“Você está indo para o Canadá. Que legal, mas lá não é muito frio?”. Quem já veio ou esta vindo para o Canadá possivelmente já ouviu essa pergunta de  um amigo ou parente. Sim, o Canadá tem um clima frio. Mas por outro lado o país conta com uma infra-estrutura muito boa, responsável por fazer do país um dos melhores lugares hoje para se viver, estudar ou passear.

E isso é possível primeiro pela qualidade das construções canadenses. Diferente das residências de alvenaria no Brasil, as casas no Canadá são feitas de madeira e revestidas com materiais que isolam totalmente o frio que bate do lado de fora. O mesmo vale para portas e janelas. Todas os vidros são duplos e as janelas e portas possuem vedação total contra a entrada de frio.

Além disso, as casas são equipadas com aquecedores, capazes de manter a residência numa temperatura muito agradável, dispensando blusas, meias, entre outros acessórios. O mesmo acontece em ônibus e metrôs, muito bem vedados e equipados com aquecimento.

“Ok. Dentro de casa e do metrô a gente não passa frio. E na rua, como eu faço para me proteger do frio?”, pode estar se perguntando o atento leitor. Nesse caso, esqueça aquelas blusas de lã usadas no “inverno” brasileiro. Toda a indumentária usada para enfrentar o “friozinho” brasileiro não vai funcionar no Canadá. Nesse caso, uma dica fundamental para enfrentar o inverno canadense é comprar roupas especiais à prova de frio.

Não se preocupe porque esse tipo de roupa é tão comum no Canadá quanto um biquíni no Brasil. Vá a qualquer shopping ou loja de departamento no Canadá e procure por roupas impermeáveis, conhecidas pelo nome Water Proof e que também possuem propriedades anti-frio e anti-vento.

Em qualquer loja de roupas esportivas é possível encontrar roupas e calçados especiais. Pesquisando bem, por exemplo, dá para encontrar uma jaqueta impermeável por menos de 100 dólares. Além de substituir os poucos e  ineficientes quilos de blusas e gorros, o acessório é a garantia efetiva de proteção contra o frio e a chuva. O mesmo vale para calçados. Escolha um que tenha uma sola de borracha grossa. Seguindo essas dicas, você não terá problemas com o inverno canadense e poderá voltar para o Brasil e dizer os seus amigos: “Sim, o Canadá é frio mas eu me mantive bem aquecido”.