Como alugar apartamento

Preparamos para voc um guia sobre como alugar seu apartamento em Vancouver


A qualidade da moradia é um dos fatores que mais ajudam o brasileiro se adaptar bem no Canadá. Morar num lugar agradável, bem localizado e com um preço acessível é a principal preocupação dos brasileiros que procuram apartamento para alugar. Para isso, o Vancouver para Brasileiros preparou abaixo um guia para ajudar você a encontrar seu home sweet home também no Canadá.

Preço e Localização

O valor do aluguel em Vancouver varia de acordo com a localização, tamanho e idade do apartamento. Por exemplo: um imóvel semi-novo, 1 dormitório, na região central da cidade (Downtown), custa em média CA$ 1200 por mês (dólares canadenses). Na mesma região é possível ainda encontrar apartamentos similares, porém mais antigos (e portanto com um maior tempo de uso), a partir de CA$ 1000 por mês. Outra opção, ainda mais econômica, é o chamado "studio", quitinete com mensalidade em média de CA$ 800.

Quanto mais longe de Downtown, mais baixo tende a ser o preço do aluguel. No Distrito de Burnaby, a 20 minutos de metrô do centro de Vancouver, pode-se encontrar apartamentos de 1 dormitório a partir de CA$ 700 por mês. No entanto, morando numa região mais distante do centro, haverá um gasto extra com transporte de metrô (skytrain). Um bilhete mensal sai a partir de CA$ 73.

Caso a opção seja a de morar mais afastado do centro, dê preferência por apartamentos próximos às estações de metrô. Isso fará grande diferença no dia a dia, principalmente durante o Inverno. Para aqueles que escolherem morar em Downtown, a dica é a evitar localidades barulhentas - como por exemplo próximas de escolas, hospitais e pontos de ônibus.

Detalhes importantes

Na hora de escolher o apartamento não esqueça de verificar o que está incluído no preço do aluguel. Lembre sempre de perguntar ao locador (landlord, em inglês) se o valor do aluguel já inclui outros gastos como água, eletricidade e aquecimento. Também confira se o prédio tem lavanderia, o que dispensaria você de ter que sair de casa para lavar roupas. Alguns apartamentos oferecem ainda atrativos extras, como piscina e sala de ginástica.

Contrato de aluguel

Geralmente os contratos de aluguel no Canadá têm prazo mínimo de 6 meses. Para liberar as chaves, alguns locadores exigem do locatário (tenant, em inglês) comprovação de renda e referências de terceiros (como por exemplo, contato do lugar que a pessoa morou anteriormente). Se você é estudante e não consegue comprovar renda (por não estar trabalhando), forneça cópias de sua conta corrente ou, se for o caso, a de seus pais ou responsáveis. Não esqueça também de levar uma cópia de passaporte. Fique preparado ainda para pagar um depósito de segurança, que geralmente tem valor definido em 50% da mensalidade do aluguel. Neste caso, não esqueça de pedir um recibo do pagamento.

Como procurar

O Vancouver para Brasileiros oferece um serviço gratuito de classificados de roommates ("colegas de moradia", em português). Na seção, você encontra anúncios dos mais diversos tipos. Há frequentemente anúncios de brasileiros que estão procurando colegas para dividir despesas. Pode-se também achar apartamentos de brasileiros que estão se mudando e precisam passar o contrato de aluguel adiante. Para acessar o serviço, inteiramente gratuito e em português, clique aqui para acessar.

Em Vancouver existem diversos sites de classificados de apartmentos. O Vancouver para Brasileiros fez uma pesquisa e lista abaixo quatro dos principais endereços (em inglês) usados para procurar moradia na cidade:


http://www.rentbc.com/vancouver_apartments.html

http://www.myhomevancouver.com/search.aspx

http://www.viewit.ca/


 

É expressamente proibida a cópia, reprodução, difusão e publicação integral dos textos, bases de dados, compilações e outros elementos contidos neste, sem a prévia autorização do Administrador do Canadá para Brasileiros. Todo o conteúdo informativo contido neste site está

protegido pela Lei de Direitos Autorais (Nº 9.610).