Imagine a seguinte cena: você chega a um aeroporto, pega sua bagagem e dirige-se a uma estação de metrô no próprio local. Após um rápido trajeto de trem, você já está numa cidade subterrânea que conta com lojas, hotéis e restaurantes. A cena descrita parece tirada de uma filme de ficção científica – mas não é. Ao contrário, a situação está prestes a virar realidade em Vancouver.

A cidade vai ganhar em 2009 um dos mais modernos transportes públicos do mundo. A nova linha de metrô – batizada de Canada Line – irá atravessar Vancouver de Norte a Sul. O sistema contará com trens que dispensam a necessidade de maquinistas (o que já ocorre nas linhas atuais). Tudo será controlado à distância por câmeras e computadores. Havéra 16 pontos de parada. Somente no Aeroporto Internacional de Vancouver serão três estações de embarque.

Com a nova linha, o aeroporto terá ligação direta com o centro subterrâneo de Vancouver, onde já existem lojas, hotéis, escritórios e restaurantes. A área subterrânea será ainda ampliada e irá compreender um total de cinco quarteirões. Assim, será possível transitar da estação Water Front até a rua Robson, sem a necessidade de andar na calçada e ter que enfrentar o clima de Inverno.

As obras da Canadá Line estão em ritmo adiantado e já é possível ver trens em teste na região próxima ao aeroporto (ver video – http://www.youtube.com/watch?v=17X-pq7P6oo&feature=related). Segundo a Translink, responsável pelo transporte na cidade, a nova linha começa a funcionar em novembro de 2009, quatro meses antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2010.

As melhorias em Vancouver ocorrem também no setor imobiliário. Um bom exemplo é o prédio Living Shangri-La, que está quase pronto e será o mais alto da cidade. Localizado na rua Georgia, em Downtown, a construção conta com 62 dois andares, sendo 15 deles a serem ocupados por um hotel cinco estrelas. Os andares restantes terão apartamentos residenciais.

Outra mega nova construção é o Vancouver Convention & Exhibition Centre, localizado ao lado do Canada Place. O prédio, em fase de acabamento, chama atenção por seu imenso telhado, todo coberto por gramado natural – deixando ainda mais bela a Burrard Inlet, braço de mar que isola North Vancouver do centro da cidade.

Links

Blog do Caio Prezia: Canada Line (Vídeo)

Canada Line
www.canadaline.ca/

Vancouver Convention & Exhibition Centre

– Living Shangri-La
www.livingshangri-la.com/