama brasileira. Antes de encher as malas de cobertores e sacos de feijão é importante saber que no Canadá esses dois fantasmas podem ser facilmente driblados. Principalmente por brasileiros.

Primeiro de tudo é importante dizer que Vancouver tem um dos climas mais amenos do Canadá. Enquanto as principais cidades do país estão sendo soterradas nesse Inverno por quilos de neve, Vancouver é incomodada apenas pela chuva e com temperaturas que variam entre 4 a 8 graus. Pode paracer pouco mas o Inverno menos rigoroso da costa Oeste propicia uma vida quase normal – dá para passear nos belos e diversos parques ou caminhar tranquilamente pelas ruas da cidade.

Para andar despreocupado com a chuva e frio uma dica fundamental é comprar roupas impermeáveis, conhecidas pelo nome Water Proof. Em qualquer loja de roupas esportivas é possível encontrar roupas e calçados especiais para o clima da cidade. Pesquisando bem, por exemplo, dá para encontrar uma jaqueta impermeável por menos de 100 dólares. Além de substituir os pouco eficientes quilos de blusas e gorros, o acessório é a garantia efetiva de proteção contra o frio e a chuva.

Comida boa e barata também não vão faltar no cardápio. Devido à diversidade de raças e nacionalidades é fácil encontrar de tudo nos supermercados da cidade – do arroz feijão brasileiro, fast foods norte-americanos aos variados cardápios orientais. Para os brasileiros mais radicais a dica é o restaurante Samba, em Downtown, especializado em comida brasileira. Para quem não quer gastar muito dinheiro em restaurantes, uma opção legal são as populares pizzarias que cobram 1 dólar por fatia de pizza. Uma das pizzarias populares mais conhecidas fica também em Downtown, na Seymour Street. Para aqueles que preferem cozinhar, a melhor opção é fazer compras nos supermercados da rede Superstore (shopping Metrowown), que oferece boa variedade de produtos por um preço justo.