O sistema de transporte de Vancouver é composto por ônibus, metrô e seabus (balsa).

a) Ônibus

A cidade conta com cerca de 100 linhas convencionais de ônibus. Todas elas fazem conexão com as estações de metrô da cidade. Curiosidade: os ônibus são equipados, na parte frontal-externa, com suporte para bicicletas.

Confira as rotas de ônibus da cidade

b) Metrô (Skytrain)


Vancouver conta com 3 linhas de metrô: a Expo Line, a Millennium Line e a Canada Line. A Expo Line sai do centro (Downtown) e cruza a cidade no sentido oeste, passa pelo Distrito de Burnaby e tem como ponto final o Distrito de Surrey. A Millennium Line faz o transporte para a região ao Norte da cidade (North Burbaby) e a Canada Line faz a ligação do centro com o Distrito de Richmond e o Aeroporto de Vancouver, cruzando a região de Norte a Sul.

Confira aqui  informações sobre as rotas de metrô

c) Sea Bus

O Sea Bus é uma balsa rápida e moderna que faz o transporte público de Downtown (Centro) para North Vancouver. A travessia dura cerca de 15 minutos. Para pegar o Sea Bus, em Downtown, siga até a estação Water Front, próxima ao Canada Place.

Mais informações sobre o Sea Bus

c) Tarifas (adulto)

Bilhete único: CA$ 2,50 (1 zone*)
Bilhete único: CA$ 3,75 (2 zones*)
Bilhete único: CA$ 5,00 (3 zone*)
Bilhete diário: CA$ 9,00(All zones*)
Bilhete mensal: CA$ 73 (1 zone*)
Bilhete mensal: CA$ 99 (2 zones*)
Bilhete mensal: CA$ 136 (3 zones*)

*O transporte público de Vancouver é dividido em 3 regiões (“zones”). Downtown e proximidades estão na “Zone 1”. Os Distritos de Burnaby, West Vancouver e North Vancouver estão “Zone 2”. Já os Distritos de Richmond e Surrey e Delta fazem parte da “Zone 3”. Exemplo: para transitar de segunda a sexta-feira, no horário comercial, de Downtown  (Zone 1) para o Distrito de Burnaby (Zone 2) é necessário comprar um bilhete “Zone 2”, pois irá transitar por duas áreas (“zones”). De segunda a sexta-feira, após as 18h30, não há cobrança completar para transitar entre as 3 regiões. O mesmo vale para sábados, domingos e feriados.

Mais informações aqui

Mapa para imprimir